NOVENA A SÃO JOSÉ 2023 – São José no Carmelo Teresiano e na Igreja 9. dia

NOVENA A SÃO JOSÉ 2023 – São José no Carmelo Teresiano e na Igreja 9. dia

EM NOSSA HISTÓRIA ENCONTRAMOS NOSSA MISSÃO

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ

 

A vós, ó Bem Aventurado São José, recorremos em nossa tribulação e, depois de termos implorado o auxílio de vossa Santíssima Esposa, com confiança solicitamos vosso patrocínio.

Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu a Virgem Imaculada Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes para com o Menino Jesus, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno à herança que Jesus Cristo conquistou com o seu sangue, e nos socorrais nas nossas necessidades com vosso auxílio e poder.

 

( faça seu pedido)

 

Protegei, ó guarda providente da divina família, protegei a raça eleita de Jesus Cristo. Afastai para longe de nós ó Amantíssimo, a peste do erro e do vício. Assisti-nos do altar do céu, ó nosso Fortíssimo Sustentáculo, na luta contra o poder das trevas e, assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do Menino Jesus, assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus das ciladas de seus inimigos e de toda adversidade.

Amparai a cada um de nós com vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo, e sustentados com vosso auxílio, possamos virtuosamente viver, piedosamente morrer e obter do céu a eterna bem aventurança. Amém!

 

Papa Leão XIII

São José, rogai por nós

SÃO JOSÉ, O PAI DA CONTEMPLAÇÃO

 

Que o Senhor Jesus seja louvado!

 

Reunidos aqui mais uma vez para entendermos mais das virtudes Josefinas, aprendermos delas e por em prática.

 

Importante definirmos que contemplação, na oração, mais do que poder ver a Deus é ver com Deus. E temos visto a importância, de recuperarmos, na nossa vida espiritual, o gosto pela contemplação, entendida como maravilhamento, admiração, diante do Mistério transcendente -de Deus Pai que se manifesta no Filho, por meio do Espírito. É um maravilhamento que gera o silêncio… Silêncio da música calada, da solidão sonora, da ceia que recreia e que enamora (cf. S João da Cruz). É um silêncio que não significa ausência de palavras ou de sons, mas Plenitude da Palavra e da harmonia suprema, como uma “imersão” na luminosidade da comunhão plena com Deus.

 

Interessante que o verbo hebraico, que costuma ser traduzido por contemplar, na realidade indica a ação de “escavar”, de perfurar a superfície da realidade para alcançar o núcleo secreto que contém os sinais do mistério. Por esse motivo o “Contemplai o Senhor e sereis radiantes” (Sl 34,6) indica a transparência de espírito , ainda límpido, que contempla Deus sem ver a sua face, que o escuta sem ouvir a sua voz, que responde à sua vontade sem conhecê-la.

 

Assim é São José, homem dado ao silêncio, que caminhou com uma fé íntegra, dócil à ação do Senhor. Muitas vezes, pelo fato de ter exercido uma profissão manual, São José foi lembrado como alguém que levou vida ativa, mas não se pode esquecer, como tanto enfatizou a Santa Madre Teresa, que ele nos é um modelo de vida contemplativa.

 

Quem não encontrar mestre que ensine a rezar tome por mestre esse glorioso santo, e não errará o caminho”- V 6, 8.

 

O dicionário de Mística, ao resgatar os escritos de São João Paulo II, reflete que, “embora os evangelhos falem “exclusivamente” do que José fez, permitem entrever em suas ações, acobertadas pelo silêncio, um clima de profunda contemplação. No documento RC (Redemptoris Custus), não aparece a palavra “mística”, mas ela é continuamente subentendida, é exposta sua essência, que é a união íntima com Deus.

 

José, homem contemplativo, escolhido para ser o esposo de Maria, o pai do Salvador… Ele, que ao tomar ciência da divina gravidez, não toma atitude imediata, mas permanece em silêncio… adormece nos braços do seu Senhor… e como retrata o evangelho de Mateus:

 

“Enquanto assim pensava, eis que um anjo José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo… Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado…” (cf. Mt 1, 20-24).

 

Dessa forma, uma vez que a participação no mistério de Cristo é o fundamento da união que se chama “mística”, ninguém mais do que José, “juntamente com Maria e também em relação a Maria” (RC 5), participou do mistério divino, e isto “desde o primeiro instante”, chamado por Deus para servir diretamente à pessoa e à missão de Jesus, mediante o exercício de sua paternidade. E é desta maneira que ele coopera na plenitude dos tempos com o grande mistério da redenção e torna-se verdadeiramente “ministro da salvação” (RC 8).

 

Que o glorioso São José, exemplo de vida contemplativa, de silêncio fecundo, seja por nós acolhido e amado como pai espiritual, irmão de caminhada, intercessor precioso junto a Deus.

MEDITAÇÃO

 

Sabemos que o mundo nos leva a uma vida ativista, que nos mergulha nas distrações cotidianas. Podemos fazer de todas as nossas atividades, processo de encontro e contemplação de Deus. No Evangelho hoje somos chamado a colocar Deus acima de toda as coisas: “Ele é o único Deus e não existe outro além dele. Amá-lo com o coração, com toda a mente e com toda a força e ao próximo com a si mesmo.” Mc 12, 29-30.

 

Também o Salmista nos recorda a voz de Deus que diz: “Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus.”

 

Nesse último dia de novena, vamos deixar que Deus seja Deus em nossa vida, que Ele tome seu posto e que o adoremos em Espírito e em Verdade, em cada respirar, agir e pensar.

 

Reflita:

1- Que outros deuses tenho colocado em minha vida que não me permitem chegar ao estado contemplativo que Deus me chama a viver?

2- Reflita como está sua determinação pela oração!

Boa reflexão meus irmão?

TERÇO DE SÃO JOSÉ E ORAÇÃO FINAL

 

OFERECIMENTO

 

Ofereço esse terço em louvor e glória de Jesus, Maria e José, para que sejam minha luz, guia e proteção, defesa, amparo e fortaleza em todos os meus trabalhos, alegrias, agonias e tribulações. Pelo nome de Jesus e pela Glória de Maria, imploro a vós, glorioso São José que alcanceis a graça que desejo (peça sua graça agora…pausa… pedir a graça). Advogai em minha causa, falai em meu favor, no céu e na terra, alegrai a minha alma para honra e glória de Jesus e Maria.

 

Credo

 

Pai Nosso

 

Ave Maria

 

Nas contas grandes: Glória ao Pai – Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-me São José!

 

Nas contas pequenas: São José, Valhei-me!

ORAÇÃO FINAL

 

Ó José, homem sábio, resplandecente de bondade, levando nos braços a Cristo, fostes santificado. Intercedei agora pelos que celebram vossa memória.

Ó justo!

Ó José santíssimo! Esposo da Mãe de Deus, a Santíssima Virgem!

Ó vós, feliz! Pedi incansavelmente ao verbo que liberte das tentações a quem vos venera! Guardastes a Imaculada que conserva intacta sua virgindade e na qual o Verbo de fez carne. Continuastes a protege-la depois do nascimento de Jesus. Com a Virgem Maria, lembrai-vos de nós! Amem!

 

São José, Rogai por nós

 

Deus os abençoe!

Ana Catarina da Santíssima Trindade, OCDS ( Fortaleza, CE)

Comissão de Espiritualidade

(Vinculado à Comissão de Formação)

Província São José

 

Referências Bibliográficas

 

1- TERESA DE JESUS ( Santa). Obras completas. 5a Ed. São Paulo: Loyola, 2013. p. 50

 

Post a Comment