Evangelho orado – 1º Domingo do Advento

Evangelho orado – 1º Domingo do Advento

27 de Novembro de 2020
1º Domingo do Advento
Texto Orante: Frei Javier Fuentes, OCD

Motivação

Preparados. Estamos preparados para encontrar-nos, Senhor. Eu te busco e tu já me encontrou. Agora que te chamo descubro que tu já estas junto a mim, bem desperto, mesmo que eu, todavia esteja um pouco adormecido.
Começamos o dia, juntos, Senhor. Por isso, “abra meus lábios, Senhor”, como disse a canção, para poder te adorar. Abra meu entendimento para descobrir teu amor sempre presente. Abra, Senhor, minhas mãos para que dispostas neste dia saibam acolher-te e descobrir-te em cada pessoa com a qual vou me encontrar hoje.

Evangelho de São Lucas 21, 34-36

Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: “A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé. Pois, nos dias antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. E eles nada perceberam, até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem. Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado. Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada. Portanto, ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor. Compreendei bem isto: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Por isso, também vós ficai preparados! Porque, na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá”.

Comentário Orante

Preparados para a saída, para o encontro. E não há melhor preparação que a fidelidade ao que tens entre mãos. Fidelidade a Deus, para ter-lhe sempre presente e buscar em todo momento sua vontade. Fidelidade aos irmãos, com os quais compartilho a vida. Que nunca fique sentado, cômodo e tranquilo, se alguém necessitar de mim. Fidelidade a si mesmo, aos talentos que o Senhor me deu, para que cada dia os negocie, ainda que às vezes possa perdê-los. É melhor perdê-los trabalhando que enterrá-los e permanecer adormecido.

Palavra dos Místicos

Nos disse Santa Teresa:

«Em que melhor nos podemos empregar que preparar aposentos em nossas almas a nosso Esposo e chegar a tempo que lhe possamos dizer que nos dê beijo com sua boca? Venturosa será a que tal petição fizer, e quando venha o Senhor, não a ache sua lâmpada morta, e farto de chamar se apartará».

(Conceitos do amor de Deus 2,5)

Oração

Senhor, já estás anunciando tua vinda
e me pedes que me prepare.
Mas descubro que, se tu não me ajudas,
se tu não o fazes em mim, eu pouco posso, Senhor.
Prepara-me com tua Palavra, que me sussurra cada dia.
Prepara-me com a sensibilidade e a acolhida
aos demais.
Prepara-me com a alegria e a esperança
para descobrir o bom que há em tudo
o que me rodeia.
Só se me ajudares, um dia poderei
estar disposto para acolher-te em
minha casa.
Prepara-me, Senhor.

Frei Javier Fuente, OCD

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica

 

 

Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Referência:
• – Imagens disponíveis na WEB

Post a Comment