20 de Setembro de 2022 Terça-feira da XXV Semana do Tempo Comum Santo André Kim Taegon e companheiros Mártires -Memória obrigatória Texto Orante: Centro de Iniciativa de Pastoral de Espiritualidade CIPE
Motivação
Faça-se consciente da presença de Deus aqui e agora. O Espírito lhe abre os ouvidos para que escute a boa nova da salvação. Peça-lhe que serene seu corpo, pacifique seus sentidos e silencie sua mente. Descalce para escutar a Palavra que nos aproxima uns aos outros para viver como irmãos e ser luz que espera a humanidade. A condição para ser ganhados, seduzidos por sua Palavra, é estar perdidos a tudo para ganharmos ao TODO. “Que andando enamorada me fiz perdidiça e fui ganhada” disse São João da Cruz.
Evangelho de São Lucas 8, 19-21
Naquele tempo, a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele por causa da multidão. Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”.
Comentário Orante
A Palavra de Deus é sua primeira fonte de vida, a que alimenta sua relação com Deus. recorda Maria, a virgem ouvinte, que acolhe com fé a palavra de Deus. O Evangelho é lugar de encontro com Jesus e sua palavra desperta desejos profundos de vida nova. Escutar a Palavra supõe descalçar-se, não querer dominar. Não apropriar-se ou possuir. A escuta mais pura se dá na desnudez. Não atrapalhar nem colocar nome ou etiquetar o que nos chega, pretendendo conhecê-lo. Santa Teresa insiste na humildade como primeira virtude para escutar a Deus. Humildade é estar despertos na verdade de nossa precariedade e limitação habitada de beleza.
Palavra dos Místicos
Nos disse Santo Padre João da Cruz:
“Uma palavra falou o Pai, que foi seu Filho, e esta fala sempre em eterno silencio, e em silencio há de ser ouvida a alma”.
(Avisos Espirituais, 100/21)
Oração
Pai, que não tenha medo a abandonar-me em Ti. Me amas como não posso nem imaginar, me dás a vida, cuidas de mim, me proteges… Tua Palavra, Senhor, sempre me surpreende e não gosto… mas a necessito. Que minha escuta seja cada vez mais profunda e minha entrega seja mais sincera e audaz. CIPE
Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica
Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS