Frei Ramiro Casale, OCD Delegado Geral para OCDS visita comunidades da Província São José

Frei Ramiro Casale, OCD Delegado Geral para OCDS visita comunidades da Província São José

A Província São José promoveu entre os dias 11 a 15 de novembro sua Assembleia eletiva e 37º Congresso OCDS, este evento contou com a presença do delegado Geral para OCDS: Frei Ramiro Casale, que logo após o encerramento do evento seguiu para visitar algumas comunidades dos estados de Minas Gerais, Ceará e Pará.

Sua primeira visita foi a cidade de Sete Lagoas – MG, no dia 16 de novembro, onde pode realizar um breve passeio pela cidade acompanhado por frei Wilson Gomes e Andréia Virgínia da Comunidade São José.

No início da noite, no mosteiro da Imaculada Conceição aconteceu o encontro com as comunidades Santa Teresinha e São José, que fizeram uma breve apresentação do histórico das comunidades, homenagens ao visitante com canções.

Frei Ramiro apresentou um pouco da realidade da Ordem Secular no mundo, e um momento para boa conversa fraterna e o degustar de um saboroso lanche.

Na manhã do dia 17 de novembro frei Ramiro seguiu para Divinópolis – MG em companhia de frei Wilson e Marisa Ribeiro da comunidade Santa Edith Stein. Reuniu-se com os membros em um encontro fraterno, ouvindo e partilhando as experiências dos presentes naquele encontro.

Na ocasião foi ao hospital para visitar um dos membros da comunidade para rezar e interceder pela pronta recuperação de Zélia, OCDS.

Seguindo o programa das visitas Frei Ramiro visitou a cidade de Belo Horizonte, ainda no estado de Minas Gerais, onde foi recepcionado pelos membros das comunidades daquela cidade.

Alencastro e sua esposa Denize ofereceram um passeio pela bela BH, bem como saborearam a deliciosa culinária mineira.

No sábado dia 19 de novembro as comunidades Santa Teresa de Jesus, São João da Cruz e Santa Teresinha fizeram um momento de celebração e partilha com frei Ramiro, que sempre esteve muito aberto e pronto a ouvir. Seu jeito simples de ser cativa a todos que dele se aproximam.

Este tempo de partilha encerrou-se com um almoço contando com a presença dos frades Carmelitas que carinhosamente ofereceram hospedagem ao nosso visitante.

A visita do Frei Ramiro Casale ao nordeste do país aconteceu na cidade de Fortaleza, Ceará, nos dias 20 e 21 de novembro. Recepcionado no aeroporto internacional da capital do Ceará pela vice-presidente provincial, Efigênia Barbosa, o Frei Ramiro desembarcou em terras cearenses no final da manhã e, logo seguiu para o Carmelo Santa Teresinha do Menino Jesus.
Na tarde do dia 20 de novembro as Comunidades da OCDS de Fortaleza, Rainha do Carmelo, São José de Santa Teresa, Flor do Carmelo de Santa Teresinha e Senhora do Carmo, organizaram um momento fraterno na ermida São José, local de encontro formativos das comunidades. Na ocasião, o presidente de cada comunidade apresentou a mesma e falou um pouco da vivência, realidades e desafios que enfrentam. Após a apresentação, tivemos um momento musical onde foi cantando uma paródia de boas-vindas ao Frei Ramiro e o Frei Luciano Henrique que também participou da visita alegre e pastoral do delegado geral. O Frei Alysson que ministra um curso para as monjas de Fortaleza, se fez presente durante esse momento tão lindo e fraterno para a família carmelitana.
“Estou muito feliz de estar aqui com vocês, poder vê-los, abraça-los. Para mim é uma coisa muito especial, que agradeço muito a Deus”. Disse Frei Ramiro sobre o encontro. Ele ainda nos contou que quando era criança gostava de ver as capitais das cidades do mundo e olhava para Fortaleza no mapa e dizia que um dia iria conhecer, e para ele era muito especial está aqui.

“Cada pessoa que é chamada ao Carmelo Secular foi chamada por Deus, para que aqui possa encontrar o que está buscando o seu coração”, nos disse Frei Ramiro em sua fala. Palavras essas que enche o nosso coração de ânimo para buscar e está cada vez mais com Aquele que sabemos que nos ama.
Logo após esse momento fraterno fizemos a foto oficial do encontro onde contamos com a presença das monjas do Carmelo Santa Teresinha. Foi um momento muito especial onde podemos está com a família do Carmelo em seus três ramos: Frades, Monjas e Seculares.
No início da noite do dia 20 de novembro de 2022, foi um momento, uma data marcante para comunidade São José de Santa Teresa e comunidade Flor do Carmelo de Santa Teresinha. O Frei Luciano Henrique presidiu a missa que foi concelebrada pelo frei Ramiro, onde o presidente da celebração, Frei Luciano, realizou a leitura da ereção canônica das comunidades citadas.

Foi um momento de imensa alegria para os membros da comunidade Santa José de Santa Teresa e comunidade Flor do Carmelo de Santa Teresinha. Esteve presente na celebração de ereção canônica os membros da Comunidade Rainha do Carmelo e comunidade Senhora do Carmo, assim como as monjas do Carmelo local.

Após a celebração continuamos com o momento festivo, com um buffet ofertado pelas comunidades e muito forró, dança tradicional da região nordeste.

No dia 21 de novembro os membros das quatro comunidades OCDS de Fortaleza levaram o Frei Ramiro e o Frei Luciano Henrique para um momento de recreio e turismo pela cidade. O passeio começou na praia do futuro, degustando a culinária local e com um banho de mar nas águas quentes do nordeste brasileiro, e encerrou com uma visita a pontos culturais e históricos da cidade, passando pela Catedral Metropolitana de Fortaleza São José.
Foram dois dias intensos e cheios de amor e comunhão fraterna.

O norte do país foi presenteado com a presença amiga do frei Ramiro entre os dias 22 e 23 de novembro, que estava acompanhado por frei Luciano Henrique, delegado para OCDS norte e nordeste e por Marcia Andrade, OCDS.

Um momento muito abençoado, fomos carinhosamente recebidos por Bernadete, Graça e Marta no aeroporto de Belém.

Muita alegria e gratidão pela nossa visita.

Seguimos para o Carmelo de Santa Teresinha em Benevides, fora da grande Belém.

Fomos recepcionados com um saboroso almoço, e descanso, pois na manhã seguinte a comunidade Santa Teresa dos Andes receberia sua ereção canônica.

Às 6:25 da manhã do dia 23 de novembro de 2022, data marcante para comunidade de Belém, frei Luciano Henrique presidiu a missa concelebrada por frei Ramiro realizou a leitura da ereção canônica da comunidade local reunida e convidados.

Dia de imensa alegria para os membros da comunidade Santa Teresa dos Andes.

As monjas nos ofereceram um saboroso café da manhã… recebemos presentes, homenagem das postulantes… momento único onde estavam reunidos os três ramos da Ordem Carmelita Descalço: frades, monjas e seculares… muita alegria!!

Passado as emoções seguimos para Belém a fim de conhecermos o local das reuniões da comunidade OCDS. Estando no local frei Ramiro incentivou a comunidade a fortalecer-se cada dia mais na caminhada, que mantivessem os olhos sempre no Senhor, que não se deixassem abater por nada e por ninguém.

Ouviu aos apelos da comunidade que em certos momentos sente-se abandonada pela distância e fragilizados por alguns membros que estão idosos e doentes.

Todos os presentes inclusive os frades partilharam seu chamado ao Carmelo, uma manhã realmente cheia de partilha da vida.

Assim como nas outras visitas tivemos a oportunidade de saborear a culinária regional, conhecer lugares turísticos e na Basílica Santuário rezar aos pés da Virgem de Nazaré.

Fechando a visita e estadia com os irmãos de Belém fomos visitar João Bosco, grande incentivador do Carmelo Secular. Está acometido pelo Alzheimer, mas em momentos de lucidez agradeceu a Jesus por ter tido a oportunidade de conhecer o Carmelo e por todo bem que a graça divina havia realizado em sua vida.

Tivemos ainda uma partilha muito especial de Luiz Carlos Baia: “a nossa presença foi um presente de Deus… um pertencer ao invés do fazer parte…somos família… não estamos sozinhos…uma renovação vocacional… temos em comum a vocação e o seguimento a Jesus Cristo… frei Ramiro nos incentivou dizendo que estamos juntos!!”

Em Belém encerramos as visitas do frei Ramiro às comunidades brasileiras da Província São José.

Experiência marcante… frei Ramiro tem um jeito especial de ser: simples, fraterno, pronto a ouvir, alegre, aberto ao novo.

Só podemos agradecer a Deus por estes momentos de tão grande beleza e de testemunho fraterno.

Marcia Andrade e frei Wilson Gomes que organizamos o roteiro das visitas, agradecemos de coração às comunidades OCDS que não mediram esforços para acolher a visita do delegado geral, às comunidades religiosas que hospedaram frei Ramiro e seus acompanhantes.

Em tudo e por tudo damos graças a Deus!!

Deus lhes pague!!

Abraço Fraterno

Marcia Andrade, OCDS

Post a Comment