TRÍDUO EM HONRA AO 150º ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SANTA FACE

TRÍDUO EM HONRA AO 150º ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SANTA FACE

TRÍDUO EM HONRA AO 150º ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO

DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SANTA FACE

(02/01/1873 – 2023)

 

Tema:História primaveril de uma Florzinha branca escrita por ela mesma” (Ma A)

 

Lema: «Jesus chamou a si quem Ele quis; e vieram a Ele” (cf. Mc 3, 13)

 

(Dias 30 e 31/12/2022, 01/01/2023)

 

Este Tríduo pretende nos preparar para o 150º Aniversário do Nascimento de Santa Teresinha (02/01/1873 – 2023), como marco inicial deste ano de 2023, e ainda, dos centenários de sua beatificação (2024) e canonização (2025). Nossa proposta para estes três dias será a de adentrarmos brevemente no itinerário de S. Teresinha, partindo dos aspectos iniciais de sua “História primaveril”, seus antecedentes familiares, sem perder de vista as meditações que demonstram sua maturidade espiritual, suas intuições da fé expressas nos seus escritos, que a tornam digna de ser posta entre os grandes mestres espirituais. Faremos meditações de seus escritos, auxiliados por suas obras, amadurecendo nossa vocação e missão, tornando prática a doutrina de nossa Doutora.

Oração Inicial:

 

  • Sinal da Cruz.
  • Vinde Espírito Santo.

 

Sabemos que santa Teresinha desejou ardentemente ser missionária, a ponto de poder ser proclamada Padroeira das Missões. “O próprio Jesus lhe mostrou como haveria de viver essa vocação: praticando em plenitude o mandamento do amor, haveria de imergir-se no coração mesmo da missão da Igreja, sustentando os anunciadores do Evangelho com a força misteriosa da oração e da comunhão”. (cf. Doutorado, 2 – S. J. Paulo II, 17/10/1997) Ao longo destes três anos, portanto, seremos convidados, em comunhão com a Igreja a dar passos largos na sinodalidade, caminhando juntos como Carmelo Descalço de maneira missionária e evangelizadora, tendo em vista estarmos diante da Padroeira das Missões. “Quanto mais um carisma dirigir o seu olhar para o coração do Evangelho, tanto mais eclesial será o seu exercício”. (EG 130)

Assim sendo, rezemos com a intercessão de Santa Teresinha pela missão, evangelização e vocações em toda a Igreja, especialmente, na Ordem do Carmelo Descalço ao longo destes três anos celebrativos e formativos. E, apresentemos nossas intenções pessoais e comunitárias: (…..)

  • Pai nosso…
  • Ave-Maria…
  • Gloria ao Pai…

 

SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS,

Rogai por nos!

++++++++++++++++++++

1º Dia – 30/12/2022: Infância em família.

 

Delicadezas totalmente gratuitas de Jesus”

 

A flor que vai contar sua história se alegra em poder apregoar as delicadezas totalmente gratuitas de Jesus. Reconhece que nada havia nela capaz de atrair seus olhares divinos, e que somente sua misericórdia fez tudo que de bom há nela… Ele a fez nascer numa terra santa e toda impregnada por um perfume virginal. Ele fez com que a precedessem oito lírios reluzentes de brancura. Em seu amor, quis preservar sua florzinha do sopro envenenado do mundo; e mal se entreabria sua corola, este divino Salvador a transplantou para a montanha do Carmelo, onde os dois lírios que a haviam cercado de carinho e embalado na primavera de sua vida já exalavam seu suave perfume… Já se passaram sete anos desde que a florzinha se enraizou no jardim do Esposo das Virgens, e agora três lírios – a contar com ela – balançam ali suas corolas perfumadas; um pouco mais longe, outro lírio está se abrindo ante o olhar de Jesus. E os dois caules benditos dos quais brotaram estas flores já estão reunidos na pátria celestial para sempre… Aí se reencontraram com os outros quatro lírios que não chegaram a abrir suas corolas na terra… Oh! Que Jesus se digne não deixar por muito tempo nesta terra estranha as flores que ainda permanecem no exílio! que em breve o ramo de lírios se complete no céu! (Ma A,11)

 

Zélia torna-se a “nossa mãezinha no céu” (Ms A 12v)

 

A terra na qual Zélia e Luís semearam terá que ser ainda durante muito tempo regada pelas lágrimas da dor e pelo orvalho da graça, antes que a menina Martin chegue a ser Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa Face. O relato da doença que levou Zélia à morte é muito longo. Desde há mais de doze anos que sofre de um caroço no seio, que degenerou lentamente num câncer extremamente doloroso. A família fica consternada. Zélia quer viver ainda alguns anos a mais para acabar o seu trabalho de educadora, sobretudo, por causa de Leônia, a filha das suas preocupações intermináveis, na qual, contudo, nota grandes progressos. Vai em peregrinação a Lourdes, com Maria e Paulina, mas o milagre não se realiza. Com realismo e abandono, a mamãecompreende que está convidada para outra parte por outra Mamãe: “Que quereis? Se a Santíssima Virgem não me cura, é porque se cumpriu o meu tempo e Deus quer que eu descanse noutro lugar diferente da terra”, dirá Zélia (CF 217). Teresa anota em silêncio “todos os pormenores da doença” (Ms A 12r). No dia 28 de agosto de 1877, Zélia torna-se a “nossa mãezinha no céu” (Ms A 12v). A sua filha da terra sofrerá terrivelmente a sua falta. A mesma Teresa indicará mais tarde a profunda ruptura que o desaparecimento desta “incomparável mãe” (Ms A 4v) deixou nela, na idade tão vulnerável de quatro anos e oito meses. A ternura conjunta do seu papai e das suas irmãs nunca a poderão remediar totalmente. Naquele momento, Teresa “não dizia a ninguém os sentimentos profundos que experimentava” na última despedida e “não me lembro de ter chorado muito” (Ms A 12v). Mas, o que não se exprime com palavras nem com lágrimas dos olhos, exprimir-se-á na sua psicologia com as lágrimas interiores. “Desde a morte da Mamãe, o meu caráter alegre mudou completamente; eu, tão viva, tão expansiva, tornei-me tímida e calma, excessivamente sensível” (Ms A 13r).

 

Meditando com a OCDS: “A Infância na Família Martin”

(Maria Luísa, OCDS)

 

A infância de Teresa no seio da família Martin preparava-a para o caminho da infância espiritual. Por sua própria narração, vemos que o período que Teresinha considera como a primeira parte da história de sua alma, que se estende desde o que a santa considerava o despertar da sua razão até a morte de sua mãe, Zélia, fez reluzir em sua alma grandes virtudes.

A pequena Teresinha se encontrava cercada pelo amor de sua família e assim reconhece e se recorda: “Aprouve ao Bom Deus cercar-me de amor durante toda a minha vida. Minhas primeiras lembranças são impregnadas de sorrisos e das mais ternas carícias!… Mas, se colocou junto de mim muito amor, ele também o pôs em meu coraçãozinho, criando-o amoroso e sensível.” (MA 4v). Foi a família Martin a escola de santidade para Teresa porque o amor da família foi o reflexo do amor de Deus. Seus santos pais, Luís e Zélia, souberam fazer do lar uma igreja doméstica. Não há como duvidar da importância do zelo pela educação religiosa das filhas e do ambiente de ternura que viviam Teresinha e suas irmãs para que crescesse e frutificasse em suas almas o amor ao Senhor. Com certeza o testemunho dos pais de amor e temor ao Bom Deus ensinaram a santa a amá-Lo e a temê-Lo.

Também a relação com as irmãs foi valiosa para Teresinha. Exemplo disso é sua ligação com Paulina. Graças a uma imitação de criança por parte da irmã mais nova que admira a mais velha, Teresinha declarou pela primeira vez sua decisão de ser religiosa: “Muitas vezes, ouvia dizer que Paulina, certamente, seria religiosa; então, sem saber do que se tratava, eu pensava: ‘Também eu serei religiosa’. Eis uma de minhas primeiras recordações, e nunca mais mudei de resolução!…” (MA 6r) Quando Leônia deseja se desfazer de seus brinquedos de boneca, Teresinha irá declarar a célebre frase: “Eu escolho tudo!”. A santa recorda: “Este pequeno episódio de sua infância é o resumo de toda a minha vida; mais tarde, quando dei com a perfeição, compreendi que para se tornar santa era preciso sofrer muito, procurar sempre o mais perfeito e esquecer-se a si mesma […]. Então, como nos dias de minha infância exclamei: ‘Meu Deus, escolho tudo. Não quero ser santa pela metade, não tenho medo de sofrer por vós; a única coisa que temo é guardar minha vontade, tomai-a vós, pois escolho tudo o que quiserdes!’…” (MA 10r-10v). Assim, Santa Teresinha reconhece que a ousadia de escolher tudo, quando criança, foi um protótipo da escolha de tudo na vida, abraçando a vocação, acolhendo as alegrias e os sofrimentos.

 

++++++++++++++++++++

Oração final:

 

Ladainha de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face:

 

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos.

Jesus Cristo, atendei-nos.

Deus, Pai do Céu, tem piedade de nós.

Deus Filho, Redentor do mundo, tem piedade de nós.

Deus, Espírito Santo, tem piedade de nós.

Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tem piedade de nós.

 

Santa Maria Mãe de Deus. Rogai por nós.

Rainha e Formosura do Carmelo,

São José, nosso patrono,

Santa madre Teresa de Jesus.

Santo padre João da Cruz.

Santa Teresa do Menino Jesus. Rogai por nós.

Estrela luminosa do Carmelo,

Padroeira das Missões,

Doutora da Pequena Via,

Padroeira da França,

Filigrana do Espírito Santo,

Do amor filial,

Passarinho nas mãos do Senhor,

Perfeição de fé,

Pequena fortaleza de Deus,

Vocação para o amor,

Asceta e mística de grande espiritualidade,

Amor no coração da Igreja,

Confiança obstinada,

Confiança invencível,

Confiança heróica,

Confiança na própria fraqueza,

Ornada com o desejo de santidade,

Repleta do desejo de amor pelo bom Jesus,

Desejo de virtudes,

Agraciada com o desejo de renúncia,

Modelo de retidão,

Exemplo de fidelidade,

Caminho de perfeição,

Alma simples,

Alma sublime,

Alma cândida,

Alma missionária,

Alma penitente,

Alma pequenina,

Alma paciente,

Alma humilde,

Alma pacífica,

Alma enamorada,

Alma que escolheu tudo,

Alma dos pequenos sacrifícios,

Alma doce na noite da provação,

Apóstola da Misericórdia,

Apóstola da Confiança e do Abandono,

Apóstola da Simplicidade de Coração,

Anjo dos Enfermos e Prisioneiros,

Pequena Irmã dos Pobres em Espírito,

Glória do Carmelo,

 

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo. Perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo. Ouvi-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo. Tende piedade de nós.

V/. Rogai por nós, Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face,

R/. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

 

Oremos.

Ó Deus, que preparais o vosso Reino para os pequenos e humildes, dai-nos seguir confiantes, o caminho de santa Teresinha para que, por sua intercessão, nos seja revelada a vossa glória. Por nosso Senhor Jesus vosso Filho na unidade do Espírito Santo. Amém.

Comissão de Formação:

– Estela da Paz, OCDS. Com. São José/Petrópolis, RJ. Coordenadora.

– Maria Inês, OCDS. Com. Alegria da Sagrada Face – Itapetininga, SP.

– Maria Luísa, OCDS. Com. São José/Petrópolis, RJ.

– Ana Catarina Matos, OCDS. Com. Senhora do Carmo – Fortaleza, CE.

 

Referências:

FACE. Santa Teresa de Menino Jesus e da Sagrada. História de uma alma. Manuscritos autobiográficos. 13ª edição. Paulus.

ALVAREZ, Tomás. OCD. “AS DUAS TERESAS, MÃE E FILHA”.

Post a Comment