Santa Maria de Jesus Crucificado

Santa Maria de Jesus Crucificado

Mariam Baouardy nasceu a 05 de Janeiro de 1846, em Ibillin, numa pequena aldeia da Galileia, entre Nazaré e Haifa, numa família de rito greco-católico (Melquita). Seus pais perdem um após outro os doze filhos, sendo todos eles ainda muito pequenos.
 
Em sua profunda dor e confiança em Deus, decidiram então fazer uma peregrinação a Belém para rezar na Gruta da Natividade e pedir a graça de uma filha. É assim que Mariam veio ao mundo, no ano seguinte nasce seu irmão Boulos.
 
Mas, Mariam não tinha ainda 3 anos quando seu pai morre confiando-a à fiel custódia de São José. Alguns dias mais tarde morre sua mãe. É assim que Boulos é adotado por uma tia e Mariam por um tio de boa condição social.
 
De seus anos de infância na Galileia, guarda na memória, o maravilhar-se diante da beleza da Criação, da luz, das paisagens de onde tudo lhe fala de Deus e do sentimento, muito forte, de que “tudo passa”.
 
Uma experiência de criança é decisiva para sua vida futura: brinca com dois pequenos passarinhos e quer dar-lhe um banho… mas eles não resistem e morrem entre suas mãos.
 
Triste, ouve então interiormente estas palavras: “Vês? É assim que tudo passa, mas se queres dar-me teu coração, Eu ficarei para sempre contigo”.
 
Aos 08 anos faz sua primeira comunhão. Pouco depois seu tio parte para Alexandria com toda a família.
No Egito: Alexandria e o martírio
Mariam tem 12 anos quando sabe que seu tio quer casá-la. Decidida a dar-se totalmente a Deus, ela recusa a proposta. Tratam de persuadi-la e ameaçam-na. Nem as humilhações, nem os maus tratos puderam fazer mudar sua decisão.
 
Após três meses, ela visita um velho criado da casa de seu tio, para enviar uma carta a seu irmão que vive na Galileia para que venha ajudá-la.
 
Ouvindo a narração de seus sofrimentos, o criado que era muçulmano, exorta-a a converter-se ao Islã. Mariam recusa.
 
Encolerizado, o homem pega numa espada e corta-lhe a garganta, abandonando-a logo de seguida numa rua escura. Era dia 8 de Setembro.
 
Mas sua hora não havia chegado…  Ela acorda numa gruta, ao lado de uma jovem que parecia ser uma religiosa. Durante quatro semanas, ela cuida, alimenta e instrui Mariam.
 
Depois de estar curada, aquela que mais tarde ela revelará ser a Virgem Maria, leva-a a uma igreja.
 
Desde esse dia, Mariam irá de cidade em cidade (Alexandria, Jerusalém, Beirute, Marselha…), como doméstica, elegendo preferencialmente as famílias pobres, ajudando-as, mas deixando-as quando elas a honram demasiado.
 
Mas, ela irá ser também de maneira particular, testemunho desse “universo invisível”. Esse universo que nós cremos sem vê-lo e que ela experimentou duma maneira muito forte.
 
 
Em Marselha: as Irmãs de São José
 
Em 1865 Mariam encontra-se em Marselha. Entra em contacto com as Irmãs de São José da Aparição. Tem 19 anos, mas só parece ter 12 ou 13.
 
Fala mal o francês e possui uma saúde frágil, de todos modos é admitida ao noviciado e sua alegria é enorme por poder entregar-se assim a Deus.
 
Sempre disposta aos trabalhos mais pesados, ela passa a maior parte de seu tempo lavando ou na cozinha. Mas, dois dias por semanas revive a Paixão de Jesus, recebe os estigmas (que na sua simplicidade crê ser uma enfermidade) e começam a manifestar-se toda a classe degraças extraordinárias.
 
Algumas irmãs ficam desconcertadas com o que se passa com ela, e ao final de 02 anos de noviciado, não é admitida na Congregação.
 
É assim que um conjunto de circunstâncias a levam até ao Carmelo de Pau…
A Recepção de Mariam no Carmelo de Pau:
 
É recebida em Junho de 1867. Ali, no meio de todas as provas que terá de atravessar, encontrará sempre o amor e a compreensão. Ingressa de novo no noviciado, donde recebe o nome de Irmã Maria de Jesus Crucificado.
 
Insiste em ser admitida como ‘irmã conversa’, pois gosta mais do serviço aos outros, tendo por outro lado dificuldades de leitura, nomeadamente na recitação do Oficio Divino. Sua simplicidade e sua generosidade conquistam os corações de todos.
 
Suas palavras proferidas depois de um êxtase são o fruto de sua vida: “Onde está a caridade ali também está Deus. Se pensais em fazer o bem a vosso irmão, Deus pensará em vós. Se cavais um poço para vosso irmão, caíreis nele; o poço será para vós. Mas, se fazeis um céu para vosso irmão, esse céu será para vós…”.
 
Dom da profecia, ataques do demônio ou êxtases… entre todas as graças divinas das quais está colmada, ela sabe, de maneira muito profunda, ser ‘nada’ diante de Deus, e quando fala dela mesma se chama “o pequeno nada”, é realmente a expressão profunda de seu ser.
 
É o que a faz penetrar a insondável profundidade da misericórdia divina onde ela encontra a sua alegria, suas delicias e a sua vida…
 
“A humildade é feliz de ser nada, ela não se apega a nada, ela não se cansa nunca de nada. Está contente, é feliz, donde quer que esteja é feliz, está satisfeita com tudo… Felizes os pequenos!”.
 
Ali está a fonte de seu abandono entre graças mais estranhas e os acontecimentos humanos mais desconcertantes.
 
A fundação do Carmelo de Mangalore na Índia
 
Após 3 anos, em 1870, parte com um pequeno grupo de irmãs para fundar o primeiro mosteiro de carmelitas na Índia, em Mangalore. A viagem de barco foi uma aventura e três religiosas morrem antes de chegarem.
 
De todos modos, são enviados reforços, e em finais de 1870 pode-se iniciar a vida claustral. Suas experiências extraordinárias continuam sem impedir-lhe a realização dos trabalhos mais pesados e de dar atenção aos problemas inerentes a uma nova fundação.
 
Durante seus êxtases, as irmãs às vezes podiam ver seu rosto resplandecente na cozinha ou noutro local.
 
Participa em espírito nos acontecimentos da igreja, por exemplo, nas perseguições na China e também parece ser possuída exteriormente pelo demônio, fazendo-lhe viver terríveis tormentos e combates. Esta possessão demoníaca de forma alguma é fruto de “culpa” ou pecado seu, mas, foi um meio encontrado e permitido pelo Senhor de purificar e santificar ainda mais sua santa serva através desse tipo singular de sofrimento.
 
Foi o começo de muitas incompreensões na sua comunidade, onde duvidaram da autenticidade do que ela vivia. Não obstante, pôde emitir seus votos no final do noviciado a 21 de Novembro de 1871; mas as tensões criadas em seu redor acabaram por provocar o seu regresso ao Carmelo de Pau em 1872.
O regresso ao Carmelo de Pau
 
Naquele lugar leva de novo a sua vida simples de ‘irmã conversa’ no meio do carinho de suas irmãs, e sua alma dilata-se. Durante alguns êxtases, ela que é quase analfabeta, profere repentinamente em exultação de gratidão até Deus, poesias duma grande beleza, cheias de encanto e candor oriental, onde a criação inteira canta ao seu Criador.
 
Pelo ímpeto de sua alma até Deus, ela elevar-se-á até ao cima de um árvore sobre uma rama que não suportaria nem sequer uma pequenina ave. “Todo o mundo dorme. E Deus, tão repleto de bondade, tão grande, tão digno de louvores, é esquecido! Ninguém pensa Nele!
 
Vede, toda a natureza O louva, o céu, as estrelas, as árvores, as ervas, tudo O louva; o homem, que conhece os seus benefícios, que deveria louvá-Lo, dorme!… Vamos, vamos despertar o universo!”
 
São numerosos os que procuram Mariam para consolo, conselhos, para que reze pelas suas intenções, partem iluminados e fortificados com este encontro.
 
A fundação do Carmelo de Belém
 
Pouco depois de seu regresso de Mangalore, ela começa a falar da fundação de um Carmelo em Belém. Os obstáculos são numerosos, mas dissipam-se progressivamente, incluso de maneira inesperada. Por fim a autorização é dada por Roma e a 20 de Agosto de 1875 um pequeno grupo de carmelitas embarca para esta aventura.
 
O Senhor mesmo guia Mariam na escolha do local e na forma de construção de novo Carmelo. Como ela é a única que fala árabe, encarrega-se particularmente de seguir os trabalhos, “imersa na areia e na cal”. A comunidade instalar-se-á no dia 21 de Novembro de 1876, enquanto que certos trabalhos continuam.
 
Prepara também a fundação de um Carmelo em Nazaré, viajando até lá para comprar o terreno, em Agosto de 1878.
 
Durante essa viagem é lhe revelado por Deus o lugar de Emaús. Ela pede a ajuda de Berthe Dartigaux (uma benfeitora de grande riqueza) para comprá-lo para o Carmelo.
 
De volta a Belém, retoma a vigilância dos trabalhos debaixo de um calor sufocante. Quando leva algo para beber aos trabalhadores, Mariam cai de uma escada e fratura um braço. Infelizmente, é uma fratura exposta, que causa-lhe uma terrível infecção.
 
A gangrena vai avançar muito rapidamente e morre poucos dias depois, a 26 de agosto de 1878, aos 32 anos.
 
Mariam Baouardy é mais um dos grandes luzeiros de nossa Ordem. Nós, carmelitas, aproveitando este ano de sua canonização, procuremos ler e aprofundar sua maravilhosa e santa vida. Existe para venda um livro muito bom que narra com mais detalhes a vida da santa: Mariam, a carismática, que pode ser adquirido em lojas católicas. 

LITURGIA DAS HORAS

Memória

Maria Baouardy descendente de uma família greco-melquita católica, nasceu em Abellin, localidade da Galileia, em 1846. Ingressou no convento das carmelitas descalças de Pau (França), em 1867. Consagrou-se a Deus pelos votos religiosos em Magalore, cidade da Índia, para onde tinha ido como cofundadora em 1870. Voltando à França em 1872, transladou-se, três anos mais tarde, para a Terra Santa. Construiu em Belém um mosteiro da Ordem e providenciou a ereção de outro em Nazaré. Foi dotada de extraordinárias graças sobrenaturais e, principalmente, de rara humildade. Distinguiu-se também por sua acendrada devoção ao Espírito Santo e seu ardente amor à Igreja e ao Sumo Pontífice. Entregou sua alma a Deus, em Belém, no ano de 1878. Foi beatificada pelo Papa São João Paulo II em 13 de novembro de 1983 e canonizada pelo Papa Francisco em 17 de maio de 2015.

Invitatório

O Invitatório tem seu lugar no início da oração cotidiana, ou seja, antepõe-se ao Ofício de Leituras ou as Laudes, conforme se comece o dia por uma ou por outra ação litúrgica.

V. Abri os meus lábios, ó Senhor
R. E minha boca anunciará vosso louvor.

Salmo 94 (95)

Convite ao louvor de Deus

Animai-vos uns aos outros, dia após dia, enquanto ainda se disser ‘hoje’ (Hb 3, 13).


Um solista canta ou reza a antífona e a assembleia a repete:

R. Ao Senhor, Rei das virgens, oh! vinde, adoremos!

–1 Vinde, exultemos de alegria no Senhor, *
aclamemos o Rochedo que nos salva!
–2 Ao seu encontro caminhemos com louvores, *
e com cantos de alegria o celebremos!

R. Ao Senhor, Rei das virgens, oh! vinde, adoremos!

–3 Na verdade, o Senhor é o grande Deus, *
o grande Rei, muito maior que os deuses todos.
–4 Tem nas mãos as profundezas dos abismos, *
e as alturas das montanhas lhe pertencem;
–5 o mar é dele, pois foi ele quem o fez, *
e a terra firme suas mãos a modelaram.

R. Ao Senhor, Rei das virgens, oh! vinde, adoremos!

–6 Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, *
e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!
=7 Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, †
e nós somos o seu povo e seu rebanho, *
as ovelhas que conduz com sua mão.

R. Ao Senhor, Rei das virgens, oh! vinde, adoremos!

=8 Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: †
“Não fecheis os corações como em Meriba, *
9 como em Massa, no deserto, aquele dia,
– em que outrora vossos pais me provocaram, *
apesar de terem visto as minhas obras”.

R. Ao Senhor, Rei das virgens, oh! vinde, adoremos!

=10Quarenta anos desgostou-me aquela raça †
e eu disse: “Eis um povo transviado, *
11 seu coração não conheceu os meus caminhos!”
– E por isso lhes jurei na minha ira: *
“Não entrarão no meu repouso prometido!”

R. Ao Senhor, Rei das virgens, oh! vinde, adoremos!

Demos glória a Deus Pai onipotente
e a seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, †
e ao Espírito que habita em nosso peito *
pelos séculos dos séculos. Amém.

R. Ao Senhor, Rei das virgens, oh! vinde, adoremos!

Ofício de Leituras


V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
R. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Hino

Para uma virgem mártir

O mais suave dos hinos
Entoe o povo de Deus,
Pois eis que hoje uma virgem
Subiu à glória dos céus

No exílio ainda da terra
Já se entregava ao louvor
Agora, junta-se aos santos
Nos mesmos hinos de amor

A frágil carne domando
Rosa entre espinhos floriu:
Calcando as pompas do mundo
Do Cristo os passos seguiu.

As suas preces ouvindo
Jesus nos dê sua mão,
Sempre a guiar nossos passos
Para a celeste mansão

Ao Pai e ao Espírito unido,
Nós te adoramos, Jesus:
Caminho estreito e seguro
Que à vida eterna conduz.

Salmodia

Ant. 1 Virgem sábia e vigilante, já brilhais na eterna glória com Jesus, o eterno Verbo, vosso Esposo imaculado.



SALMO 18(19)A


–2 Os céus proclamam a glória do Senhor, *
e o firmamento, a obra de suas mãos;
–3 o dia ao dia transmite esta mensagem, *
a noite à noite publica esta notícia.

–4 Não são discursos nem frases ou palavras, *
nem são vozes que possam ser ouvidas;
–5 seu som ressoa e se espalha em toda a terra, *
chega aos confins do universo a sua voz.

–6 Armou no alto uma tenda para o sol; *
ele desponta no céu e se levanta
– como um esposo do quarto nupcial, *
como um herói exultante em seu caminho.

–7 De um extremo do céu põe-se a correr *
e vai traçando o seu rastro luminoso,
– até que possa chegar ao outro extremo, *
e nada pode fugir ao seu calor.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Virgem sábia e vigilante, já brilhais na eterna glória com Jesus, o eterno Verbo, vosso Esposo imaculado.

Ant. 2 Todo amor eu consagrei a Jesus Cristo, meu Senhor; e o preferi aos bens do mundo e a glória desta terra.

 

Salmo 44 (45)



=2Transborda um poema do meu coração; †
vou cantar-vos, ó Rei, esta minha canção; *
minha língua é qual pena de um ágil escriba.

=3Sois tão belo, o mais belo entre os filhos dos homens! †
Vossos lábios espalham a graça, o encanto, *
porque Deus, para sempre, vos deu sua bênção.

–4Levai vossa espada de glória no flanco, *
herói valoroso, no vosso esplendor;
–5saí para a luta no carro de guerra *
em defesa da fé, da justiça e verdade!

= Vossa mão vos ensine valentes proezas, †
6vossas flechas agudas abatam os povos *
e firam no seu coração o inimigo!

=7Voso trono, ó Deus, é eterno, é sem fim; †
vosso cetro real é sinal de justiça: *
8Vós amais a justiça e odiais a maldade.

= É por isso que Deus vos ungiu com seu óleo, †
deu-vos mais alegria que aos vossos amigos. *
9Vossas vestes exalam preciosos perfumes.

– De ebúrneos palácios os sons vos deleitam. *
10 As filhas de reis vêm ao vosso encontro,
– e à vossa direita se encontra a rainha *
com veste esplendente de ouro de Ofir.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Todo amor eu consagrei a Jesus Cristo, meu Senhor; e o preferi aos bens do mundo e a glória desta terra.

Ant. 3 O Rei se encantou com a vossa beleza; prestai-lhe homenagem: é o vosso Senhor!

Salmo 44 (45)
 
II


–11 Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: *
“Esquecei vosso povo e a casa paterna!
–12 Que o Rei se encante com vossa beleza! *
Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor!

–13 O povo de Tiro vos traz seus presentes, *
os grandes do povo vos pedem favores.
–14 Majestosa, a princesa real vem chegando, *
vestida de ricos brocados de ouro.

–15 Em vestes vistosas ao Rei se dirige, *
e as virgens amigas lhe formam cortejo;
–16 entre cantos de festa e com grande alegria, *
ingressam, então, no palácio real”.

–17 Deixareis vossos pais, mas tereis muitos filhos; *
fareis deles os reis soberanos da terra.
–18 Cantarei vosso nome de idade em idade, *
para sempre haverão de louvar-vos os povos!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. 3 O Rei se encantou com a vossa beleza; prestai-lhe homenagem: é o vosso Senhor!

V. O caminho da vida me ensinais.
R. Delícia eterna e alegria ao vosso lado.

Primeira Leitura

Da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 7, 25-40

A virgindade cristã

 

Irmãos: A respeito das pessoas solteiras, não tenho nenhum mandamento do Senhor. Mas, como alguém que, por misericórdia de Deus, merece confiança, dou uma opinião: Penso que, em razão das angústias presentes, é vantajoso não se casar, é bom cada qual estar assim. Estás ligado a uma mulher? Não procures desligar-te. Não estás ligado a nenhuma mulher? Não procures ligar-te. Se, porém, casares, não pecas. E, se a virgem se casar, não peca. Mas as pessoas casadas terão as tribulações da vida matrimonial; e eu gostaria de poupar-vos isso. Eu digo, irmãos: o tempo está abreviado. Então, que, doravante, os que têm mulher vivam como se não tivessem mulher; e os que choram, como se não chorassem, e os que estão alegres, como se não estivessem alegres, e os que fazem compras, como se não possuíssem adquirindo coisa alguma; e os que usam do mundo, como se dele não estivessem gozando. Pois a figura deste mundo passa. Eu gostaria que estivésseis livres de preocupações. O homem não casado é solícito pelas coisas do Senhor e procura agradar ao Senhor. O casado preocupa-se com as coisas do mundo e procura agradar à sua mulher e, assim, está dividido. Do mesmo modo, a mulher não casada e a jovem solteira têm zelo pelas coisas do Senhor e procuram ser santas de corpo e espírito. Mas a que se casou preocupa-se com as coisas do mundo e procura agradar ao seu marido. Digo isto para o vosso próprio bem e não para vos armar um laço. O que eu desejo é levar-vos ao que é melhor, permanecendo junto ao Senhor, sem outras preocupações. Se alguém, transbordando de paixão, acha que não vai poder respeitar sua noiva, e que as coisas devem seguir o seu curso, faça o que quiser; não peca; que se casem. Quem, ao contrário, por uma firme convicção, sem constrangimento, mas por livre vontade, resolve respeitar a sua noiva, fará bem. Portanto, quem se casa com sua noiva faz bem, e quem não se casa procede melhor. A mulher está ligada ao marido enquanto ele vive; uma vez que o marido faleça, ela fica livre de casar com quem quiser, mas só no Senhor. Mais feliz será ela se permanecer assim, conforme meu conselho. Pois também creio ter o Espírito de Deus.


Responsório

R. O Rei se encantou com a tua beleza, que ele criou;
* É teu Deus, é teu Rei, teu Senhor, teu Esposo.
V. Recebeste o dote de Deus, teu Esposo:
redenção, santidade, enfeites e joias.
* É teu Deus, é teu Rei, teu Senhor, teu Esposo.

 

Segunda Leitura

Das Catequeses de são Cirilo de Jerusalém, bispo

(Catequese 16, sobre o Espírito Santo, 1, 12. 16: PG 33))

 

O Espírito Santo produz múltiplos efeitos
 
O Espírito Santo, embora seja único e com um só modo de ser, indivisível, reparte a cada um a graça como lhe apraz. E, assim como um tronco seco, ao receber água, germina; de mesmo modo, a alma pecadora que, pela penitência, se torna digna do Espírito Santo, produz frutos de santidade. Embora não tenha mais que um só e idêntico modo de ser, o Espírito Santo, sob o impulso do Pai e em nome de Cristo, produz múltiplos efeitos.
Serve-se da língua de uns para o carisma da sabedoria; ilustra a mente de outros com o dom da profecia; a este, concede-lhe poder para expulsar demônios; àquele, outorga-lhe o dom de interpretar as divinas Escrituras. Fortalece nestes a temperança; naqueles, a misericórdia; a este, ensina a praticar o jejum e a vida ascética; àquele, a dominar as paixões; a outros, prepara-os para o martírio.
O Espírito se manifesta, pois, distinto em cada um, mas nunca diverso de si mesmo. Chega mansa e suavemente. É experimentado como finíssima fragrância; seu jugo não poderia ser mais leve. Fulgurantes raios de luz e de conhecimento anunciam sua vinda. Aproxima-se com os sentimentos entranháveis de um autêntico protetor: pois vem para salvar, curar, ensinar, aconselhar, fortalecer, consolar e iluminar a alma, primeiro de quem o recebe, em seguida, por este, a dos demais.
Assim como quem antes se movia nas trevas, ao contemplar e receber luz do sol em seus olhos corporais, é capaz de ver claramente o que pouco antes não percebia; do mesmo modo, quem se fez digno dos dons do Espírito Santo, é iluminado em sua alma e, elevado sobrenaturalmente, chega a perceber o que antes ignorava. Ainda que o corpo continue na terra, alma contempla já o céu como num espelho.


Responsório

R. Como és agraciada, virgem de Cristo,
*Pois mereceste a coroa do Senhor, a coroa da virgindade perpétua!
V. Ninguém poderá te arrebatar a palma da virgindade, nem te separar do amor do Filho de Deus!
*Pois mereceste a coroa do Senhor, a coroa da virgindade perpétua!

 

Oração

Ó Deus, Pai de misericórdia e consolação, introduzistes na contemplação dos mistérios de vosso Filho, Santa Míriam, filha humilde da Terra Santa, e a fizestes testemunha da caridade e do gozo do Espírito Santo. Concedei-nos, por sua intercessão, que, associados aos sofrimentos de Cristo, transbordemos de venturosa alegria na manifestação de vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


V. Bendigamos ao Senhor.
R. Graças a Deus.

Laudes


V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
R. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

 

Hino

Para uma virgem


Com tua lâmpada acesa,
Viste chegar o Senhor:
Do Esposo sentas-te à mesa,
Cheia de graça e esplendor.


Para uma eterna aliança

Põe-te no dedo um anel;
Cessam a fé e a esperança
Belém se torna Betel.


Dá que aprendamos contigo

Ter sempre os olhos nos céus:
Calcar o mundo inimigo,
Buscar a glória de Deus


Jesus nos dê, por Maria

Que como Mãe te acolheu,
Tê-lo na terra por guia,
ao caminhar para o céu.


Ao Pai e ao Espírito glória,

Ao Filho o mesmo louvor,
Pois virginal é a vitória
Da que desposa o Senhor

 

Ant. 1 Eu me decido livremente pelo Cristo: com ardente coração eu quero amá-lo e desejo estar com ele para sempre.

 
Salmo 62 (63), 2-9

 

Sede de Deus
Vigia diante de Deus, quem rejeita as obras das trevas (cf. 1Ts 5,5)


— 2Sois vós, ó Senhor, o meu Deus!*
Desde a aurora ansioso vos busco!
= A minh’alma tem sede de vós,+
minha carne também vos deseja,*
como terra sedenta e sem água!

 

— 3Venho, assim, contemplar-vos no templo,*
para ver vossa glória e poder.
— 4Vosso amor vale mais do que a vida:*
e por isso meus lábios vos louvam.

 

— 5Quero, pois, vos louvar pela vida,*
e elevar para vós minhas mãos!
— 6A minh’alma será saciada,*
como em grande banquete de festa;
— cantará a alegria em meus lábios,*
ao cantar para vós meu louvor!

 

– 7Penso em vós no meu leito, de noite,*
nas vigílias suspiro por vós!
— 8Para mim fostes sempre um socorro;*
de vossas asas à sombra eu exulto!
— 9Minha alma se agarra em vós;*
com poder vossa mão me sustenta.

 

-Gloria ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo*
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

 

Ant. 1 Eu me decido livremente pelo Cristo: com ardente coração eu quero amá-lo e desejo estar com ele para sempre.

 

Ant. 2 Bendizei o senhor, santas virgens, que vos chama ao amor indiviso e coroa em vós os seus dons!

 

Cântico Dn 3,57-88.56

 Louvor das criaturas ao Senhor

 Louvai o nosso Deus, todos os seus servos (Ap 19,5)


– 57Obras do Senhor, bendizei o Senhor,*
louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
– 58Céus do Senhor, bendizei o Senhor!
59Anjos do Senhor, bendizei o Senhor!
(R. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
Ou R. A ele glória e louvor eternamente)

 

– 60Águas do alto céu, bendizei o Senhor!*
61Potências do Senhor, bendizei o Senhor!
– 62Lua e sol, bendizei o Senhor!*
63Astros e estrelas bendizei o Senhor!
(R.)

– 64Chuvas e orvalhos, bendizei o Senhor!*
65Brisas e ventos, bendizei o Senhor!
– 66Fogo e calor, bendizei o Senhor!*
67Frio e ardor, bendizei o Senhor!
(R.)

– 68Orvalhos e garoas, bendizei o Senhor!*
69Geada e frio, bendizei o Senhor!
– 70Gelos e neves, bendizei o Senhor!*
71Noites e dias, bendizei o Senhor!
(R.)

– 72Luzes e trevas, bendizei o Senhor!*
73Raios e nuvens, bendizei o Senhor!
–74Ilhas e terra, bendizei o Senhor!*
Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
(R.)

– 75Montes e colinas, bendizei o Senhor!*
76Plantas da terra, bendizei o Senhor!
– 77Mares e rios, bendizei o Senhor!*
78Fontes e nascentes, bendizei o Senhor!
(R.)

– 79Baleias e peixes, bendizei o Senhor!*
80Pássaros do céu, bendizei o Senhor!
– 81Feras e rebanhos, bendizei o Senhor!*
82Filhos dos homens, bendizei o Senhor!
(R.)

– 83Filhos de Israel, bendizei o Senhor!*
Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
– 84Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor!*
85Servos do Senhor, bendizei o Senhor!

(R.)

– 86Almas dos justos, bendizei o Senhor!*
87Santos e humildes, bendizei o Senhor!
– 88Jovens Misael, Ananias e Azarias, *
louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
(R.)

– ao Pai e ao Filho e ao espírito Santo*
louvemos e exaltemos pelos séculos sem fim!
– 56Bendito sois, Senhor, no firmamento dos céus!*
Sois digno de louvor e de glória eternamente!
(R.)

(No fim deste cântico não se diz Glória ao Pai)

 

Ant. 2 Bendizei o senhor, santas virgens, que vos chama ao amor indiviso e coroa em vós os seus dons!

 

Ant. 3 Exultem os fiéis em sua glória, pois a carne e o sangue superaram e alcançaram a vitória sobre o mundo.

 

Salmo 149
A alegria e o louvor dos santos
Os filhos da Igreja, novo povo de Deus, se alegrem no seu Rei Cristo Jesus (Hesíquio)


— 1Cantai ao Senhor Deus um canto novo,*
e o seu louvor na assembleia dos fiéis!
— 2Alegre-se Israel em quem o fez,*
e Sião se rejubile no seu Rei!
— 3Com danças glorifiquem o seu nome,*
toquem harpa e tambor em sua honra!

 

— 4Porque, de fato, o Senhor ama seu povo*
e coroa com vitória os seus humildes.
— 5Exultem os fiéis por sua glória,*
e cantando se levantem de seus leitos,
— 6com louvores do Senhor em sua boca*
e espadas de dois gumes em sua mão,

 

— 7para exercer sua vingança entre as nações,*
e infligir o seu castigo entre os povos,
— 8colocando nas algemas os seus reis,*
e seus nobres entre ferros e correntes,
— 9para aplicar-lhes a sentença já escrita:*
Eis a glória para todos os seus santos.

 

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

 

Ant. 3 Eu farei do vencedor uma coluna no meu templo.

 

Leitura breve Ct 8, 7

Águas torrenciais jamais apagarão o amor, nem rios poderão afoga-lo. Se alguém oferecesse todas as riquezas de sua casa para comprar o amor, seria tratado com desprezo.

 

Responsório breve

R. Senhor, é vossa face que eu procuro.
Meu coração fala convosco confiante. R. O Senhor.
V. Senhor, não me escondais a vossa face
Meu coração.
R. Glória, ao Pai. R. Senhor, é vossa face.

 

Cântico Evangélico, ant.

A virgem prudente entrou para as bodas e vive com Cristo na glória celeste.
Como o sol, ela brilha entre os coros das virgens.

 

Cântico evangélico: Benedictus Lc 1, 68-79

 
O Messias e seu Precursor


–68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
porque a seu povo visitou e libertou;
–69 e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor,

 

–70 como falara pela boca de seus santos, *
os profetas desde os tempos mais antigos,
–71 para salvar-nos do poder dos inimigos *
e da mão de todos quantos nos odeiam.

 

–72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
recordando a sua santa Aliança
–73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo,

 

= a ele nós sirvamos sem temor †
75 em santidade e em justiça diante dele, *
enquanto perdurarem nossos dias.
=76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, †
pois irás andando à frente do Senhor *
para aplainar e preparar os seus caminhos,

 

–77 anunciando ao seu povo a salvação, *
que está na remissão de seus pecados;
–78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, *
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,

 

–79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas *
e na sombra da morte estão sentados
– e para dirigir os nossos passos, *
guiando-os no caminho da paz.

 

-Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo*
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

 

Cântico Evangélico, ant.

A virgem prudente entrou para as bodas e vive com Cristo na glória celeste.
Como o sol, ela brilha entre os coros das virgens.

 

Preces

Glorifiquemos a Cristo, esposo e prêmio das virgens; e lhe supliquemos com fé:

R. Jesus, prêmio das virgens, ouvi-nos!

 

Cristo, amado pelas santas virgens como único Esposo,
– concedei que nada nos separe do vosso amor. R.

 

Coroaste Maria, como Rainha das virgens;
– concedei-nos, por sua intercessão, que vos sirvamos sempre de coração puro. R.

 

Por intercessão de vossas servas, que a vós se consagraram de todo coração para serem santas de corpo e de alma;
– concedei que jamais a instável figura deste mundo nos afaste de vós. R.

 

Senhor Jesus, esposo por cuja vinda as virgens prudentes esperaram sem desanimar;
– concedei que vos aguardemos vigilantes na esperança. R.

 

Por intercessão de Santa Míriam de Jesus Crucificado, uma das virgens sábias e prudentes,
– concedei-nos sabedoria e uma vida sem mancha. R.

 

(intenções livres)

Pai nosso…

 

Oração

 

Ó Deus, Pai de misericórdia e consolação, introduzistes na contemplação dos mistérios de vosso Filho, Santa Míriam, filha humilde da Terra Santa, e a fizestes testemunha da caridade e do gozo do Espírito Santo. Concedei-nos, por sua intercessão, que, associados aos sofrimentos de Cristo, transbordemos de venturosa alegria na manifestação de vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


V. O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna.
R. Amém.

 

Hora Média
 
Oração das Doze Horas


V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
R. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

 

Hino

O louvor de Deus cantemos
com fervor no coração,
pois agora a hora sexta
nos convida à oração.

 

Nesta hora foi-nos dada
gloriosa salvação
pela morte do Cordeiro,
que na cruz trouxe o perdão.

 

Ante o brilho de tal luz
se faz sombra o meio-dia.
Tanta graça e tanto brilho
vinde haurir, com alegria.

 

Seja dada a glória ao Pai
e ao Unigênito também,
com o Espírito Paráclito,
pelos séculos. Amém.

 

Salmodia Complementar

Ant. Sustentai-me e viverei como dissestes;
Não podeis decepcionar minha esperança!

 
Salmo 122 (123)
Deus, esperança do seu povo
 
Dois cegos…começaram a gritar: Senhor, Filho de Davi, tem piedade de nós! (Mt 20, 30)


–1 Eu levanto os meus olhos para vós, *
que habitais nos altos céus.
–2 Como os olhos dos escravos estão fitos *
nas mãos do seu senhor,

 

– como os olhos das escravas estão fitos *
nas mãos de sua senhora,
– assim os nossos olhos, no Senhor, *
até de nós ter piedade.

 

–3 Tende piedade, ó Senhor, tende piedade; *
já é demais esse desprezo!
–4 Estamos fartos do escárnio dos ricaços *
e do desprezo dos soberbos!

 

V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
R. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

 

Salmo 123 (124)
O nosso auxílio está no nome do Senhor
O Senhor disse a Paulo: Não tenhas medo, porque eu estou contigo (At 18,9-10).


–1 Se o Senhor não estivesse ao nosso lado, *
que o diga Israel neste momento;
–2 se o Senhor não estivesse ao nosso lado, *
quando os homens investiram contra nós,
–3 com certeza nos teriam devorado *
no furor de sua ira contra nós.

 

–4 Então as águas nos teriam submergido, *
a correnteza nos teria arrastado,
–5 e então, por sobre nós teriam passado *
essas águas sempre mais impetuosas.
–6 Bendito seja o Senhor, que não deixou *
cairmos como presa de seus dentes!

 

–7 Nossa alma como um pássaro escapou *
do laço que lhe armara o caçador;
– o laço arrebentou-se de repente, *
e assim nós conseguimos libertar-nos.
–8 O nosso auxílio está no nome do Senhor, *
do Senhor que fez o céu e fez a terra!

 

V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
R. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

 

Salmo 124 (125)
Deus, protetor de seu povo
A paz para o Israel de Deus (cf. Gl 6,16).


–1 Quem confia no Senhor é como o monte de Sião: *
nada o pode abalar, porque é firme para sempre.
=2 Tal e qual Jerusalém, toda cercada de montanhas, †
assim Deus cerca seu povo de carinho e proteção, *
desde agora e para sempre, pelos séculos afora.

 

=3 O Senhor não vai deixar prevalecer por muito tempo †
o domínio dos malvados sobre a sorte dos seus justos, *
para os justos não mancharem suas mãos na iniquidade.

 

=4 Fazei o bem, Senhor, aos bons e aos que têm reto coração, †
5 mas os que seguem maus caminhos, castigai-os com os maus! *
Que venha a paz a Israel! Que venha a paz ao vosso povo!

 

V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
R. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

 

Ant. Sustentai-me e viverei como dissestes;
Não podeis decepcionar minha esperança!



Leitura Breve 1Cor 7, 25
A respeito das pessoas solteiras, não tenho nenhum mandamento do Senhor. Mas, como alguém que, por misericórdia de Deus, merece confiança, dou uma opinião.

V. Eis a virgem previdente e vigilante em alta noite.
R. Vai, com suas companheiras, ao encontro do Senhor.

 

Oração

 

Ó Deus, Pai de misericórdia e consolação, introduzistes na contemplação dos mistérios de vosso Filho, Santa Míriam, filha humilde da Terra Santa, e a fizestes testemunha da caridade e do gozo do Espírito Santo. Concedei-nos, por sua intercessão, que, associados aos sofrimentos de Cristo, transbordemos de venturosa alegria na manifestação de vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


V. Bendigamos ao Senhor.
R. Graças a Deus.

 

Vésperas


V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
R. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

 

Hino
Para uma virgem


Jesus, coroa das virgens,
Por Virgem Mãe concebido,
Perdoai os nossos pecados,
Atendei nosso pedido!


Por entre as virgens passando,

Entre alvos lírios pousais,
E a todas elas saudando
O prêmio eterno entregais


Por toda a parte onde fordes,

As virgens seguem cantando,
E os mais suaves louvores

Vão pelo céu ressoando.


Nós vos pedimos a graça
De um coração sem pecado,
Qual diamante sem jaça,
Por vosso amor transformado


Ao Pai e ao Espírito unido,

Vos adoramos, ó Filho:
Por Virgem Mãe concebido,
Das virgens todas o auxílio.

 

Salmodia

Ant. 1 Consagrei-me totalmente a vós, Senhor, divino Esposo! Agora vou ao vosso encontro, tendo acesa a minha lâmpada.

 

Salmo 121(122)
Vós vos aproximastes do monte Sião e da cidade do Deus vivo, a Jerusalém celeste (Hb 12,22).


–1 Que alegria, quando ouvi que me disseram: *
‘Vamos à casa do Senhor!’
–2 † E agora nossos pés já se detêm, *
Jerusalém, em tuas portas.

 

–3 Jerusalém, cidade bem edificada *
num conjunto harmonioso;
–4 para lá sobem as tribos de Israel, *
as tribos do Senhor.

 

– Para louvar, segundo a lei de Israel, *
o nome do Senhor.
–5 A sede da justiça lá está *
e o trono de Davi.

 

–6 Rogai que viva em paz Jerusalém, *
e em segurança os que te amam!
–7 Que a paz habite dentro de teus muros, *
tranquilidade em teus palácios!

 

–8 Por amor a meus irmãos e meus amigos, *
peço: ‘A paz esteja em ti!’
–9 Pelo amor que tenho à casa do Senhor, *
eu te desejo todo bem!

 

V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
R. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

 

Ant. 1 Consagrei-me totalmente a vós, Senhor, divino Esposo! Agora vou ao vosso encontro, tendo acesa a minha lâmpada.

 

Ant. 2 Felizes os puros em seu coração, porque eles verão o seu Deus face a face.

 

Salmo 126(127)
O trabalho sem Deus é inútil
Vós sois a construção de Deus (1Cor 3,9).


–1 Se o Senhor não construir a nossa casa, *
em vão trabalharão seus construtores;
– Se o Senhor não vigiar nossa cidade, *
em vão vigiarão as sentinelas!

 

–2 É inútil levantar de madrugada, *
ou à noite retardar vosso repouso,
– para ganhar o pão sofrido do trabalho, *
que a seus amados Deus concede enquanto dormem.

 

–3 Os filhos são a bênção do Senhor, *
o fruto das entranhas, sua dádiva.
–4 Como flechas que um guerreiro tem na mão, *
são os filhos de um casal de esposos jovens.

 

–5 Feliz aquele pai que com tais flechas *
consegue abastecer a sua aljava!
– Não será envergonhado ao enfrentar *
seus inimigos junto às portas da cidade.

 

V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
R. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

 

Ant. 2 Felizes os puros em seu coração, porque eles verão o seu Deus face a face.

 

Ant. 3 A minha firmeza é a força de Cristo; o meu fundamento é a Pedra angular.

 
Cântico Ef 1,3-10


–3 Bendito e louvado seja Deus, *
o Pai de Jesus Cristo, Senhor nosso,
– que do alto céu nos abençoou em Jesus Cristo *
com bênção espiritual de toda sorte!

(R. Bendito sejais vós, nosso Pai, que nos abençoastes em Cristo!)

 

–4 Foi em Cristo que Deus Pai nos escolheu, *
já bem antes de o mundo ser criado,
– para que fôssemos, perante a sua face, *
sem mácula e santos pelo amor.

(R. Bendito sejais vós, nosso Pai, que nos abençoastes em Cristo!)

 

=5 Por livre decisão de sua vontade, †
predestinou-nos, através de Jesus Cristo, *
a sermos nele os seus filhos adotivos,
–6 para o louvor e para a glória de sua graça,*
que em seu Filho bem-amado nos doou.

(R. Bendito sejais vós, nosso Pai, que nos abençoastes em Cristo!)

 

–7 É nele que nós temos redenção, *
dos pecados remissão pelo seu sangue.
= Sua graça transbordante e inesgotável †
8 Deus derrama sobre nós com abundância, *
de saber e inteligência nos dotando.

(R. Bendito sejais vós, nosso Pai, que nos abençoastes em Cristo!)

 

–9 E assim, ele nos deu a conhecer *
o mistério de seu plano e sua vontade,
– que propusera em seu querer benevolente, *
10 na plenitude dos tempos realizar:
– o desígnio de, em Cristo, reunir *
todas as coisas: as da terra e as do céu.

(R. Bendito sejais vós, nosso Pai, que nos abençoastes em Cristo!)

 

V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
R. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

 

Ant. 3 A minha firmeza é a força de Cristo; o meu fundamento é a Pedra angular.

 

Leitura breve 1Cor 7, 32b.34a

O homem não casado é solícito pelas coisas do Senhor e procura agradar ao Senhor. Do mesmo modo, a mulher não casada e a jovem solteira têm zelo pelas coisas do Senhor e procuram ser santas de corpo e espírito.


Responsório breve
R. As virgens amigas ao Rei se dirigem
Entre cantos de festa e com grande alegria. R. As virgens.
V. Ingressam, então, no palácio do Rei. * Entre cantos.
V. Glória ao Pai. R. As virgens.

 

Cântico evangélico, ant.

Oh vinde, esposa de Cristo, recebei a coroa da glória que o Senhor preparou para sempre.

Cântico evangélico: Magníficat Lc 1, 46-55
 
A alegria da alma no Senhor


–46 A minha alma engrandece ao Senhor *
47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador;
–48 pois ele viu a pequenez de sua serva, *
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.

 

–49 O Poderoso fez por mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!
–50 Seu amor, de geração em geração, *
chega a todos que o respeitam;

 

–51 demonstrou o poder de seu braço, *
dispersou os orgulhosos;
–52 derrubou os poderosos de seus tronos *
e os humildes exaltou;

 

–53 De bens saciou os famintos, *
e despediu, sem nada, os ricos.
–54 Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,

 

–55 como havia prometido aos nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

 

-Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo*
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

 

Cântico evangélico, ant.

Oh vinde, esposa de Cristo, recebei a coroa da glória que o Senhor preparou para sempre.

 

Preces

Com alegria, celebremos a Cristo, que louvou quem guarda a virgindade por causa do reino dos céus; e lhe peçamos:

R. Jesus, rei das virgens, ouvi-nos!

 

Cristo, que chamastes à vossa presença de único Esposo a Igreja como virgem casta,
– tornai-a santa e imaculada. R.

 

Cristo, ao vosso encontro as santas virgens saíram com lâmpadas acesas;
– não permitais que venha a faltar o óleo da fidelidade nas lâmpadas de vossas servas consagradas. R.

 

Senhor, em vós a Igreja virgem guardou sempre uma fé íntegra e pura;
– concedei a todos os cristãos a integridade e a pureza da fé. R.

 

Dai ao vosso povo regozijar-se com a festa da santa virgem Míriam de Jesus Crucificado,
– que ele possa alegrar-se coma sua intercessão. R.

 

(intenções livres)

 

Recebestes as santas virgens para a ceia de vossas núpcias eternas;
– admiti com bondade no banquete celeste os nossos irmãos e irmãs falecidos. R.

Pai nosso…

 
Oração

 

Ó Deus, Pai de misericórdia e consolação, introduzistes na contemplação dos mistérios de vosso Filho, Santa Míriam, filha humilde da Terra Santa, e a fizestes testemunha da caridade e do gozo do Espírito Santo. Concedei-nos, por sua intercessão, que, associados aos sofrimentos de Cristo, transbordemos de venturosa alegria na manifestação de vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


V. O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna.
R. Amém.

Post a Comment