Festa de Todos os Santos Carmelitas

Festa de Todos os Santos Carmelitas

“Vinde benditos de meu Pai”

 
Deus vestiu o Monte do Carmo com arroios de água, fontes cristalinas, árvores frondosas, plantas e flores maravilhosas, ao mesmo tempo que adornou a Montanha espiritual com Profetas, Apóstolos, Mártires, Confessores, Eremitas e Doutores; quais açucenas imaculadas enchem os vales do Carmelo com o suave perfume da sua santidade.
 
Os Santos do Carmo são uma grande multidão de irmãos que consagraram a sua vida a Deus, seguindo o caminho de Cristo, nos braços da Virgem Maria em oração constante e amor aos irmãos, a ponto de muitos terem bordado com o vermelho do seu sangue a branca capa do hábito da Mãe do Carmo, entregando a sua vida como mártires do Evangelho.
 
Eremitas no Monte Carmelo, mendicantes na Idade Média, missionários e evangelizadores nas Descobertas, mestres e pregadores nas universidades, religiosas que enriqueceram o povo com a misteriosa fecundidade da sua vida contemplativa, apostólica e orante, leigos que nas suas vidas souberam incarnar com sabedoria a suavidade do espírito do Carmelo. Esta é a grande família do Carmo que, enquanto peregrina, se dedicou à oração constante e à caridade permanente, e, tendo terminado a sua prova, nos deixou o exemplo. Agora, os nossos irmãos, os santos do Carmo, chamam-nos enquanto cantam sem cessar ao Cordeiro Imaculado, vestidos de capas brancas.
 
Contemplamos hoje esta multidão imensa de quantos Deus conduziu à Montanha Santa do Carmo para lhes fazer saborear, já nesta pátria passageira, as delícias da oração, o gozo da vida do Céu e os inumeráveis frutos da árvore da Vida.
 
Que o exemplo de todos estes santos seja para nós um estímulo a vivermos inebriados pelo espírito do Carmo no seguimento de Cristo e na imitação da nossa Rainha, Mãe e Irmã, a Flor do Carmelo. Padroeira, Esperança e Estrela dos Carmelitas que já reinam no Céu e dos que ainda peregrinamos na terra.
 
Oração
Nós vos pedimos, Senhor, que nos assistam com a sua proteção a Virgem Maria, Mãe e Rainha do Carmelo e todos os Santos da família do Carmo, para que, seguindo fielmente os seus exemplos sirvam a vossa Igreja com a oração e com obras dignas de Vós.
 
 
      

Oração a Todos os Santos Carmelitas

 

Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo! Vós sois adorado e glorificado por todos os vossos santos! Sabemos que amais e conheceis a cada um deles pois todos vos serviram na terra e, com suas vidas, imitaram o Santo dos santos, Jesus Cristo Senhor Nosso.

 

Sabemos que olhais com especial apreço para aquela multidão de eleitos que compõem o Carmelo Celeste.

 

Entre eles estão os santos profetas Elias e Eliseu, nossos patriarcas, bem como todos os santos homens do Antigo Testamento que os seguiram, no Monte Carmelo, em uma vida penitente, recolhida e abnegada.

 

Contemplamos aquela primitiva comunidade de eremitas cristãos, que vindos à Terra Santa por causa das Cruzadas, encontraram no Monte Carmelo um lugar propício para sua sede do recolhimento em Deus. Aí vemos as veneráveis figuras de S. BertoldoS. Brocardo e dos demais valorosos santos eremitas que, retirando-se do mundo, serviram-se da solidão das grutas do Carmelo para uma contínua contemplação dos vossos mistérios, ó Senhor, e assídua meditação de vossa Palavra. Não poderíamos também deixar de vos bendizer e agradecer pela gloriosa figura do bispo Sto. Alberto de Jerusalém, nosso legislador, que, cheio das luzes do Espírito Santo, nos redigiu uma sábia e piedosa Regra que tanto bem fez e faz a uma multidão de almas.

 

Honramos também todos aqueles benditos irmãos que implantaram a Ordem da Bem-Aventurada Virgem do Monte Carmelo em terras européias. Especialmente vos apresentamos o glorioso São Simão Stock, servo e filho devotíssimo da Virgem Maria, em cujas mãos Nossa Senhora entregou o grande dom do Escapulário do Carmo.

 

Olhai também para os méritos e as preces de vossos santos servos Sto. Alberto da SicíliaSto. André CorsiniS. Pedro Tomás e demais presbíteros e bispos que tanto prestígio trouxeram à Ordem do Carmo por causa da fama de suas grandes virtudes e dons espirituais.

 

Pedimos que ouçais os louvores e doces suspiros que vos dirigem o coro de vossas servas, as santas virgens carmelitas, esposas de Cristo. Entre elas destacamos Sta. Maria Madalena de Pazzi, tão cheia de ardente amor por Vós e tão perfeita seguidora do Cristo Sofredor.

 

E nós, do Carmelo Descalço, juntamente com toda a Igreja, queremos vos louvar e agradecer pelo dom de nossa gloriosa mãe Santa Teresa de Jesus e de nosso santo pai São João da Cruz! Quanta alegria e quanta honra não vos trouxeram esses dois gigantes da fé que ainda hoje são potentes faróis a nos mostrar o caminho da oração e da perfeição evangélica! Agradecemos pelo dom de seus santos escritos, preciosos tesouros da sabedoria mística e alimento espiritual seguro para o coração humano, faminto de Deus. Aos nossos santos pais nos dirigimos humildemente pedindo sua benção e a graça de imitar-lhes as virtudes!

 

Também vos louvamos, ó Deus de Amor, por todos os demais santos e santas do Carmelo Teresiano, que deram à terra nova vida e alento, graças à beleza de suas vidas. Aqui destacamos nossa doce e “pequena” irmã Sta. Teresinha do Menino Jesus, a “maior santa dos tempos modernos” e Padroeira das Missões, que nova glória trouxe ao Carmelo Descalço e renovada esperança concedeu àqueles e àquelas que também aspiram à santidade e a sentiam como que “distante” de si. A ela nosso “muito obrigado” por ter partilhado conosco seu caminho espiritual, a “Pequena Via” do amor e abandono em Deus.

 

Ó, Deus Santo! São tantos os nomes dos nossos heróis na fé! São tantos e tantas aquelas figuras no Carmelo que refulgem uma santidade genuína, quer no silêncio dos claustros, quer na vida apostólica! Alguns já foram canonizados aqui na terra; todos já o foram no Céu! Como poderíamos deixar de citar Sta. Teresa MargaridaSta. Teresa dos Andes, a Beata Elisabete da TrindadeSão Rafael Kalinowski, o Beato Francisco Palau e muitos outros perfeitos seguidores do carisma teresiano-sanjuanista! Graças a eles e a elas a Igreja e o mundo dispôem de luzeiros seguros que apontam o Cristo e que expulsam as trevas que envolvem continuamente a pobre humanidade sufocando-a com o pensamento do mundo. Também a todos eles e a elas pedimos a graça da perseverança no seguimento do Cristo.


Finalmente, nunca poderíamos deixar de lembrar de todas aquelas testemunhas que matizaram o Carmelo com a cor rubra do sangue derramado por amor a Deus e à Igreja! Nomes gloriosos surgem neste momento: os Beatos Redento e Dionísio, as Beatas Teresa e companheirasBeatos Miguel e companheirosBeatas Pilar e companheiras, Santa Teresa BeneditaBeato Afonso e tantos outros que compõem o glorioso coro dos mártires carmelitas. Temos o dever de sermos gratos ao testemunho desses heróis na fé, semeadores daquele sangue fecundo que faz crescer novas “flores” no Carmelo.

 

Por fim, nós vos pedimos ó Deus, pelos méritos e pela intercessão de todos esses vossos santos servos e servas, que contemplam incessantemente vossa Face no Céu, que também nós, pecadores e peregrinos aqui na terra, possamos ser santos e santas, para vossa maior honra e glória.
Amém.

 
(Giovani C. Mendes, 19/07/2006)

Ladainha de Todos os Santos Carmelitas

Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
 
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
 
Deus Pai do Céu, tende piedade de nós!
Deus Filho Redentor do Mundo, tende piedade de nós!
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós!
Santíssima Trindade que sois Um só Deus, tende piedade de nós!
 
Nossa Senhora Monte Carmelo, rogai por nós!
Senhora do Lugar,
Mãe da Divina Graça,
Rainha, Mãe e Irmã dos Carmelitas,
Virgem do Santo Escapulário,
São José, Patrono do Carmelo,
Santo Elias, Patriarca do Carmelo,
Santo Eliseu, Profeta do Carmelo,
Santo Alberto de Jerusalém,
São Brocardo, 
São Bertoldo,
São Simão Stock, presbítero, 
Santo Alberto de Trápani, presbítero, 
Santo Avertano, religioso, 
Santo Ângelo da Sicília, presbítero, 
São Pedro Tomás, bispo, 
Santo André Corsini, bispo, 
Santa Teresa de Jesus, virgem e doutora da Igreja, nossa mãe, 
São João da Cruz, presbítero e doutor da Igreja, nosso pai, 
Santa Maria Madalena de Pazzi, virgem, 
Santa Teresa Margarida Redi, virgem, 
Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa
Face, virgem e doutora da Igreja, 
Santa Elisabete da Trindade,virgem, 
Santa Teresa de Los Andes, virgem, 
Santa Teresa Benedita da Cruz, virgem e mártir, 
Santa Maria de Jesus Crucificado,virgem, 
Santa Maria Maravilhas de Jesus, virgem, 
Santa Joaquina de Vedruna, fundadora, 
São Nuno Álvares Pereira, religioso, 
São Ciríaco Elias Chavara, presbítero e fundador, 
São Rafael Kalinowski, presbítero, 
São Luís Martin e Santa Zélia Guerín, esposos e pais de Santa Teresinha, 
São Tito Brandsma, presbítero e mártir, 
Santo Henrique de Ossó e Cervelló, presbítero e fundador, 
São George Precca, presbítero e apóstolo do escapulário do Carmo, 
Santo Afonso Maria de Ligório, bispo e doutor da Igreja, 
São João Bosco, presbítero e fundador, 
São Pompílio Pirroti, presbítero, 
São João Maria Vianney, presbítero, 
São João Paulo II, papa, 
Todos os Santos devotos do Escapulário do Carmo, intercedei por nós! 
Beata Francisca d’Amboise, virgem, rogai por nós! 
Beata Ana de São Bartolomeu, virgem, 
Beata Maria da Encarnação, viúva e religiosa, 
Beata Maria dos Anjos, virgem, 
Beata Maria de Jesus, virgem, 
Beato Dionísio da Natividade, presbítero e mártir, 
Beato Redento da Cruz, religioso e mártir, 
Beato João Soreth, presbítero, 
Beato Francisco Palau y Quer, presbítero e fundador, 
Beato Batista Mantovano, presbítero, 
Beatos João Batista Duverneuil, Miguel Luís Brulard e Tiago Gagnot, presbíteros e mártires, 
Beata Teresa de Santo Agostinho e companheiras, virgens e mártires, 
Beato Afonso Mazurek, presbítero e mártir, 
Beatas Maria Pilar, Teresa e Maria Angeles, virgens e mártires, 
Beato Eufrásio do Menino Jesus, presbítero e mártir, 
Beato Eusébio do Menino Jesus, presbítero, e 15 companheiros mártires, 
Beato Lucas de São José, presbítero, e 13 companheiros mártires, 
Beata Maria Mercedes Prat, virgem e mártir, 
Beata Maria Sacrário de São Luís de
Gonzaga, virgem e mártir, 
Beata Maria Cândida da Eucaristia, virgem, 
Beata Elias de São Clemente, virgem, 
Beata Maria Josefina de Jesus Crucificado, virgem, 
Beata Maria Felícia de Jesus Sacramentado, virgem, 
Beata Teresa Maria da Cruz, fundadora, 
Beata Maria Teresa de São José, fundadora, 
Beato Maria-Eugênio do Menino Jesus, presbítero, 
Beato Isidoro Bakanja, leigo e mártir, 
Beato George Häfner, presbítero da OCDS e mártir, 
Beata Josefa Naval Girbés, virgem da OCDS, 
Todos os Santos e Santas de nossa Ordem,
Todos os Beatos e Beatas de nossa Ordem,
 
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo: perdoai-nos Senhor!
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo: ouvi-nos, Senhor!
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo: tende piedade de nós!
 
V. Rogai por nós, todos os Santos e Santas carmelitas.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!
 
Oremos:
Ajude-nos, ó Deus Todo-Poderoso, o patrocínio da Bem-Aventurada Virgem Maria, nossa Mãe, e a intercessão dos Santos e Santas carmelitas, para que, seguindo fielmente seus exemplos, sirvamos generosamente vossa Igreja com a oração e a vida apostólica. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Post a Comment