Evangelho orado – Sábado da 1a Semana do Advento- São Francisco Xavier, presbítero – Memória obrigatória

Evangelho orado – Sábado da 1a Semana do Advento- São Francisco Xavier, presbítero – Memória obrigatória

03 de Dezembro de 2022
Sábado da 1a Semana do Advento
São Francisco Xavier, presbítero
Memória obrigatória
Texto Orante: Frei Javier Fuentes, OCD

Motivação

Bom dia, Senhor!
Cada dia sinto que é um formoso presente que me dás e que não aprecio como devia. São tantos! Mas hoje é único, por isso o ponho em tuas mãos, porque quero que seja teu também.
Te ofereço, já desde agora, meus pequenos acertos, minhas pequenas conquistas, e minhas tentativas, que muitos deles serão isso, tentativas.
Mas quero apresentar-te tantas pessoas que hoje vou encontrar em meu caminho.
Que quando me encontre com eles, me encontre contigo. Que quando me encontrem, te encontrem,

Evangelho de São Mateus 9, 35-10,1. 6-8

Naquele tempo, Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade. Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: “A messe é grande, mas os trabalhadores são
poucos. Pedi, pois, ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!” E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. Enviou-os com as seguintes recomendações: “Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos céus está próximo’. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”

Comentário Orante

A messe continua sendo abundante em nosso tempo e em nosso campo. E o senhor da messe quer recolher toda a messe, por isso escolhe seus primeiros apóstolos e nos escolhe também a cada um de nós. Somos trabalhadores. E somos chamados a ser boa notícia, a levar vida e esperança.
Este nosso mundo ferido e maltratado, devemos ser esperança, luz, vida. As feridas são muitas, e é mais importante um curativo que um lamento, uma carícia cura mais que muitas medicinas, um abraço é mais importante que a melhor das receitas médicas. E tudo isso podemos e devemos fazer gratuitamente.

Palavra dos Místicos

Escreve Santa Teresinha:

«Que grande mistério…! Não é Jesus todo poderoso? As criaturas não pertencem àquele que as fez? Por que Jesus diz então: “Rogai ao senhor da messe que envie trabalhadores”? Por quê…? Ah!, é que Jesus sente por nós um amor tão incompreensível, que quer que tenhamos parte com Ele na salvação das almas. Ele não quer fazer nada sem nós. O criador do universo
aguarda a oração de uma pobre alma pequenina para salvar as outras almas, resgatadas como ela ao preço de todo seu sangue»

(Carta 135. A Celina, 15 de agosto de 1892)

Oração

Senhor, nos dói como a ti
a situação de tantos irmãos nossos,
dependentes das migalhas daqueles que mandam.
Há muito ferido de corpo e alma,
muito doente de vida e de solidão,
muito “demônio” solto,
muitas ovelhas distantes do calor do redil
e da companhia do bom pastor.
Não queremos ser indiferentes,
por isso, contas conosco para ser luz e
esperança, para devolver ilusões perdidas
e esperanças enterradas.

Frei Javier Fuentes, OCD

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica

 

 

Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Referência:
• – Imagens disponíveis na WEB

Post a Comment