Cartas do Padre Geral à OCDS

Roma, 29 de julho de 2022

Queridos irmãos e irmãs: paz!
Dez meses depois de ter celebrado o Capítulo Geral, ao terminar este mês de julho com Maria, nossa Mãe do Carmelo, e celebrando a festa de Santa Marta, que nos convida a viver o afã cotidiano com o coração em uma coisa,…
Continuar lendo…

Roma, 16 de julho de 2022

Caríssimos Irmãos e Irmãs da Ordem Secular 

No mosteiro de Batuecas (Salamanca – Espanha), subindo para a capela, encontra-se um quadro pendurado na parede: um ícone inconcluso de Maria. Sobre os veios da história, da realidade de nossa história… Continuar lendo…

Roma, 24 de maio de 2021

 

Caríssimos Irmãos e Irmãs da Ordem Secular 

Estamos quase no fim deste sexênio 2015-2021, marcado por alegrias, tribulações e muita  esperança. Por isso, ao aproximar-se o Capítulo Geral, gostaria de agradecer ao Senhor por tudo o que ele nos permitiu viver e realizar e também a cada um/a de vocês que nos apoiaram com a oração e a solidariedade fraterna. Continuar lendo…

 

Roma, 28 de março de 2020

Queridos irmãos do Carmelo Secular: 

Neste dia em que recordamos o 505º aniversário do nascimento da Santa Madre Teresa,  saúdo-vos, usando as palavras com as quais Teresa começava habitualmente as suas cartas,  desejando que Jesus e a graça do Espírito Santo estejam convosco. Continuar lendo…

 

Roma, 6 de março de 2019

 

Aos caríssimos Irmãos e Irmãs da OCDS 

Saudações de paz e de comunhão em Cristo Jesus e no seu Espírito Santo! 1. Já fazem alguns anos que tenho um encontro com vocês através da Carta à OCDS. Com ela quero exercitar parte do meu serviço de “cuidado espiritual e pastoral da OCDS”, bem como “garantir a fidelidade da OCDS ao carisma da Ordem dos Carmelitas Descalços, a unidade … e a comunhão com a Igreja” (Assistência pastoral à OCDS, 1; 3,2; cfr. 6-7). Continuar lendo…

 

Roma, 19 de março de 2018

 

Queridos irmãos e irmãs da Ordem Secular, 

Com a alegria que vem do Senhor, escrevo-lhes neste dia em que festejamos São José, o “providencial protetor de nossa Ordem(Constituições OCD 52). O evangelho de Mateus o qualifica como justo(Mt 1, 19), fiel à vontade de Deus e aos ensinamentos da Sagrada Escritura e, por isso, sábio. Como tal, está atento aos sinais de Deus na história para atuar de acordo com a vontade do Senhor. Mateus nos apresenta São José, que obedece com docilidade e prontidão (cf. Mt 1, 24; 2, 13 16.19-23), seguindo o exemplo da Virgem Maria. Assim, com uma missão única na história da salvação, José exerceu com presteza e fidelidade a tarefa que lhe foi confiada de custodiar a Virgem eo Menino Jesus.  Continuar lendo…

 

Roma, 04 de junho de 2017

 

Caros irmãos e irmãs da Ordem Secular 

Uma saudação de paz e alegria no Senhor! 

1.Na carta que lhes enviei ano passado recordava-lhes algumas áreas essenciais para a vida da OCDS, em resposta às suas sugestões e expectativas encaminhadas aos capitulares por ocasião do Capítulo Geral de 2015. Este ano, na festa litúrgica de Pentecostes, gostaria de propor à consideração de vocês o tema sobre o qual a Igreja está pedindo um maior empenho a todos: a missão de evangelizar, de ser uma Igreja “em saída”, marcada pela alegria do Evangelho. Continuar lendo…

 

Roma, 27 de março de 2016

 

Aos caros irmãos da Ordem Secular, Provinciais OCD, Delegados provinciais e Assistentes da OCDS 

A paz e a alegria de Cristo Ressuscitado esteja com todos vocês

Dirijome a vós com afeto fraterno neste dia de Páscoa, dia da vitória do amor de Deus Pai, o qual, em sua grande misericórdia nos regenerou mediante a ressurreição de Jesus Cristo de entre os mortos, para uma esperança viva” (1 Pedro 1, 3). Continuar lendo…

 

Roma, 06 de janeiro de 2011

 

Queridos Padres e irmãos e, de um modo especial, queridos irmãos e irmãs da Ordem Secular.
A Ordem entrou no tempo da celebração dos capítulos provinciais. Algumas províncias já celebraram seu capítulo, outras o celebrarão nos próximos seis meses. No início deste Ano Novo, quero aproveitar esta oportunidade para refletir sobre o papel e a importância da Ordem Secular no mundo em que vivemos. Continuar lendo…