Evangelho orado – Quinta-feira da Primeira Semana do Advento

Evangelho orado – Quinta-feira da Primeira Semana do Advento

01 de Dezembro de 2022
Quinta-feira da Primeira Semana do Advento
Texto Orante: Frei Javier Fuentes, OCD

Motivação

Bom dia, Senhor! Desde o começo do dia sinto tua presença amiga e próxima nesses raios de sol que tênues começam a aparecer no horizonte, e nessa suave brisa, já fria, que me sacode o rosto quando abro a janela. E descubro que essa luz, é tua presença que me ilumina, e esse frio é tua carícia que me deseja. Que grande és, Senhor! Que alegria te sentir próximo!
Todo teu, tudo para ti. Tu me regalas e eu te agradeço. Ilumina meu caminho para que hoje te sinta sempre próximo e saiba compartilhar-te com os demais.

Evangelho de São Mateus 7, 21.24-27

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”

Comentário Orante

Fazer tua vontade é o melhor que podemos oferecer-te. O amor não são palavras bonitas que custa pouco dizê-las, mas que não se sente, nem desejos que se evaporam no ar, nem abraços sem coração. O amor é, sobretudo, obras.
Ser teu amigo é FAZER TUA VONTADE, é viver em tua Palavra, é sentir como teu coração sentia, é tratar aos demais como tu os tratavas.
Fazer tua vontade é deixar que tu ocupes meu coração e que o transformes de tal maneira que depois não seja tanto eu, mas tu, o que vivas em mim. Fazer tua vontade, porque será a única maneira de que a vida, a minha e a tua, dê fruto abundante.

Palavra dos Místicos

Escreve Santa Teresa Benedita da Cruz, Edith Stein:

«O que nós podemos e temos que fazer é: abrir-nos à graça. Isso significa renunciar totalmente a nossa própria vontade, para entregar-nos totalmente à vontade divina, pondo nossa alma, disposta a receber-te e a deixar-se modelar por Ele, nas mãos de Deus. Este é o contexto primário que nos permite esvaziar-nos de nós mesmos e alcançar um estado de paz interior».

(Caminhos do silencio interior)

Oração

Falo muito, Senhor,
mas me dou conta de que faço pouco.
Prometo e não cumpro.
Me sobram palavras e me falta vida.
Por isso, Senhor, te peço com simplicidade que cada dia escute tua Palavra, que cada dia me questione
e me exprima tirando todo jugo.
Que me empenhe em pôr em prática
o que vou sentindo.
E tenha paciência comigo,
aceita hoje meus desejos de fazer
tua vontade, mesmo que muitas vezes,
tu bem sabes, como eu sei, serão só palavras.
Como um dia, graças a ti, se farão vida.

Frei Javier Fuentes, OCD

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica

 

 

Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Referência:
• – Imagens disponíveis na WEB

Post a Comment