NOVENA A SÃO JOSÉ 2023 – São José no Carmelo Teresiano e na Igreja

NOVENA A SÃO JOSÉ 2023 – São José no Carmelo Teresiano e na Igreja

EM NOSSA HISTÓRIA ENCONTRAMOS NOSSA MISSÃO

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ

 

A vós, ó Bem Aventurado São José, recorremos em nossa tribulação e, depois de termos implorado o auxílio de vossa Santíssima Esposa, com confiança solicitamos vosso patrocínio.

Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu a Virgem Imaculada Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes para com o Menino Jesus, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno à herança que Jesus Cristo conquistou com o seu sangue, e nos socorrais nas nossas necessidades com vosso auxílio e poder.

 

( faça seu pedido)

 

Protegei, ó guarda providente da divina família, protegei a raça eleita de Jesus Cristo. Afastai para longe de nós ó Amantíssimo, a peste do erro e do vício. Assisti-nos do altar do céu, ó nosso Fortíssimo Sustentáculo, na luta contra o poder das trevas e, assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do Menino Jesus, assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus das ciladas de seus inimigos e de toda adversidade.

Amparai a cada um de nós com vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo, e sustentados com vosso auxílio, possamos virtuosamente viver, piedosamente morrer e obter do céu a eterna bem aventurança. Amém!

 

Papa Leão XIII

São José, rogai por nós

SÃO JOSÉ,  PAI DOS PATRIARCAS

 

Desde Abraão, que foi o pai do povo escolhido para conservar na terra a verdadeira religião, e do qual Deus prometera que dele nasceria o Messias, contaram-se, até Jesus, 42 gerações.

 

O devocional: Meditando com São José, nos diz: “Entre os descendentes de Set e dos outros filhos de Adão, os mais velhos pais ficavam à frente das tribos formadas pelas famílias dos filhos e dos netos; eram os seus príncipes, juízes e sacerdotes. A história lhes deu o nome de Patriarcas. A providência lhes concedia uma longa vida para que eles pudessem transmitir à posteridade a religião revelada para que guardassem fielmente a tradição das promessas divinas, para prepara o povo na fé para a vinda do futuro Messias.”

 

Os mais notáveis patriarcas foram Adão, Noé, Abraão, o pai do povo escolhido, Isaac, Jaçó e outros. Todos eles foram chefes de numerosas famílias que conservavam sempre o culto do verdadeiro Deus e a fé do Salvador prometido ao gênero humano depois da queda original. São José, que devia encerrar a lista dos patriarcas da Antiga Lei, foi entre todos o mais favorecido. Mereceu a honra insigne de ser o Chefe da sagrada Família..”

 

O Papa Leão XIII, na Encíclica sobre o Culto a São José, de 1889, escreveu:

A Divina Família que José governou com poder quase paternal, encerrava em si o princípio da Igreja nascente. A Virgem Santíssima, assim como é mãe de Jesus, assim também é mãe de todos os Cristãos, porque os gerou no Monte Calvário entre os últimos e maiores tormentos do Redentor; e, do mesmo modo, Jesus Cristo é como que o primogênito dos cristãos, que pela adoção e pela Redenção são seus irmãos. Daqui frui a razão porque São José tem como recomendada a si próprio, de um modo especial, a multidão de que se compõe a Igreja, essa família inumerável e espalhada por todos os cantos da terra, sobre a qual, por ser esposo de Maria e Pai adotivo de Jesus Cristo, tem uma autoridade quase paternal.”

 

Eis a razão porque nós o invocamos como Luz dos Patriarcas. Não só por ele ser o chefe da Sagrada Família, mas por haver sido declarado Patrono da Igreja Católica. A todos os patriarcas da antiga lei sobressai São José com brilho e fulgor, pois foi ele quem abrigou sob seu teto e defendeu contra todos os perigos o Autor da Nova Lei.

 

Escreveu Gabriel de Santa Maria Madalena, em seu livro Intimidade Divina:

José, descendente de Davi – filho de Davi – como diz o Evangelho de Mateus 1,20, une Cristo a estirpe da qual esperava Israel o Messias. Por meio do humilde carpinteiro de Nazaré, cumpre-se a profecia feita a Davi, com diz em 2Sm 7, 16: “Tua casa e tua realeza serão estáveis para sempre diante de mim e teu trono se consolidará eternamente. José não é pai natural de Jesus porque não lhe comunicou a vida, mas é pai virginal que por mandato divino cumpre, para com ele, missão legal: dá-lhe um nome, um sobrenome de família, protege-o, provê o seu sustento. Do matrimônio com Maria é que decorrem para José estas relações tão íntimas com Jesus.”

MEDITAÇÃO

 

Unidos à Igreja e ao Carmelo, reflitamos:

 

1 – Cremos nas verdades reveladas pela nossa Igreja, pelo seu magistério, como fonte de vida e salvação para nossas almas?

 

2 – Como está sua relação com José? Nessa relação, você percebe a paternidade dele como modelo e força espiritual para você exercer a sua paternidade humana e espiritual?

 

3 – Na genealogia de José encontramos o centro de sua missão. O que a sua genealogia lhe diz? Você consegue ver Deus na sua história, mesmo em meio aos seus pecados, como foi com o povo escolhido de Deus? Busque refletir sua missão em vista da sua história de salvação pessoal!

TERÇO DE SÃO JOSÉ E ORAÇÃO FINAL

 

OFERECIMENTO

 

Ofereço esse terço em louvor e glória de Jesus, Maria e José, para que sejam minha luz, guia e proteção, defesa, amparo e fortaleza em todos os meus trabalhos, alegrias, agonias e tribulações. Pelo nome de Jesus e pela Glória de Maria, imploro a vós, glorioso São José que alcanceis a graça que desejo (peça sua graça agora…pausa… pedir a graça). Advogai em minha causa, falai em meu favor, no céu e na terra, alegrai a minha alma para honra e glória de Jesus e Maria.

 

Credo

 

Pai Nosso

 

Ave Maria

 

Nas contas grandes: Glória ao Pai – Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-me São José!

 

Nas contas pequenas: São José, Valhei-me!

ORAÇÃO FINAL

 

Ó José, homem sábio, resplandecente de bondade, levando nos braços a Cristo, fostes santificado. Intercedei agora pelos que celebram vossa memória.

Ó justo!

Ó José santíssimo! Esposo da Mãe de Deus, a Santíssima Virgem!

Ó vós, feliz! Pedi incansavelmente ao verbo que liberte das tentações a quem vos venera! Guardastes a Imaculada que conserva intacta sua virgindade e na qual o Verbo de fez carne. Continuastes a protege-la depois do nascimento de Jesus. Com a Virgem Maria, lembrai-vos de nós! Amem!

 

São José, Rogai por nós

 

Deus os abençoe!

Ana Catarina da Santíssima Trindade, OCDS ( Fortaleza, CE)

Comissão de Espiritualidade

Província São José

 

Referências Bibliográficas

GABRIEL DE SANTA MARIA MADALENA, Intimidade Divina: meditações sobre a vida interior para todos os dias do ano. 5a ed. São Paulo: Loyola/Edições Carmelitanas, 2010, p. 1167 – 1170

LEÃO XIII, PAPA. Carta encíclica Quamquam Pluris. Disponível em: https://www.vatican.va/content/leo-xiii/es/encyclicals/documents/hf_l-xiii_enc_15081889_quamquam-pluries.html

Post a Comment