NOVENA A SÃO JOSÉ 2023 – São José no Carmelo Teresiano e na Igreja 3. dia

NOVENA A SÃO JOSÉ 2023 – São José no Carmelo Teresiano e na Igreja 3. dia

EM NOSSA HISTÓRIA ENCONTRAMOS NOSSA MISSÃO

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ

 

A vós, ó Bem Aventurado São José, recorremos em nossa tribulação e, depois de termos implorado o auxílio de vossa Santíssima Esposa, com confiança solicitamos vosso patrocínio.

Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu a Virgem Imaculada Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes para com o Menino Jesus, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno à herança que Jesus Cristo conquistou com o seu sangue, e nos socorrais nas nossas necessidades com vosso auxílio e poder.

 

( faça seu pedido)

 

Protegei, ó guarda providente da divina família, protegei a raça eleita de Jesus Cristo. Afastai para longe de nós ó Amantíssimo, a peste do erro e do vício. Assisti-nos do altar do céu, ó nosso Fortíssimo Sustentáculo, na luta contra o poder das trevas e, assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do Menino Jesus, assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus das ciladas de seus inimigos e de toda adversidade.

Amparai a cada um de nós com vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo, e sustentados com vosso auxílio, possamos virtuosamente viver, piedosamente morrer e obter do céu a eterna bem aventurança. Amém!

 

Papa Leão XIII

São José, rogai por nós

SÃO JOSÉ, PAI DO TRABALHO

 

Que o Senhor Jesus seja louvado!

 

Reunidos aqui mais uma vez para entendermos mais das virtudes Josefinas, aprendermos delas e por em prática.

 

Gostaríamos hoje de destacar São José como homem trabalhador, modelo daquele que faz do trabalho uma expressão do amor. É como nos escreve São João Paulo II , na sua Exortação Apostólica REDEMPTORIS CUSTUS : o trabalho é uma expressão do amor.

 

A Exortação reflete:

 

 “A expressão quotidiana deste amor na vida da Família de Nazaré é o trabalho. O texto evangélico especifica o tipo de trabalho, mediante o qual José procurava garantir a sustentação da Família: o trabalho de carpinteiro. Esta simples palavra envolve toda a extensão da vida de José. Para Jesus este período abrange os anos da vida oculta, de que fala o Evangelista, a seguir ao episódio que sucedeu no templo: «Depois, desceu com eles para Nazaré e era-lhes submisso» (Lc 2, 51). Esta «submissão, ou seja, a obediência de Jesus na casa de Nazaré é entendida também como participação no trabalho de José. Aquele que era designado como o «filho do carpinteiro», tinha aprendido o ofício de seu «pai»… Se a Família de Nazaré, na ordem da salvação e da santidade, é exemplo e modelo para as famílias humanas, é-o analogamente também o trabalho de Jesus ao lado de José carpinteiro. Na nossa época, a Igreja pôs em realce isto mesmo, também com a memória litúrgica de São José Operário, fixada no primeiro de maio. O trabalho humano, em particular o trabalho manual, tem no Evangelho uma acentuação especial. Juntamente com a humanidade do Filho de Deus ele foi acolhido no mistério da Encarnação, como também foi redimido de maneira particular. Graças ao seu banco de trabalho, junto do qual exercitava o próprio ofício juntamente com Jesus, José aproximou o trabalho humano do mistério da Redenção”.

 

Mas será que temos tido tal consciência? O mundo do trabalho, tem sido marcado por particular complexidade -desenvolvimento técnico e científico, especialização e concorrência às vezes impiedosa, desemprego- que geralmente não se apresenta apenas como fonte de promoção e de desenvolvimento, mas como alienação, exploração, ocasião de luta e de marginalização. Nesse contexto, temos perdido uma visão mais ampla, do quanto o trabalho pode ser um lugar para o encontro pessoal do ser humano com Deus, como manifestação concreta de uma vida nova em Cristo.

 

Como escreve a Santa Madre Teresa, nas Sétimas Moradas:

 

“Ó irmãs minhas! Como a alma a quem Deus concede essa graça deve negligenciar seu descanso! Quão pouco deve se importar com a sua honra… Toda a sua lembrança se concentra em contentá-Lo mais, bem como mostrar-Lhe o amor que tem por Ele. Pois isto é oração, filhas minhas; para isto serve este matrimônio espiritual: para fazer nascer obras, sempre obras!”- 7 M 4,6.

 

No evangelho de João, Jesus afirma : “Meu Pai trabalha até agora e eu também trabalho” (cf. Jo 5,17).

 

Sem dúvida o mundo necessita de médicos, engenheiros, advogados, motoristas, pedreiros, professores, que sejam movidos pelo Amor, a reconhecerem em cada pequeno gesto seu, a realização de uma missão- uma resposta à sua vocação. “A ação do homem sobre a terra, quando é inspirada e sustentada pela caridade, contribui para a edificação daquela cidade universal de Deus, que é a meta para onde caminha a história da família humana ( cf. Caritas in Veritate- 7).

 

Sim, a oração e a ação devem caminhar sempre juntas, como nos escreve Santa Teresa: “Crede-me que Marta e Maria devem andar juntas” (7 M 4, 12).

 

Uma oração sem ação não é verdadeira e o trabalho sem oração pode perder o seu significado maior… Como nos exorta o Papa Francisco:

 

Sem momentos prolongados de adoração, de encontro orante com a Palavra, de diálogo sincero com o Senhor, as tarefas facilmente se esvaziam de significado, quebrantando-nos com o cansaço e as dificuldades, e o ardor apaga-se...” – cf. EG 262

 

Como nos diz São João da Cruz: “A alma que caminha no amor não cansa e nem se cansa”- Ditos 95

Enfim, sabemos que no “crescimento humano de Jesus «em sabedoria, em estatura e em graça» teve uma parte notável a virtude da laboriosidade, dado que «o trabalho é um bem do homem», que «transforma a natureza» e torna o homem, «em certo sentido, mais homem»- cf. RC 23. E nos emociona lembrar que “no Sacrifício eucarístico a Igreja venera «a memória da gloriosa sempre Virgem Maria … e também a de São José», porque foi quem «sustentou Aquele que os fiéis deviam comer como Pão de vida eterna»- cf. RC. (6)

 

Que o glorioso São José, exemplo de vida santificada pelo trabalho, venha nos inspirar, para que também nós, façamos de cada gesto um reflexo do amor de Deus.

MEDITAÇÃO

Reflitamos:

 

1 – Tenho consciência do potencial divino que há em mim?

2 – O meu trabalho tem sido sinal e manifestação do Amor?

3 – A principal força motivadora das minhas ações tem sido a Caridade?

 

Boa reflexão meus irmãos

TERÇO DE SÃO JOSÉ E ORAÇÃO FINAL

 

OFERECIMENTO

 

Ofereço esse terço em louvor e glória de Jesus, Maria e José, para que sejam minha luz, guia e proteção, defesa, amparo e fortaleza em todos os meus trabalhos, alegrias, agonias e tribulações. Pelo nome de Jesus e pela Glória de Maria, imploro a vós, glorioso São José que alcanceis a graça que desejo (peça sua graça agora…pausa… pedir a graça). Advogai em minha causa, falai em meu favor, no céu e na terra, alegrai a minha alma para honra e glória de Jesus e Maria.

 

Credo

 

Pai Nosso

 

Ave Maria

 

Nas contas grandes: Glória ao Pai – Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-me São José!

 

Nas contas pequenas: São José, Valhei-me!

ORAÇÃO FINAL

 

Ó José, homem sábio, resplandecente de bondade, levando nos braços a Cristo, fostes santificado. Intercedei agora pelos que celebram vossa memória.

Ó justo!

Ó José santíssimo! Esposo da Mãe de Deus, a Santíssima Virgem!

Ó vós, feliz! Pedi incansavelmente ao verbo que liberte das tentações a quem vos venera! Guardastes a Imaculada que conserva intacta sua virgindade e na qual o Verbo de fez carne. Continuastes a protege-la depois do nascimento de Jesus. Com a Virgem Maria, lembrai-vos de nós! Amem!

 

São José, Rogai por nós

 

Deus os abençoe!

Ana Catarina da Santíssima Trindade, OCDS ( Fortaleza, CE)

Comissão de Espiritualidade

Província São José

 

Referências Bibliográficas

 

1 – BENTO XVI ( Papa). Carta encíclica Caritas in veritate. Disponível em: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/encyclicals/documents/hf_ben-xvi_enc_20090629_caritas-in-veritate.html

 

2 – FRANCISCO ( Papa), Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20131124_evangelii-gaudium.html

 

3- JOÃO DA CRUZ (Santo). Obras completas. 7a Ed. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 102

 

4- JOÃO PAULO II. Exortação Apostólica Redemptoris Custus , Disponível em: https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/apost_exhortations/documents/hf_jp-ii_exh_15081989_redemptoris-custos.html

 

5- TERESA DE JESUS ( Santa), Castelo Interior ou Moradas. São Paulo, Paulus, 1981, p. 257

Post a Comment