NOVENA A SÃO JOSÉ 2023 – São José no Carmelo Teresiano e na Igreja 7. dia

NOVENA A SÃO JOSÉ 2023 – São José no Carmelo Teresiano e na Igreja 7. dia

EM NOSSA HISTÓRIA ENCONTRAMOS NOSSA MISSÃO

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ

 

A vós, ó Bem Aventurado São José, recorremos em nossa tribulação e, depois de termos implorado o auxílio de vossa Santíssima Esposa, com confiança solicitamos vosso patrocínio.

Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu a Virgem Imaculada Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes para com o Menino Jesus, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno à herança que Jesus Cristo conquistou com o seu sangue, e nos socorrais nas nossas necessidades com vosso auxílio e poder.

 

( faça seu pedido)

 

Protegei, ó guarda providente da divina família, protegei a raça eleita de Jesus Cristo. Afastai para longe de nós ó Amantíssimo, a peste do erro e do vício. Assisti-nos do altar do céu, ó nosso Fortíssimo Sustentáculo, na luta contra o poder das trevas e, assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do Menino Jesus, assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus das ciladas de seus inimigos e de toda adversidade.

Amparai a cada um de nós com vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo, e sustentados com vosso auxílio, possamos virtuosamente viver, piedosamente morrer e obter do céu a eterna bem aventurança. Amém!

 

Papa Leão XIII

São José, rogai por nós

SÃO JOSÉ, PAI DA OBEDIÊNCIA

 

Vivemos num tempo diferente de tudo o que já possamos pensar em existir. A tecnologia está nos trazendo um mundo paralelo nunca imaginado antes. Junto com ela, o globalismo das ideias e posturas de vida. Dentro dessa perspectiva, está o indiferentismo, a arrogância, o individualismo e a busca incessante pelo possuir, prazer e poder. E como combater em nossas vidas tais ervas daninhas que vão minando nosso interior e nos transformando numa figura tão diferente da figura do Cristo, pelo qual nos tornaremos santos?

 

Pensemos no pecado original! Adão e Eva foram criados a Imagem e Semelhança de Deus. Tinham tudo! Mas veio então a serpente e os enganou com palavras maliciosas que os levaram a pensamento e ações contrários a vontade e determinação de Deus. A serpente disse: “é verdade que Deus proibiu vocês de comerem de toda árvore do jardim?”

 

Nessa narrativa encontramos mentira e verdade entrelaçadas argilosamente para confundir a mente de quem as ouve. Uma sapiência infernal que conduz o home ao erro. Em nossa vida e nosso cotidiano estamos sempre nos expondo a essa narrativa. As decisões que temos que tomar diariamente frente as palavras maliciosas que o mundo nos oferece será direcionada pela perspectiva que usamos para discernimento. E daí nasceu o primeiro pecado do homem: a desobediência!

 

Mas um dia Deus decide enviar Seu Filho único para salvá-lo, e, na figura de um homem que obedeceu, tudo se torou possível. Esse homem foi José.

 

Vejam o que nos diz Gabriel de Santa Maria Madalena em seu livro Intimidade Divina:

 

Toda a vida de José foi ato prolongado de fé e obediência nas mais obscuras e difíceis situações, humanamente falando. Pouco após o nascimento de Jesus, recebe a ordem do céu: “levanta-te, toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito”(Mt 2,3). Mais tarde, diz-lhe o anjo do Senhor: “vai para a terra de Israel.”(Mt 2,20) imediatamente, de noite, José obedece. Não contemporiza, não pede explicações, não opôs dificuldades. É literalmente o servo fiel e prudente a quem o Senhor confiou sua família.”(Lc 112,42)

 

Nessa perspectiva vejamos o que o catecismo de Igreja nos diz:

 

Pela fé o homem submete completamente sua inteligência e sua vontade a Deus. Com todo seu ser o homem dá seu assentimento a Deus revelador. A Sagrada Escritura denomina “obediência da fé esta resposta do homem a Deus que revela.” Cat 143

 

E, da desobediência que trouxe o pecado original, vem então José e Maria, que deveriam iniciar sua missão por um ato de obediência a Deus que abrisse caminho a reparação completa da culpa original: a Virgem Maria, consentindo na encarnação do Verbo e José, submetendo-se inteiramente à vontade do Pai Eterno.

 

Vejamos o que o Beato Maria Eugênio do Menino Jesus nos escreveu em “Quero Ver a Deus”:

 

o que eu quero ensinar-te – escreve São Jerônimo ao monge Rústico – “é que não te abandones ao teu arbítrio pessoal” Não se disse, com efeito, que a obediência é única virtude que faz germinar as virtudes em nossas almas, e que as mantém após tê-las implantado? Ela garante a ordem exterior na cidade, bem como a ordem interior na alma… São Gregório no disse: “se só a beleza da ordem faz que se encontre tanta obediência onde não há pecado, quanto mais subordinação e dependência deve haver entre nós onde o pecado coloca tanta confusão sem esse recurso.”

 

Na verdade, nenhum sacrifício pode ser agradável a Deus se não o acompanha a oferta das nossas faculdades humanas: a inteligência e a vontade livre. São elas que a obediência imola a Deus. Desta maneira já foi escrito que a obediência é melhor que o sacrifício, desta forma nos diz São Joao da Cruz em D 13:

 

Deus quer de ti antes o menos grau de obediência e sujeição, que todos esses serviços que pensas pretar-lhe”.

 

Em meio ao nosso ativismo religioso e civil, precisamos ouvir a voz de Deus e perguntar se estamos no centro de sua vontade.

 

E, para fechar nossa meditação de hoje, nada como como ouvir de Santa Teresinha sua experiência e pensamento sobre a obediência em PN 48:

 

A obediência é minha couraça protetora e o escudo do meu coração. Deus dos exércitos, não quer outras glórias, senão a de submeter em tudo a Sua vontade, já que o obediente cantará as suas vitórias por toda a eternidade.

 

Pois, meus irmãos, se de fato desejamos cantar as vitórias de Deus em nossas vidas, é preciso trilhar o caminho da Santa obediência. Peçamos a São José essa graça de Deus em nossas vidas.

MEDITAÇÃO

 

A primeira leitura de hoje nos diz o Dt. 4,1: “agora Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir, para que, fazendo-o, vivais e entreis na posse da terra prometida que o Senhor Deus de vossos pais vos dará.”

 

E o evangelho de hoje, Mt 5, 17-19, nos completa com a boa nova de Cristo, dizendo: “Não vim abolir as leis e os profetar, mas vim dar-lhe pleno cumprimento... Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus.”

 

A promessa antiga tornou-se a nova promessa em Cristo. A terra deixou de ser um espaço físico e tornou-se o campo espiritual, o Reino dos Céus.

 

Convido você a mergulhar na vida de São José, que viu a face do Deus vivo pelo seu caráter obediente, e refletir:

 

1- Tenho sido obediente a Deus ou tenho seguido os impulsos arbitrados por minha própria vontade?

 

2- Qual tem sido o lugar de Deus nos meus projetos pessoais?

 

Boa reflexão meus irmão?

TERÇO DE SÃO JOSÉ E ORAÇÃO FINAL

 

OFERECIMENTO

 

Ofereço esse terço em louvor e glória de Jesus, Maria e José, para que sejam minha luz, guia e proteção, defesa, amparo e fortaleza em todos os meus trabalhos, alegrias, agonias e tribulações. Pelo nome de Jesus e pela Glória de Maria, imploro a vós, glorioso São José que alcanceis a graça que desejo (peça sua graça agora…pausa… pedir a graça). Advogai em minha causa, falai em meu favor, no céu e na terra, alegrai a minha alma para honra e glória de Jesus e Maria.

 

Credo

 

Pai Nosso

 

Ave Maria

 

Nas contas grandes: Glória ao Pai – Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-me São José!

 

Nas contas pequenas: São José, Valhei-me!

ORAÇÃO FINAL

 

Ó José, homem sábio, resplandecente de bondade, levando nos braços a Cristo, fostes santificado. Intercedei agora pelos que celebram vossa memória.

Ó justo!

Ó José santíssimo! Esposo da Mãe de Deus, a Santíssima Virgem!

Ó vós, feliz! Pedi incansavelmente ao verbo que liberte das tentações a quem vos venera! Guardastes a Imaculada que conserva intacta sua virgindade e na qual o Verbo de fez carne. Continuastes a protege-la depois do nascimento de Jesus. Com a Virgem Maria, lembrai-vos de nós! Amem!

 

São José, Rogai por nós

 

Deus os abençoe!

Ana Catarina da Santíssima Trindade, OCDS ( Fortaleza, CE)

Comissão de Espiritualidade

(Vinculado à Comissão de Formação)

Província São José

 

Referências Bibliográficas



1- Catecismo da Igreja Católica, São Paulo, Loyola, 1999. p. 48

2- GABRIEL DE SANTA MARIA MADALENA, Intimidade Divina: meditações sobre a vida interior para todos os dias do ano. 5a ed. São Paulo: Loyola/Edições Carmelitanas, 2010, p. 1168

3- JOÃO DA CRUZ (Santo). Obras completas. 7a Ed. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 93

3- MARIA – EUGÊNIO DO MEINO JESUS (Frei). Quero Ver a Deus. Petrópolis: Vozes, 2015, p. 812 – 813

4- TERESA DO MENINO JESUS (Santa). Obras completas. Marco de Canaveses ( Portugal): Edições Carmelo, 1996. P. 805

Post a Comment