Cronologia Histórica da Província São José – OCDS

1918

01/01: Fundação do primeiro grupo da Ordem Terceira dos Carmelitas Descalços por Frei Serafim na cidade de São Bento.

1921

06/03: Aprovação pela Sé Apostólica do Manual de 1921. Foi o primeiro documento oficial da Ordem Terceira dos Carmelitas Descalços aprovado pela Sé apostólica. Intitulado Regra da Ordem Terceira Secular da Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo e da Santa Madre Teresa de Jesus, era estruturado em 2 partes (I – Da natureza da Ordem Terceira e os deveres dos terciários; II – Do regime da Ordem Terceira) e com um total de 162 artigos.

 
1965
Encerramento do Concílio Vaticano II, com as reformulações das Ordens Terceiras.
 
1970

Aprovação “Ad Experimentum” da Regra de Vida da Ordem Secular dos Carmelitas Descalços (Atualizada de acordo com o Vaticano II)

 
1979 
10/05: Aprovação da Norma de Vida pela Congregação dos religiosos (Prot. N.C.-20/79). Nela buscou-se atualizar a doutrina e conteúdo do Concílio Vaticano II sobre o fiel leigo, a fim de compreender melhor a identidade e a missão dos leigos da OCDS na Igreja, bem como adaptar o carisma do Carmelo Teresiano ao estado de vida laical, não mais como uma imitação da vida religiosa. Uma primeira mudança foi no nome: de Ordem Terceira passa para Ordem Secular dos Carmelitas Descalços, em conformidade com a tradição, como haviam sugerido muitas fraternidades. Outra mudança foi na forma de compromisso dos leigos com a Ordem: em vez de votos, agora emitia-se a promessa (Art. 11-14). Esta estabelece uma nova forma de compromisso temporário de 3 anos – e não para sempre como é dito na fórmula para os votos da Regra-, ao final dos quais pode-se emitir a promessa definitiva.
1984

I CONGRESSO PROVINCIAL

Tema:“Entrega da Tradução Brasileira da REGRA DE VIDA (Oficialmente Aprovada) e Estudo da Mesma”

1985 a 1990

II ao VII CONGRESSO PROVINCIAL
Temas Diversos: Vida Dos Santos Carmelitas e Preparação do IV Centenário De São João da Cruz.

1988

30/12: Publicação da Exortação Apostólica “Christifideles Laice” sobre Vocação e Missão dos Leigos na Igreja e no mundo pelo Papa João Paulo II.

1991

VIII CONGRESSO PROVINCIAL
Tema: “IV Centenário de São João da Cruz, o Carmelo e o Evangelho Hoje.”

1992

Encontro da 1ª Equipe de preparação para o Congresso.
XIX CONGRESSO PROVINCIAL

 
1993

05 a 07/11: X CONGRESSO PROVINCIAL
Tema: “O Carmelo e os Jovens; Santa Teresa de Jesus dos Andes e a Juventude.”

1994

20 a 23/10: XI CONGRESSO PROVINCIAL
Tema: “Regra de Vida e Atividades Apostólicas”; Preparação para o I Congresso Internacional em Roma

1995 

19/10 a 02/11: XII CONGRESSO PROVINCIAL

Tema: “O leigo Carmelita – Um Estilo Evangelizador”
1996

25/03: Publicação da Exortação Apostólica “Vita Consecrata” sobre a Vida Consagrada e a sua Missão na Igreja e no mundo pelo Papa João Paulo II

08 a 15/10: I CONGRESSO INTERNACIONAL DA OCDS, em Roma.

14 a 17/11: XII CONGRESSO PROVINCIAL
Tema:“Na Igreja, Minha Mãe, serei o amor”; Como Celebrar (o Centenário de Santa Teresinha) e viver a Mensagem de Santa Teresinha, como Carmelita Secular? 

1997

30/09: 1º Centenário de Morte de Santa Teresinha do Menino Jesus – Ano da Proclamação do Doutorado de Santa Teresinha do Menino de Jesus.

29/10 a 02/11: XIV CONGRESSO PROVINCIAL
Tema: “Reflexos do I Congresso Internacional em Roma”

1998

22 a 25/10: XV CONGRESSO PROVINCIAL
Tema: ”A Família Carmelitana; A Caminhada OCDS no Sudeste; Edith Stein.”

Eleição do 1º CONSELHO PROVINCIAL OSCD para o triênio 1998-2001:

Presidente – Carlos Frederico Barbosa. Comunidade Santa Teresinha, BH – MG. Período: 1998-2001.

Delegado para a OCDS: Frei Alzinir Francisco Debastiani.

Formação do Conselho Provincial e atribuição das primeiras funções e objetivos dos Conselheiros: Formação: Preparação das Fraternidades para a elaboração do Programa de Formação da Província; Comunicação: Organização de um órgão de comunicação entre as Fraternidades; Tesouraria: Estruturação do Caixa para suprir as despesas do Conselho; Secretaria e Arquivo: Organização do arquivo da OCDS;  organização de um Cadastro para cada membro da Ordem e cuidado das correspondências; Regra e Estatutos, responsabilização em dinamizar a elaboração do Estatuto depois da revisão do Estatuto de 1984.

1999

03/01: Mudança na denominação, em lugar de Ordem Secular dos Carmelitas Descalços e da sigla OSCD, passa ser Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares, e a sigla OCDS

21 a 24/10: XVI CONGRESSO PROVINCIAL Tema: ”O Carmelita Secular Rumo ao Terceiro Milênio”.  Discussão do texto do Estatuto Provincial 04/07: Divisão das Fraternidades para assistência: Fraternidades/total: 17 (SP – 5); (MG – 8); (RJ – 3). Grupos candidatos/total: 4 (SP – 2); (Nordeste – 2)

04 e 05/09: I ENCONTRO DE PRESIDENTES E MESTRES DE FORMAÇÃO DA OCDS, realizado em São João da Boa Vista-SP. Criação da Comissão de Formação, sob a coordenação da Conselheira Ana Maria Eymard Pereira Scarabelli. Integraram a Comissão: Aglaia Paiva Ribeiro C. da Costa (Fr. Nossa Senhora do Carmo, Rio de Janeiro – RJ); Ana Maria Eymard Pereira Scarabelli (Fr. Santa Teresinha, Caratinga – MG); Liz Lelis Rocha (Fr. São João da Cruz, Belo Horizonte – MG); Marcelo Esper Piotto (Fr. Santa Teresinha do Menino Jesus, Passos – MG); Rosimeire Lemos Piotto (Fr. Santa Teresinha do Menino Jesus, Passos – MG).

1ª Edição do Jornal Monte Carmelo. Ante-projeto do Estatuto com sugestões enviadas pelas Fraternidades.

2000
31/08 a 07/09: II CONGRESSO INTERNACIONAL DA OCDS, em San Juan de los Lagos, Jalisco, no México
27 a 29/10: XVII CONGRESSO PROVINCIAL 
Tema: “O Carmelita Secular: Agente da Igreja e da Ordem no Mundo” Aprovação do ESTATUTO PROVINCIAL pela Casa Geral.
II ENCONTRO DE FORMADORES OCDS no bairro de Campinho, na cidade do Rio de Janeiro- RJ. Comissão Organizadora: Ana Maria Scarabelli, José Paulo Scarabelli, Liz, Rosemeire Piotto, Marcelo Piotto, Frei Alzinir (como mestre e orientador)
2001

20 a 22/04: III ENCONTRO DE FORMADORES em Três Pontas-MG. Comissão Organizadora: Ana Maria Scarabelli, José Paulo Scarabelli, Liz, Rosemeire Piotto, Marcelo Piotto, Maria Ignez – apoio Local. Frei Alzinir (como mestre e orientador) TEMA: SÃO JOÃO DA CRUZ

06 a 08/09: I ENCONTRO DA OCDS NORTE/NORDESTE em Belém-PA

01 a 04/11: XVIII CONGRESSO PROVINCIAL

Tema:“750 Anos do Escapulário: Maria na Vida do Carmelita Secular”

Eleição do 2º Conselho Provincial para o triênio 2001-2004

Presidente reeleito: Carlos Frederico Barboza de Souza.

Delegado para a OCDS: Frei Alzinir Francisco Debastiani.

2002

03/03: ENCONTRO DE COMISSÕES Local: Carmelo São José, Três Pontas – MG. 

Divisão das Comissões pelos Conselheiros: Comissão de Regras, Estatutos e Constituições: Carlos Frederico Barboza de Souza – Fraternidade Santa Teresa, Belo Horizonte – MG. Estudo e preparação para Presidentes: Marcelo Esper Piotto – Fr. Santa Teresinha do Menino Jesus, Passos – MG. Comissão do Jornal Monte Carmelo e Divulgação: Lucienne Marie Julienne Delaquis Perez – Fr. Santa Teresinha, Campinas – SP. Comissão de Espiritualidade: Maria Eduarda Barboza de Souza – Fr. Pequena Flor de Santa Teresinha, Barra do Piraí, RJ. Comissão de Formação: Sônia Maria Ferreira de Seixas Castro – Fr. Santa Teresa de Jesus, Campinho – RJ. Comissão de Organização do Congresso Provincial: Fernando de Carvalho Azevedo Alcici – Fr. Santa Teresa, de Belo Horizonte – MG.  Comissão de Arquivos e Documentos: Por unanimidade ficou resolvido que esse serviço será realizado por uma Fraternidade a ser escolhida. Revisão dos Estatutos: Será efetuada quando vigorar a nova Constituição da OCDS, que se encontrava em exame no Vaticano, para aprovação.

19 a 21/04: IV ENCONTRO DE PRESIDENTES E MESTRES DE FORMAÇÃO em Franca–SP. Comissão Organizadora: Vera Melo, Liz, Elida, Rosemeire Piotto, Dionísio, Cidinha, Nilva, Edna, Frei Alzinir (como mestre e orientador) TEMA: BÍBLIA. DEUS CAMINHANDO COM SEU POVO.

20/04: Rituais OCDS – ficou decidido que o candidato a membro da Ordem Secular, após acompanhar as reuniões e atividades da Fraternidade por um ano, receberá festivamente o Escapulário, e será, então, admitido formalmente à formação; Estrutura dos Grupos – deverão ter Presidente, secretário e tesoureiro, mediante eleição. Deverão participar das atividades da Província, por um período de 02 (dois) anos, e serão acompanhados por um Conselheiro Provincial. Após esse período poderão submeter ao Conselho Provincial o pedido de elevação à Fraternidade; Promessas – serão feitas formalmente ao Provincial OCD ou a um sacerdote por ele indicado, e na presença da Fraternidade; Papel do Conselho Provincial (Nova Constituição) é meramente Consultivo.

30/05 a 01/06: I CONGRESSO DA OCDS NORTE/NORDESTE em Belém-PA

Tema: “A Regra de Santo Alberto”

22/09: Índices: 766 membros, distribuídos em 40 (quarenta) Fraternidades e Grupos mais a Fraternidade de Tremembé, com 20 membros, que tem sua particularidade.

31/10 a 04/11: XIX CONGRESSO PROVINCIAL 

Tema: “Edith Stein – Uma Espiritualidade de Fronteira” Ficou mantido apenas um Congresso por ano. Foi sugerida a realização de Congresso no Norte/Nordeste Criação da Comissão de Jovens da OCDS

2003

17/05: Ereção Canônica da Província São José. (Anexo 7)

16/06: Constituições da Ordem Secular dos Carmelitas Descalços aprovadas pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica (=CIVCSVA), que é o órgão competente da Santa Sé para as Ordens seculares (Prot. N C 228-1/2003). As Constituições foram fruto do trabalho desenvolvido de 2000 até o ano de 2003 por uma Comissão composta por 10 membros da OCDS de várias partes do mundo, juntamente com o Delegado Geral para a OCDS, Fr.Aloysius Deeney OCD devido à necessidade de rever e atualizar a Norma de Vida de 1979, tendo em conta as diretivas do Magistério Eclesiástico.

19 a 21/06: II CONGRESSO DA OCDS NORTE/NORDESTE em Belém-PA

Tema: “As Promessas”

01 a 03/08: V ENCONTRO DE PRESIDENTES E MESTRES em São Roque-SP. Objetivos: refletir sobre as diversas funções em uma fraternidade (Presidente, Mestre de Formação, Conselheiro, Assistente). Repensar papéis e buscar alternativas para situações concretas. Comissão Organizadora: Vera Melo, Liz, Elida, Rosemeire Piotto, Dyonisio, Cidinha, Nilva, Edna, Frei Alzinir (como mestre e orientador)

13 a 16/11: XX CONGRESSO PROVINCIAL

Tema: “Batismo: Fonte da Vocação Carmelitana; Avancemos para as Águas mais profundas”.

2004

30/07 a 01/08: VI ENCONTRO DE PRESIDENTES E MESTRES em Belo Horizonte-MG

Tema: “Formar para a Maturidade Cristã Carmelitana” Comissão Organizadora: Rosemeire Piotto, Sonia Madureira, Bebete, Rosemeire, Soraya Santyago, Frei Alzinir, como Orientador e colaborador, Apoio especial: Vera Melo Setembro:

I ENCONTRO DE JOVENS em Pimhuí-MG Tema: “Como Pássaros, Sentinelas da Manhã”

11 a 14/11: XXI CONGRESSO PROVINCIAL

Tema: “Missão e Apostolado na Vida do Carmelita Secular”.

Eleição do 3º Conselho Provincial para o triênio 2004-2007

Presidente Provincial: Vera Melo dos Santos.

Delegado para a OCDS: Frei Pierino Orlandini.

Assembléia Provincial. Adaptação do Estatuto Provincial às Constituições OCDS. Mudança de denominação pelo Definitório Geral: de Semi-Província para Província; Mudança da nomenclatura de Fraternidade para Comunidade e de “Mestre de Formação” para “responsável pela formação”, conforme Constituições da OCDS aprovadas em 2003.

2005

23/01: Primeira ideia do Conselho Provincial de criar a edição eletrônica do Jornal Monte Carmelo criando uma equipe para o mês de abril de 2005, quando teria uma resposta de uma equipe técnica para o site.

21 a 23/04: VII ENCONTRO DE PRESIDENTES, FORMADORES E CONSELHEIROS em Itaici-SP

Tema: “Formação, Caminho de Solidariedade Fraterna” – Lema: “Fica Conosco Senhor”  Comissão Organizadora: Rosemeire Piotto, Sonia Madureira, Angela de Jesus, Bebete, Soraya Santyago, Rosalia Bahia, Frei Pierino, como Orientador e colaborador. Apoio especial: Vera Melo

21 a 23/04: II ENCONTRO DE JOVENS em Itaici-SP

Tema: “Descalça-te”

16 a 18/06: III CONGRESSO OCDS NORTE/NORDESTE em Belém-PA

Tema: “A Eucaristia na Espiritualidade do Carmelo Secular”

13 a 16/10:  XXII CONGRESSO PROVINCIAL

Tema: “A Eucaristia na vida do Carmelita Secular”. Constituição Jurídica para a Província OCDS. A Presidente Vera Melo, informou que está em estudo a constituição de uma pessoa jurídica para o Conselho Provincial.  Comunicação da Província. Ficou decidido que será constituída uma equipe que tratará das comunicações da Província, o que incluirá o site, o jornal Monte Carmelo e Cadastro.

2006

21 a 23/04: VIII ENCONTRO DE PRESIDENTES, FORMADORES E CONSELHEIROS em Jundiaí-SP Tema: “QUE TODOS SEJAM UM”. Lema: “Comunidade, escola de fraternidade” Comissão Organizadora: Rosemeire Piotto, Sonia Madureira, Angela de Jesus, Soraya Santyago, Loudes Pimenta, Rosalia Bahia, Andreia Silva, Frei Pierino, como Orientador e colaborador, Apoio especial: Vera Melo Fundação de uma associação para fins de ajuda aos seus associados na formação e no apostolado, que se denominará ASSOCIAÇÃO DAS COMUNIDADES DA ORDEM DOS CARMELITAS SECULARES NO BRASIL DA PROVÍNCIA SÃO JOSÉ. 

III ENCONTRO DE JOVENS em Caratinga-MG Tema: “Busca-te em Mim”

02 a 05/11: XXIII CONGRESSO PROVINCIAL

Tema: “Imagem e Semelhança de Deus”. Registro da Associação das Comunidades da Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares no Brasil da Província São José – no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, em Belo Horizonte-MG. Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, com o número de inscrição 08.242.445/0001-90. Votação do Regimento Interno.

2007

20 a 22/04: IX ENCONTRO DE PRESIDENTES, FORMADORES E CONSELHEIROS em Belo Horizonte-MG 

Tema: “Conhecer-se: para seguramente para amar a Deus e aos irmãos” (5 M 3,8) “Effatha” (MAC 7,31-37) Comissão Organizadora: Rosemeire Piotto, Soraya Santyago, Loudes Pimenta, Rosalia Bahia, Andreia Silva, Frei Pierino, como Orientador e colaborador. Apoio especial: Vera Melo

20 a 22/04: IV ENCONTRO DE JOVENS E INICIANTES DA OCDS em Belo Horizonte-MG

Tema: “Não quero ser santa pela metade”

07 a 09/06: IV CONGRESSO OCDS NORTE/NORDESTE em Belém-PA

Tema: “A Palavra na Espiritualidade do Carmelo Secular” Decisão  de tornar o congresso rotativo a partir do ano seguinte.

11 a 14/10: XXIV CONGRESSO PROVINCIAL em São Roque-SP 

Tema: “A Espiritualidade do Discipulado de Cristo: Reflexão para uma nova atitude missionária do apostolado carmelitano.” Lema: “De discípulos a apóstolos de Cristo: anunciadores do Evangelho da Vida”

Eleição do 4º Conselho Provincial para o triênio 2007-2010

Presidente Provincial: Ana Maria Eymard Pereira Scarabelli (Com. Santa Teresinha, Caratinga-MG)

Delegado para a OCDS: Frei Geraldo Afonso.

Elaboração, aprovação e registro do Estatuto Social da Associação; Elaboração do Livro dos Encontros de Formação – como subsídio para a Formação nas Comunidades. Título: “Presidentes, Formadores e Conselheiros OCDS: 1999 A 2007” – Edições Carmelitanas;

2008

19 a 21/04: X ENCONTRO DE PRESIDENTES, FORMADORES E CONSELHEIROS DA OCDS em Belo Horizonte-MG

19 a 21/04: V ENCONTRO DE JOVENS E INICIANTES DA OCDS em Belo Horizonte-MG

Tema: “Estar a sós com Aquele que sabemos que nos ama”

22 a 25/05: V CONGRESSO OCDS NORTE/NORDESTE em Fortaleza-CE (Comunidade anfitriã: Rainha do Carmelo)

Tema: “Eu sou a luz do mundo”. Lema: “Aquele que me segue não andará nas trevas” (Jo 8, 12). Slogan: “Se arar com amor…”

16 a 19/10: XXV CONGRESSO PROVINCIAL – 25 ANOS 

Tema: “Congresso Provincial OCDS 25 anos: Chama que aquece a família
Carmelitana”. Lema: “Família Secular: Torna-te aquilo que és”.

2010

16 a 19/04: XII ENCONTRO DE PRESIDENTES, MESTRES E CONSELHEIROS DA OCDS no Rio de Janeiro-RJ

Tema: “Aprendendo com Teresa, nossa Mestra”. Lema: “Para Vós nasci”

03 a 06/06: VII CONGRESSO NORTE/NORDESTE

Tema:“Lançai a semente no meio do mundo”. Lema: “O Semeador sai para semear”. (Lc 8,5)

16 a 18/07: VII ENCONTRO DE JOVENS DA OCDS em Fortaleza-CE

Tema: “O mundo é meu Carmelo”. Lema: É sempre uma aventura responder ao chamado de Deus, porém Deus merece esse risco” (Santa Teresa Benedita da Cruz)

08 a 11/10: XXVII CONGRESSO PROVINCIAL OCDS em São Roque-SP

Tema: “Oração, caminho para a perfeição”. Lema: “O essencial na nossa oração é amarmos muito”.

Eleição do 5º Conselho Provincial para o triênio 2010-2013

Presidente: Maria Eduarda Barboza de Souza (Comunidade Pequena Flor de Santa Teresinha. Barra do Piraí,RJ)

2011

28/04 a 01/05: I CICLA SUL DA OCDS e XIII ENCONTRO DE PRESIDENTES, ENCARREGADOS DA FORMAÇÃO E CONSELHEIROS DA OCDS em Aparecida-SP.

Tema: “Ratio – Um caminho para a perfeição”

23 a 26/06: VIII CONGRESSO OCDS NORTE /NORDESTE em São Luís-MA (Comunidade anfitriã: São João da Cruz) 

Tema: “Deixai brotar a Palavra de Deus em seus corações”. Lema: “… e a semente brota e cresce, sem ele o perceber.” (MT 4,27)

15 a 17/07: VIII ENCONTRO DE JOVENS DA OCDS em Goiânia-GO

Tema: “Oração: O Caminho para a Perfeição

13 a 16/10: XXVIII CONGRESSO PROVINCIAL OCDS em São Roque-SP

Tema: “Caminhar de Verdade com Santa Madre Teresa de Jesus”. Lema: “É vocação de todo homem buscar a Verdade e encontrando-a permanecer nela”. (Dignitatis Humane – Compêndio Vaticano II) Jornal Monte Carmelo é reformulado passando a ser tanto instrumento de formação quanto de informação. 

Alteração do Estatuto da Associação. Criação do cargo de Vice-Presidente. Aprovada por unanimidade a indicação da Sra. Maria Aparecida de Paula Nascimento, para ocupar o cargo de Vice-Presidente. Proposta de mudança dos períodos dos eventos, a partir de 2013 aprovada pelo Conselho: o “Encontro de Presidentes e Encarregados da Formação e Conselheiros”, passará a ser em novembro e o “Congresso Provincial” em  abril.

Índices: 34 Comunidades registradas: Goiás – 2 Comunidades; Minas Gerais – 10 Comunidades; São Paulo – 11 Comunidades; Rio de Janeiro – 6 Comunidades; Norte/Nordeste – 5 Comunidades.

2012

28/04 a 01/05: XIV ENCONTRO DE PRESIDENTES, ENCARREGADOS DE FORMAÇÃO E CONSELHEIROS DA OCDS em Belo Horizonte-MG

Tema: “Considerai-vos alicerces daqueles que virão” (F 4, 6). Lema: “Estais edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, do qual Cristo Jesus é a pedra angular” (Ef 2, 20) Lançamento da 1ª edição do livro “Documentos da OCDS”, organizado por Luciano Dídimo

07 a 10/06: IX CONGRESSO NORTE/NORDESTE DA OCDS em Recife-PE

Tema: “O broto nascido cresce e expande suas raízes”. Lema: “Enraizados em Cristo… (Cl 2,7), anunciem suas misericórdias (Mc 5,19)” Lançamento da 2ª edição do livro “Documentos da OCDS”, organizado por Luciano Dídimo

IX ENCONTRO DE JOVENS DA OCDS

Tema: “Para vós nasci”. Lema: “Que mandais fazer de mim?” Esse encontro aconteceu em várias cidades da Província: (03 de junho de 2012 – Tijuca/RJ), (15 de Julho de 2012 em Fortaleza-CE), (08 de Setembro 2012 – Itapetininga/SP), (16 de Setembro de 2012 – Goiânia/GO) e (28 de Outubro de 2012 – Caratinga/MG).

15 a 18/11: XXIX CONGRESSO PROVINCIAL OCDS em São Roque-SP (Coordenador: Luciano Dídimo)

Tema: “Não façamos torres sem fundamentos” (M 4, 15). Lema: “Contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha” (Mt 7,  25) Concurso para escolha do Hino da Província OCDS; Estatuto Civil Reformulado. Regime Interno. Reformulação.

2013

18 a 21/04: XXX CONGRESSO PROVINCIAL no Seminário Redentorista Santo Afonso – Aparecida-SP

Tema: “Acercar-se do Céu”. Lema: “Vós sois o Corpo de Cristo?” 

25 a 28/04: II CICLA SUL DA OCDS em Atyra – Paraguai

Tema: “Al fin, muero hija de la Iglesia”

30/05 a 01/06: X CONGRESSO OCDS NORTE-NORDESTE em Bananeiras-PB

Tema: “Entrai, entrai, filhas minhas, no interior (3M 1, 6) “…Não é tempo de cuidar de coisas de pouca importância” (CP 1, 5) – Lema: “Eu sou a videira e vocês são os ramos” (Jo, 15, 5) “Coisa boa que façamos, não tem seu princípio em nós mesmos” (1M 2, 5)

22/07: II JORNADA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE CARMELITANA no American Football Club, na Tijuca – Rio de Janeiro-RJ. Evento que antecedeu a Jornada Mundial da Juventude, com a presença do Padre Geral Frei Savério Canistrà e organizado pela família carmelitana das Províncias Sul e Sudeste.

14 a 17/11: XV ENCONTRO DE PRESIDENTES, ENCARREGADOS DE FORMAÇÃO E CONSELHEIROS DA OCDS no Centro Teresiano de Espiritualidade em São Roque-SP

Tema: “Formar para a unidade” – Lema: “Para que todos sejam um” (Jo 17, 21) 

Eleição do 6º Conselho Provincial para o triênio 2013-2016

Presidente: Luciano Dídimo Camurça Vieira.

Vice-Presidente: Rosemeire Lemos Piotto.

Lançamento do concurso para escolha de um Escudo Oficial para a OCDS da Província São José; Criação da Escola de Formação Edith Stein. Transformação do Jornal Monte Carmelo em revista virtual bimestral, coordenado pela Comissão de Comunicação;

2014

24 a 27/04/2014: XXXI CONGRESSO PROVINCIAL DA OCDS em Belo Horizonte-MG (Coordenador: Daniel Roza)

Tema: “A Alegria do Evangelho” – Lema: “Para que minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa”. (Jo 15,11) Frei Cleber dos Santos apresenta proposta para Celebração dos 500 Anos de Santa Teresa em 2015; Concurso do Escudo da Associação Criação das comissões de Intercessão e de Casais da OCDS. Aprovação da filiação da OCDS à CNLB – Conselho Nacional do Laicato do Brasil Aprovação do Regimento Interno da Escola de Formação Edith Stein Aprovação do financiamento da gravação do Hino da OCDS em studio, a cargo da  Comunidade de Itapetininga- SP

02 a 06/07: Inauguração da ESCOLA DE FORMAÇÃO EDITH STEIN, OCDS, sendo ministrado o MÓDULO IDimensão Humana, no Centro Teresiano de Espiritualidade, em São Roque-SP Aula Magna inaugural: Provincial Frei Cleber dos Santos, ocd.

25 a 27/07: X ENCONTRO DE JOVENS DA OCDS em Tremembé-SP

Tema: “Mira que te mira” (olha quem te olha) – Lema: “O essencial não é pensar muito, mas, amar muito” (IV Moradas 1,7).

14 a 17/08 XI CONGRESSO OCDS NORTE/NORDESTE em Fortaleza-CE (Comunidade anfitriã: São José de Santa Teresa) Tema: “As flores da oração” – Lema: “Farei cair uma chuva de rosas”.

20 a 23/11: XVI ENCONTRO DE PRESIDENTES, ENCARREGADOS DA FORMAÇÃO E CONSELHEIROS DA OCDS no Centro Teresiano de Espiritualidade em São Roque-SP

Tema: Dos profetas a Teresa, um caminho a seguir – Lema: “Eu estarei contigo; e este será o sinal de que eu te enviei” (Ex 3, 12)

Aprovação do texto final do novo Estatuto Religioso da Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares da Província São José na Assembléia Geral; Criação da Comissão de Reformulação do Estatuto Social e Regimento Interno; Criação das Comissão Vocacional, de Música e de Historiadores;  Reformatação da Comissão de Formação; Lançamento do 1º Livro de Formação – Preparação para Admissão,organizado por Lourdes Pimenta (Comissão Pedagógica); Reformulação do Encontro de presidentes, Encarregados de Formação e Conselheiros, ficando voltado mais para os trabalhos e serviços da Província. Novo nome: Encontro de Conselhos e Comissões da OCDS Aprovada a ação social da Província, com financiamento de projetos no valor de 5% do saldo final em 31 de dezembro de cada ano. Somente membros da OCDS podem concorrer e devem ser vinculados a alguma instituição formal. Comissão de Historiadores passou a ser Comissão da memória OCDS Aprovação do Módulo especial da Escola de Formação sobre Elisabete da Trindade para o ano de 2017.

2015

22 a 25/01: ESCOLA DE FORMAÇÃO EDITH STEIN – MÓDULO I – DIMENSÃO HUMANA, no Recanto Sagrado Coração de Jesus, em Fortaleza-CE

13 a 17/02: ESCOLA DE FORMAÇÃO EDITH STEIN – MÓDULO II – DIMENSÃO DOUTRINAL, no Centro Teresiano de Espiritualidade, em São Roque-SP

01 a 03/05: I RETIRO DE ESPIRITUALIDADE CARMELITANA no Centro Teresiano de Espiritualidade em São Roque-SP (retiro aberto ao público organizado pela Comissão de Intercessão da OCDS) 

Tema: “A Oração Teresiana: intimidade com Deus” – Lema: “Para Vós nasci” Pregador: Frei Antônio Fabiano de Nossa Senhora do Monte Carmelo, ocd

01 a 03/05: RETIRO E REUNIÃO DO CONSELHO PROVINCIAL em São Roque-SP

02 a 05/07: ESCOLA DE FORMAÇÃO EDITH STEIN – MÓDULO II DIMENSÃO DOUTRINAL, no Seminário São José, em Fortaleza-CE

08 a 23/07: PEREGRINAÇÃO DA OCDS À ESPANHA E FRANÇA. (Anexo 01) Diretor espiritual: Frei Francisco Sales Amaro, ocd

23 a 26/07: ESCOLA DE FORMAÇÃO EDITH STEIN – MÓDULO III – DIMENSÃO CARMELITANA, no Centro Teresiano de Espiritualidade, em São Roque-SP

04 a 07/09: FÓRUM 500 ANOS DE SANTA TERESA (04 a 07/09/2015) em Aparecida-SP  (Coordenador: Daniel Roza) (Anexo 02)

Tema: “Para Vós Nasci”. Lançamento do livro “Cantando no Carmelo”, organizado por Frei Marcos Matsubara, ocd, em parceria com a Comissão de Música da OCDS.

15/11: Publicação do Edital do Projeto de Ação Social da OCDS e lançamento do Livro de Formação II – Preparação para Promessa Temporária – 1º ano, organizado por Lourdes Pimenta (Comissão Pedagógica) 

2016

07 a 10/01: ESCOLA DE FORMAÇÃO EDITH STEIN – MÓDULO III – DIMENSÃO CARMELITANA no Seminário São José, em Fortaleza-CE

21 a 24/01: ESCOLA DE FORMAÇÃO EDITH STEIN – MÓDULO IV – DIMENSÃO ESPIRITUAL, no Centro Teresiano de Espiritualidade em São Roque-SP

21 a 24/04: XXXII CONGRESSO PROVINCIAL OCDS no Centro Teresiano de Espiritualidade em São Roque-SP (Coordenador: Daniel Roza)

Tema: “Obras quer o Senhor” – Lema: “Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.” (Tg 2,24) Aprovação do Estatuto Civil da Associação OCDS. Lançamento do Edital de seleção do Projeto Social da Província.

20 a 22/05: II RETIRO DE ESPIRITUALIDADE CARMELITANA no Centro Teresiano de Espiritualidade em São Roque-SP (retiro aberto ao público organizado pela Comissão de Intercessão da OCDS)

Tema: “Oração Teresiana: A Misericórdia de Deus” – Lema: “Com a Igreja e com Teresa, cantemos as misericórdias do Senhor!…” Pregador: Frei Afonso de Santa Teresinha, ocd

26 a 29/05: XII CONGRESSO OCDS NORTE/NORDESTE em Belém-PA (Comunidade anfitriã: Santa Teresa dos Andes)

Tema: Eucaristia: Fonte de Vida para Ocds – Lema: “Fazei isto em memória de Mim” (Lc 22, 19)

07 a 10/07: ESCOLA DE FORMAÇÃO EDITH STEIN – MÓDULO IV – DIMENSÃO ESPIRITUAL, no Seminário São José, em Fortaleza-CE

21 a 24/07: ESCOLA DE FORMAÇÃO EDITH STEIN – MÓDULO I – DIMENSÃO HUMANA, no Centro Teresiano de Espiritualidade, em São Roque-SP

22 a 24/07: I CONGRESSO DE CASAIS DA OCDS no Centro Teresiano de Espiritualidade em São Roque-SP

Tema: “Foi este que eu preparei para ti” – Ser casal cristão e carmelita no mundo atual – desafios e alcances – Lema: “Porque é precioso a meus olhos” (Is 43,4)

29 a 31/07: I CONGRESSO DA JUVENTUDE DO CARMELO DESCALÇO no Centro Teresiano de Espiritualidade em São Roque-SP (diferentemente dos encontros de jovens, que são encontros abertos ao público para divulgação da vocação e do carisma, esse evento teve o objetivo de congregar os jovens que já vivenciam a espiritualidade do Carmelo, quer como leigos, frades, monjas ou vocacionados(as))

Tema: ”Conectados com a misericórdia” – Lema: “Bem-aventurados os misericordiosos,porque eles alcançarão misericórdia”(Mt 5:7)

22 a 26/09: III CICLA SUL DA OCDS na Casa de Retiros Auco no Santuário de Santa Teresa de Los Andes, em Auco – Chile

Tema: “El es el único capaz de saciarnos” 

12 a 15/11: XVII ENCONTRO DE CONSELHOS E COMISSÕES DA OCDS (nova terminologia para o Encontro de Presidentes, Encarregados de Formação e Conselheiros) no Centro Teresiano de Espiritualidade em São Roque-SP (Coordenadora: Ruth Leite)

Tema: “Deus nos deu as potências para que com elas trabalhemos” (Santa Teresa de Jesus, M 4, 3, 6) – Lema: “Favorecei as obras de nossas mãos” (Salmos 89, 17)

Eleição do 7º Conselho Provincial para o triênio 2016-2019

Presidente reeleito: Luciano Dídimo Camurça Vieira.

Vice-Presidente: Rosemeire Lemos Piotto.

Elaboração do documento contendo a Avaliação do Triênio 2013-2016 e o Plano de Ação para o Triênio 2016-2019. Lançamento do Livro de Formação III – Preparação para Promessa Temporária – 2º ano, organizado por Lourdes Pimenta (Comissão Pedagógica) Lançamento do Livro de Documentos da OCDS, 3ª edição, organizado por Luciano Dídimo Lançamento da Agenda da OCDS 2017 – Santa Elizabete da Trindade

2017

19 a 22/01: ESCOLA DE FORMAÇÃO EDITH STEIN – MÓDULO I – DIMENSÃO HUMANA no Seminário São José, em Fortaleza-CE

26 a 29/01: ESCOLA DE FORMAÇÃO EDITH STEIN – MÓDULO II – DIMENSÃO DOUTRINAL, no Centro Teresiano de Espiritualidade em São Roque-SP

20 a 23/04: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SANTA ELIZABETE DA TRINDADE no Recanto São José em Belo Horizonte-MG Evento organizado pela Escola de Formação Santa Edith Stein da OCDS em comemoração pela sua canonização. Teve como palestrantes Frei Romano Gabalunga, Postulador Geral da Ordem, Frei José Cláudio, ocd e Carlos Eduardo Vargas, ocds

05 a 07/05: III RETIRO DE ESPIRITUALIDADE CARMELITANA no Centro Teresiano de Espiritualidade em São Roque-SP (retiro aberto ao público organizado pela Comissão de Intercessão da OCDS)

Tema: “Oração Teresiana:  A Bíblia como fonte de oração” – Lema: Uma palavra disse o Pai, que foi seu Filho; e di-la sempre no eterno silêncio e em silêncio ela há de ser ouvida pela alma. (Dito 98 de São João da Cruz) Pregador: Frei Wilson Gomes, ocd

15 a 18/06: XIII CONGRESSO DA OCDS NORTE/NORDESTE em Fortaleza-CE (Comunidade anfitriã: Flor do Carmelo de Santa Teresinha)

Tema: “O Carmelo é todo de Maria” – Lema “De onde me vem a honra de vir a mim a mãe do meu Senhor?” Alteração do nome da Comissão de Intercessão para Comissão de Espiritualidade

20 a 23/07: ESCOLA DE FORMAÇÃO EDITH STEIN – MÓDULO III – DIMENSÃO CARMELITANA no Centro Teresiano de Espiritualidade em São Roque-SP

21 a 23/07: II CONGRESSO DE CASAIS DA OCDS, no Centro Teresiano de Espiritualidade em São Roque-SP

Tema: “Jamais chegamos a nos conhecer totalmente se não procurarmos conhecer a Deus” (Santa Teresa de Jesus) – Lema: “Assim já não são dois, mas uma só carne. (Mc 10, 8)

27 a 30/07: ESCOLA DE FORMAÇÃO EDITH STEIN – MÓDULO II – DIMENSÃO DOUTRINAL no Seminário São José, em Fortaleza-CE

28 a 30/07: II CONGRESSO DE JOVENS CARMELITAS no Centro Teresiano de Espiritualidade em São Roque-SP

Tema: “Eis aí a tua Mãe” (Jo, 19, 26) – Lema: “Seja tudo para glória e louvor da gloriosa Virgem Maria, cujo hábito trazemos” (V 36, 28)

02 a 05/11: XXXIII CONGRESSO PROVINCIAL OCDS no Centro Teresiano de Espiritualidade em São Roque-SP (Coordenadora: Liz Lelis) com a presença do Frei Javier Mena, Definidor para a América Latina e Caribe

Tema: “A Identidade do Carmelita Secular” – Lema: “Os Seculares trazem para a Ordem a riqueza própria de sua secularidade”.

Lançamento do Livro de Formação IV – Preparação para Promessa Definitiva – 1º ano, organizado por Lourdes Pimenta (Comissão Pedagógica) Criação das Comissões Missionária e de Psicologia

2018

25 a 28/01: ESCOLA DE FORMAÇÃO EDITH STEIN – MÓDULO III – DIMENSÃO CARMELITANA, no Recanto Sagrado Coração, em Fortaleza-CE

25 a 28/01: MÓDULO II – DIMENSÃO DOUTRINAL no Centro Teresiano de Espiritualidade, em São Roque-SP

16 a 18/03: IV RETIRO DE ESPIRITUALIDADE CARMELITANA no Centro Teresiano de Espiritualidade em São Roque-SP (retiro aberto ao público organizado pela Comissão de Espiritualidade da OCDS)

Tema: “Oração Teresiana:  Meditando o Pai-Nosso em Santa Teresa” – Lema: “Em tão poucas palavras estão a contemplação e perfeição encerradas” (C 37, 1) Pregador: Frei Cesar Cardoso, ocd

26 a 29/07:  ESCOLA DE FORMAÇÃO EDITH STEIN – MÓDULO IV – DIMENSÃO ESPIRITUALno Recanto Sagrado Coração, em Fortaleza-CE

15 a 18/11: FÓRUM SANTA TERESINHA – 100 ANOS DA OCDS NO BRASIL em Aparecida-SP (Coordenador: Luciano Dídimo)

Lançamento do Livro de Formação V – Preparação para Promessa Definitiva – 2º ano, organizado por Lourdes Pimenta (Comissão Pedagógica) Lançamento da 2ª edição do livro “O mundo é o meu Carmelo”, de Frei Patrício Sciadini Lançamento da Coletânea Literária Carmelitana, organizada por Carlos Eduardo Vargas, ocds Lançamento do Livro “Histórico da OCDS – 100 anos de presença no Brasil”, organizado por Estela Márcia da Paz M. Araújo (Comissão de Memória da OCDS)

2019

24 a 27/01 – ESCOLA DE FORMAÇÃO EDITH STEIN – MÓDULO I – DIMENSÃO HUMANA no Centro Teresiano de Espiritualidade, em São Roque-SP, e no  Recanto Sagrado Coração, em Fortaleza

02 a 04/03: V RETIRO DE ESPIRITUALIDADE CARMELITANA no Centro Teresiano de Espiritualidade em São Roque-SP (retiro aberto ao público organizado pela Comissão de Espiritualidade da OCDS)

Tema: “Oração Teresiana:  Buscando meu amor, meu amado” – Lema: “A busca de Deus segundo a espiritualidade do Carmelo Pregador: Frei Marcos Matsubara, ocd

20 a 23/06: XIV CONGRESSO DA OCDS NORTE/NORDESTE em São Luís- MA (Comunidade anfitriã: São João da Cruz)

Tema: “São José, Modelo dos Carmelitas” – Lema “Eu queria muito persuadir todos a serem devotos deste glorioso santo” (Vida 6, 7)

19 a 21/07: III CONGRESSO DE JOVENS CARMELITAS DA PROVÍNCIA SÃO JOSÉ em Fortaleza-CE

Tema: “Deus é Jovem” – Lema: “Ninguém te despreze por seres jovem” (1 Tim, 4, 13)

25 a 28/07 – ESCOLA DE FORMAÇÃO EDITH STEIN – MÓDULO V – DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA no Centro Teresiano de Espiritualidade, em São Roque-SP, e no Recanto Sagrado Coração, em Fortaleza

30/08 a 01/09: III CONGRESSO DE CASAIS DA OCDS, no Centro Teresiano de Espiritualidade em São Roque-SP

Tema: “Matrimônio, caminho de santidade” – Lema: “Sede santos, porque eu sou santo  (Lv 11, 44)

19 a 22/09 IV CICLA SUL DA OCDS, em Pilar – Província de Buenos Aires – Argentina

14 a 17/11: XVIII ENCONTRO DE CONSELHOS E COMISSÕES DA OCDS no Centro Teresiano de Espiritualidade em São Roque-SP (Coordenadora: Ruth Leite)

Tema: “Deus nos deu as potências para que com elas trabalhemos” (Santa Teresa de Jesus, M 4, 3, 6) – Lema: “Favorecei as obras de nossas mãos” (Salmos
89, 17
)

Eleição do 8º Conselho Provincial para o triênio 2019-2022

Presidente: Rosemeire Lemos Piotto.

Vice-Presidente: Marisa Maria Ribeiro.

Elaboração do documento contendo a Avaliação do Triênio 2016-2019 e o Plano de Ação para o Triênio 2019-2022.

Lançamento do Livro de Formação VI – Preparação para Promessa Definitiva – 3º ano, organizado por Lourdes Pimenta (Comissão Pedagógica) Lançamento do Livro de Documentos da OCDS, 4ª edição, organizado por Luciano Dídimo Lançamento do LIvro A PROMESSA E OS VOTOS, de Frei Alzinir Debastiani, ocd

Lançamento do Livro MEU NOME É FREI PATRÍCIO, CARMELITA DESCALÇO, livro autobiográfico de Frei Patrício Sciadini, produzido por Estela da Paz, da Comissão de Memória da OCDS 

2020 

23 a 26/01ESCOLA DE FORMAÇÃO EDITH STEIN – MÓDULO II (presencial).
10 a 18 de marçoNovena em honra a São José, esposo da Virgem Maria. Apenas no formato Oracional, através do Blog.
Março a junho – Gravação inicial para compor um vídeo a nível nacional – de intercessão para o momento do COVID 19 – denominado de “Contra um flagelo impertinente” – Envolvendo os leigos, manjas e freis.
Maio – Início da alimentação do Canal da OCDS no YouTube. Antes da transmissão do nosso primeiro evento on-line, já contando com 201 inscritos.
11 a 14 de junhoXV Congresso OCDS Norte/ Nordeste, com o tema: “Deus é alegria infinita”, transmitido pelo canal do YouTube da Província São José, em que o grupo A pequena Via, majoritariamente composto por jovens, ficou à frente da realização desde a apresentação, momento de oração da Liturgia das Horas à uma das palestras, inclusive com a participação de um Frade Jovem da Ordem do Carmo em uma das palestras.
22 a 30 de junho – Oração do Santo Terço e Novena em Honra à Serva de Deus de Deus Irmã Francisca Maria (Leônia Martin) com membros da OCDS e OCD – Pela sua beatificação e futura Canonização e pela cura da Presidente Provincial Rose Lemos, ocds;
01 de julhoInício da Oração do São Terço e a Oração das Completas semanal (de segunda a sexta-feira) às 21 horas com membros da OCDS (Exceto quando houve atividades da Província); a princípio, o Terço foi rezado pelas Comissões de trabalho da Província, de segunda a sexta-feira. Modo on-line. Através do Instagram. (Exceto quando tiver evento da Província). 1-Espiritualidade; 2-Comunicação; 3-Vocacional; 4-Jovens; 5-Casais; 6-História; 7-Apoio; 8-Missionária; 9-Música; 10- Formação (Escola e pedagógica). *Durante esse período foram feitos alguns ajustes (quando iniciamos, cada comissão de trabalho ficaria responsável por um dia da semana, porém faltou uma melhor estruturação e empenho das comissões), durante a live no Instagram simultaneamente tentamos postar as meditações do Santo Terço gravadas em áudio ou vídeo pelos membros da OCDS nos grupos de whatsap da Província para que todos pudessem participar de alguma forma, porém devido a dificuldades de “logísticas” não evolui. Devido as dificuldades encontradas foi formado um pequeno grupo que ficou responsável por esse momento no canal do Instagram.
04 a 12 de julho – Novena em honra à Santa Teresa de Los Andes. (Centenário 1920-2020). Celebrando o Centenário de Santa Teresa de Jesus dos Andes (1920-2020) – Apenas no formato Oracional, através do Blog. 13 de julho de 2020 – Texto biográfico celebrativo em honra à Santa Teresa de Los Andes. – Comissões de História e Espiritualidade. (Através do Blog)
07 a 15 de julho – Novena em honra a Nossa Senhora do Carmo, com Santa Teresa de Los Andes. (Formato Oracional e ciclo de palestras) com membros da OCDS. Celebrando o Centenário de Santa Teresa de Jesus dos Andes (1920-2020). Tema: “Mãe da misericórdia, vida, doçura e esperança nossa”. Texto celebrativo em honra à Nossa Senhora do Carmo. Tema: “Mãe da misericórdia, vida, doçura e esperança nossa”. – Comissões de História e Espiritualidade. (Através do Blog)
19 a 25 de julho – Semana da Juventude, com o Tema voltado a São José: “Deus o constituiu senhor de sua casa e príncipe de toda posteridade”.
– De 09 de agosto a 11 de setembro – Escola de Formação Edith Stein – Dimensão Carmelitana. Módulo III – no formato on-line, através do Zoom. Aula Inaugural dia 08 de agosto de 2020, com ciclo de duas palestras. Palestra sobre Edith Stein, proferida pelo Moisés da Cruz, ocds. Palestra sobre a Identidade Carmelitana, proferida pelo frei Wilson de São Paulo, Delegado Provincial para ocds.
22 a 30 de setembro – Novena em honra à Santa Teresinha do Menino Jesus. Tema: “Canto as Misericórdias do Senhor”. (Manuscrito A) – no formato Oracional, através do Blog.
28, 29 e 30 de outubro – Tríduo em honra à Santa Teresinha do Menino Jesus, com ciclo celebrativo de palestras – no formato on-line, através do YouTube (sob a responsabilidade da Comissão de Comunicação): 1º dia – 28/09/2020. Tema: “A Pequena Via de Santa Teresinha” (Dom Milton Kenan Júnior, bispo da Diocese de Barretos-SP); 2º dia – 29/09/2020. Tema: “O Cristo de Teresa de Lisieux”. (Frei Gregório da Mãe de Deus, ocd); 3º dia – 30/09/2020. Tema: “Se todas as flores quisessem ser rosas” – Parte 1 do Manuscrito A. (Zilenirce Ramires, Cissa de São João da Cruz, ocds). Texto celebrativo em honra à Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face: “Santa Teresinha e a Misericórdia” – Comissões de História e Espiritualidade. (Através do Blog)
06 a 14 de outubro – Novena em honra à Santa Teresa de Jesus. Celebrando o 50° Ano do Doutorado de Santa Teresa de Jesus, OCD. Tema: Santa Teresa Doutora, “mestra das disciplinas sagradas”. (S. Paulo VI) – no formato Oracional, através do Blog.
12, 13 e 14 de outubro – Tríduo em honra à Santa Teresa de Jesus, com ciclo celebrativo de palestras – no formato on-line, através do YouTube (sob a responsabilidade da Comissão de História): 1º dia – 12/10/2020. Tema: “50 Anos do Doutorado de Santa Teresa de Jesus” (Frei Emerson, nosso Provincial. Abertura); 2º dia
13/10/2020. Tema: “O Cristo de Santa Teresa e a Oração de Amizade”. (Frei Hudson – palestra gravada); 3º dia – 13/10/2020. Tema: “Santidade e Apostolado em Santa Teresa”. (Márcia Andrade – Coordenadora da Comissão Missionária).
15 de outubro – Santa Missa celebrando a Solenidade de Santa Teresa de Jesus e dando abertura ao Congresso de Casais. Texto celebrativo em honra à Santa Teresa de Jesus: Santa Teresa Doutora, “mestra das disciplinas sagradas”. – Comissões de História e Espiritualidade. (Através do Blog)
15 a 18 de outubro – I Jornada Carmelitana de Casais – Tema: “Família e Carmelo Secular”. Lema: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24,15) – no formato on-line, através do YouTube (sob a responsabilidade da Comissão de Casais).
31/10 a 02/11 – XXXVI Congresso Provincial OCDS. No formato on-line, através do YouTube. Palestrantes: Frei Alzinir Francisco Debastiane, ocd – Delegado Geral para OCDS; Frei Wilson de São Paulo – Delegado Provincial para OCDS; Frederico Barbosa (Foi Presidente Provincial da OCDS nos dois primeiros triênios da Província São José).
05 a 07/11 – Tríduo de Santa Elisabete da Trindade – (Formato Oracional, através do Blog, e on-line, com membros da OCDS).
08/11 – Palestra “No Sofrimento, o amor. Onde se encontra aquela que não é com Aquele que é?” – Hercilio Martelli Junior, ocds; Cantando para Santa Elisabete da Trindade – Irmã Angélica, OCD e a Participação especial de Arthur Viana, ocds, que neste momento estava na Espanha – breve explanação da Vida e Obra de Santa Elisabete da Trindade.
31/10 a 02/11 – XXXVI Congresso Provincial, com o tema: “Não vos peço nada de novo, mas apenas que guardemos o que professamos”. A comissão de Jovens foi organizadora do recreio.
25/11 a 10/12 – Trabalho interativo da Comissão de formação com os Grupos da OCDS da Província São José – Precisamente os dias 25 e 26/11, 03,05,09 e 10/12.
De 05 a 13/12 – Novena em honra a São João da Cruz. Tema: “O Mistério do Amor Trinitário”. Lema: De volta ao Essencial. (Formato Oracional, através do Blog).
11 a 13/11 – Tríduo de São João da Cruz – (Formato ciclo de Palestras – sob a responsabilidade da Comissão de História: 1° Dia – “A Samaritana esqueceu a água e o cântaro pela doçura das palavras de Deus” (São João da Cruz) – Maria Inês, ocds; 2° Dia – “As três Pessoas da Santíssima Trindade” – Frei César Cardoso, ocd; 3° Dia – “O Espírito Santo em São João da Cruz” – Arthur Viana, ocds.
Dia 14/11 – Santa Missa Solene em Louvor a São João da Cruz, presidida por Frei Cesar Cardoso, ocd;

2021 

01 a 26/02 – ESCOLA DE FORMAÇÃO EDITH STEIN – MÓDULO IV (on-line).
10 a 18/03 – Novena de São José Ano Santo 2020/2021 – (Formato Oracional) com membros da OCDS; NOVENA DE SÃO JOSÉ – ANO SANTO 2020/2021. Tema: “A grandeza de São José consiste no fato de ter sido o esposo de Maria e o pai de Jesus”. (Patris Corde) “Para os Carmelitas o interesse pela figura de São José foi um desenvolvimento natural da inspiração mariana da Ordem”. (Carta à família Carmelitana).
19/03 – Santa Missa Solene em Louvor a São José, presidida pelo Frei Cesar Cardoso, ocd.
20 e 21/03 – Retiro Espiritual com São José – Frei Cesar Cardoso, ocd.
23/03 – Santo Terço e Oração das Completas Especial comemorando os 427 anos da OCDS.
05 a 29/04 – Aprofundamento em São João da Cruz “Chama viva de amor”, de São João da Cruz.
14 a 22/05 – Novena de Pentecostes com São João da Cruz – (Formato Oracional) com membros da OCDS.
05 a 29/07 – Aprofundamento em Santa Teresa de Jesus “Castelo Interior”, de Santa Teresa de Jesus.
07 a 15/07 – Novena de Nossa Senhora do Carmo – (Formato Oracional) com membros da OCDS; NOVENA DE NOSSA SENHORA DO CARMO, COM SÃO JOSÉ – Ano Santo de São José (2020 – 2021). Tema: “Rezar com a Virgem Maria e São José” – Lema: “A meditação dos mistérios de Cristo no Rosário” (Rosarium Virginis Mariae). Texto celebrativo: SOLENE COMEMORAÇÃO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA DO MONTE CARMELO. Unidos à Bem-Aventurada Virgem Maria, com São José!
02 a 25/08ESCOLA DE FORMAÇÃO EDITH STEIN – MÓDULO I (online).
26/08 – No lugar do Santo Terço, iniciamos o “Bate papo carmelitano – Conversando com os Santos do Carmelo” com convidados e membros da OCDS, realizado todas as quintas-feiras às 20 horas (Exceto quando houve atividades da Província); A partir do dia 19 de março de 2022 o “Bate papo carmelitano – Conversando com os Santos do Carmelo” passou a ser realizado uma vez por mês – todos os dias 19, em alusão ao dia de São José nosso padroeiro, e passará a ser transmitido pelo canal do Youtube.
28 a 30/09 – Tríduo de Santa Teresinha – (Formato Oracional e ciclo de palestras) – com membros da OCDS: 1° “Madre Inês a mãe de santa Teresinha” – Ir. Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, ocd; 2° “São José e a Virgem Maria” – Frei Edízio Maria de Santa Teresinha, ocd; 3° “A caridade fraterna” – Márcia Andrade, ocds. Texto celebrativo: SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS, VIRGEM E DOUTORA DA IGREJA. Amor e missão: “O Amor escolheu-me para holocausto”.
 06 a 14/10 – NOVENA DE SANTA TERESA DE JESUS COM SÃO JOSÉ – Ano Santo de São José. Tema: Santa Teresa de Jesus, “herdeira da devoção josefina do Carmelo”. (Carta à Família Carmelitana). Texto celebrativo: SOLENIDADE DE SANTA TERESA DE JESUS, VIRGEM E DOUTORA DA IGREJA, NOSSA MÃE – Ano Santo de São José (2020-2021). Santa Teresa de Jesus, “herdeira da devoção josefina do Carmelo”. (Carta à Família Carmelitana)
09 a 15/10 – I CONGRESSO INTERPROVINCIAL do Carmelo Descalço – Províncias Nossa Senhora do Carmo e São José.
05 a 07/11 – Tríduo de Santa Elisabete da Trindade – (Formato Oracional) com membros da OCDS; NOVENA DE SANTA ELISABETE DA TRINDADE – no formato Oracional, através do Blog. (Meditando com algumas de suas cartas) – 30/10 a 07/11/2021. Tema: “Sou Elisabete da Trindade. Quer dizer, Elisabete que desaparece, se perde, se deixa invadir pelos Três”. (Carta 148)
18/11 – “Bate papo carmelitano – Conversando com os Santos do Carmelo Especial” – Oração e preces pedindo pela saúde do Frei Pìerino,
11 a 13/12 – Tríduo de São João Da Cruz – (Formato Oracional) com membros da OCDS.

2022 

10/01 a 04/02 – Escola de Formação Edith Stein: Dimensão Doutrinária – Módulo 2. (Formato on-line).
10 a 18/03 – NOVENA DE SÃO JOSÉ. Tema: Com São José no IV Centenário de Canonização de Santa Teresa de Jesus (12/03/1622 – 2022). Lema: “É coisa de espantar as grandes mercês que Deus me tem feito por meio deste bem-aventurado Santo” (Vida 6,6)- (Formato Oracional). – Bate-papo com os santos do Carmelo (18 de março).
12/03 – A comissão de Jovens organizou o Pré evento do I Encontro Internacional de Jovens, Mística e Humanismo em Ávila-Espanha em julho de 2022- A proposta do evento em Ávila é que cada país faça seu Pré evento e aqui no Brasil. Tema: “A interioridade humana”.
15 a 31/03 – Aprofundamento e Santa Teresinha “A pequena via”, de Santa Teresinha do Menino Jesus. (Formato on-line)
Abril – A alimentação do Canal da OCDS no YouTube, que iniciou em maio de 2020, chegou em abril de 2022 com 3.540 inscritos, sendo 14 membros pagantes. Tendo 20 playlists com 470 vídeos. Em 12/04/2022, já contnado com 135.092 visualizações, com 33.372 horas de exibição.
– Dia 28 de abril – Bate-papo carmelitano. Tema: Beata Maria Felícia de Jesus Sacramentado (Chiquitunga) – (Formato on-line)
17, 19, 24, 26 e 28/05 – Congresso Internacional Carmelitano. Edith Stein: do batismo de água ao batismo de sangue. Celebração dos seus 100 Anos de Batismo de Água e 80 Anos do seu martírio.
22 a 24/06 – Seminário das Famílias. Tema: O Amor na Família. Cf. Vocação e Caminho da Santidade (Família Amoris Laetitia) – (Formato on-line)
07 a 15/07 – NOVENA DE NOSSA SENHORA DO CARMO. (Ano do IV Centenário da Canonização de Santa Madre Teresa de Jesus). Tema: Na Escola de Maria, Mulher eucarística, com Santa Teresa. Lema: Olhemos o que passou sua gloriosa Mãe. (7M 4, 5) – (Formato Oracional).
24/07 a 20/10 – Foi desenvolvido o processo das Eleições do Conselho Provincial para o Triênio 2022/2025, conforme Ofício Circular nº 5/2022 CP, preparado e orientado por uma Comissão Eleitoral, composta por membros da OCDS.
28/07– Bate-papo Carmelitano promovido pela Comissão de Espiritualidade. Tema: A vida do Padre Jerônimo Gracián. Participantes da OCDS: Rejane Farias e Vera Melo.
22, 24 e 26/08 – SEMANA DA SAÚDE MENTAL. Promovido pela Comissão de Apoio. Coordenação. (Formato on-line)
05/09 a 14/10 – Escola de Formação Edith Stein: Dimensão Carmelitana – Módulo 3. (Formato on-line)

22 a 30/09 – NOVENA DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS. (Ano do IV Centenário da Canonização de Santa Madre Teresa de Jesus). Tema: “Impulso de uma misteriosa força interior” – (Formato Oracional).
29/09, 06, 08, 19, 21 e 28/10 – A partir do Ofício Circular nº6/2022, tratando da Reforma dos Estatutos da Província OCDS (04/06/2022), ocorreram na plataforma ZOOM, reuniões virtuais para apresentação e apreciação da “Minuta de Reformulações” dos Estatutos Particular e Social, da Associação das Comunidades e Grupos OCDS, momento de leitura, de interações e de implementações com sugestões dos associados, a partir dos encontros, que foram preparados e orientados por uma Comissão técnica composta por membros da OCDS. (Formato on-line)
06 a 14/10 – NOVENA DE SANTA TERESA DE JESUS. (Ano do IV Centenário da Canonização de Santa Madre Teresa de Jesus). Tema: “tão perto O temos no Sacramento” (Vida 22,6) – (Formato Oracional).
18/10 – Bate-papo Carmelitano promovido pela Comissão de Espiritualidade. Tema: A vida da Beata Josefa Naval Girbés. Participante da OCDS: Fábio Barbosa. (Formato on-line)
05 a 07/11 – TRÍDUO COM SANTA ELISABETE DA TRINDADE. Tema: “Para mostrar-nos seu amor” (Diário 1899) – “Até que Ele venha” (1 Cor 11, 26) – (Formato Oracional).
11 a 15/11 – 37º CONGRESSO OCDS E ASSEMBLEIA ELETIVA. Tema: “Levanta-te e come, porque tens um longo caminho a percorrer”. (1Rs 19,7b). Lema: “Oh! Chama viva de amor, que feres ternamente”. (São João da Cruz).

☆ Atualização feita em novembro/2022.

Estela da Paz, OCDS.
Comissão de História.