Evangelho orado – Sábado da 1a Semana do Advento- São Francisco Xavier, presbítero – Memória obrigatória
0 comments
03 de Dezembro de 2022
Sábado da 1a Semana do Advento
São Francisco Xavier, presbítero
Memória obrigatória
Texto Orante: Frei Javier Fuentes, OCD
Motivação
Bom dia, Senhor!
Cada dia sinto que é um formoso presente que me dás e que não aprecio como devia. São tantos! Mas hoje é único, por isso o ponho em tuas mãos, porque quero que seja teu também.
Te ofereço, já desde agora, meus pequenos acertos, minhas pequenas conquistas, e minhas tentativas, que muitos deles serão isso, tentativas.
Mas quero apresentar-te tantas pessoas que hoje vou encontrar em meu caminho.
Que quando me encontre com eles, me encontre contigo. Que quando me encontrem, te encontrem,
Naquele tempo, Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade. Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: “A messe é grande, mas os trabalhadores são
poucos. Pedi, pois, ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!” E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. Enviou-os com as seguintes recomendações: “Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos céus está próximo’. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”
A messe continua sendo abundante em nosso tempo e em nosso campo. E o senhor da messe quer recolher toda a messe, por isso escolhe seus primeiros apóstolos e nos escolhe também a cada um de nós. Somos trabalhadores. E somos chamados a ser boa notícia, a levar vida e esperança.
Este nosso mundo ferido e maltratado, devemos ser esperança, luz, vida. As feridas são muitas, e é mais importante um curativo que um lamento, uma carícia cura mais que muitas medicinas, um abraço é mais importante que a melhor das receitas médicas. E tudo isso podemos e devemos fazer gratuitamente.
Escreve Santa Teresinha:
«Que grande mistério…! Não é Jesus todo poderoso? As criaturas não pertencem àquele que as fez? Por que Jesus diz então: “Rogai ao senhor da messe que envie trabalhadores”? Por quê…? Ah!, é que Jesus sente por nós um amor tão incompreensível, que quer que tenhamos parte com Ele na salvação das almas. Ele não quer fazer nada sem nós. O criador do universo
aguarda a oração de uma pobre alma pequenina para salvar as outras almas, resgatadas como ela ao preço de todo seu sangue»
(Carta 135. A Celina, 15 de agosto de 1892)
Senhor, nos dói como a ti
a situação de tantos irmãos nossos,
dependentes das migalhas daqueles que mandam.
Há muito ferido de corpo e alma,
muito doente de vida e de solidão,
muito “demônio” solto,
muitas ovelhas distantes do calor do redil
e da companhia do bom pastor.
Não queremos ser indiferentes,
por isso, contas conosco para ser luz e
esperança, para devolver ilusões perdidas
e esperanças enterradas.
Frei Javier Fuentes, OCD
Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica
Referência:
• – Imagens disponíveis na WEB