Ereção Canônica de Comunidades OCDS no Norte/Nordeste

Ereção Canônica de Comunidades OCDS no Norte/Nordeste

“Quem ama, faz sempre comunidade: não fica nunca sozinho”, nos ensina Santa Madre, Teresa de Jesus.

Não se pode viver a vocação teresiana sozinho, sem a vivência da comunhão e amor fraterno. Diante disso, o Espírito Santo soprou e continua a soprar nos corações de homens e mulheres que movidos pela ação do Espírito de Deus trabalham para a vinha do Senhor. Foi assim com Santa Teresa de Jesus, São João da Cruz e tantos outros santos e santas no decorrer da história.

Os grupos e comunidades OCDS também nascem dessa ação: escutar o chamado e seguir, trabalhar… “Se me mandais trabalhar, morrer quero trabalhando.”

Frei Ramiro Casale e Comunidade Santa Teresa dos Andes, Belém-PA

Esta semana celebramos com júbilo e alegria a Ereção Canônica das comunidades São José de Santa Teresa e Flor do Carmelo de Santa Teresinha, ambas de Fortaleza, Ceará; da Comunidade Santa Teresa dos Andes de Belém do Pará e da Comunidade São João da Cruz de São Luís do Maranhão. As celebrações foram presididas pelo Frei Luciano Henrique, Delegado para a OCDS Norte/Nordeste e concelebrada pelo Frei Ramiro Casale, Delegado Geral da OCDS, enquanto estava no Brasil.

A ereção canônica é um ato jurídico, no qual uma comunidade, após discernimento e acompanhamento do núcleo da Família Carmelitana (Seculares, frades e monjas), é reconhecida oficialmente pela OCD, por ato do Superior Geral dos Irmãos Descalços da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, cargo atualmente ocupado pelo Pe. Miguel Márquez, OCD.

Uma comunidade OCDS tem, entre suas principais missões, servir à Igreja, viver, preservar e divulgar a espiritualidade do Carmelo Descalço, originada em Santa Teresa de Jesus, com a companhia de São João da Cruz, ambos Doutores da Igreja.

A ereção canônica é o passo final para o reconhecimento pleno. É um marco na história da comunidade, mas é preciso viver e perseverar para que essa história continue e ajude a transformar o mundo seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo.

Comunidades São José de Santa Teresa e Flor do Carmelo de Santa Teresinha - Fortaleza-CE
João Paulo, Presidente da Comunidade Flor do Carmelo de Santa Teresinha, Fortaleza-CE
Ruth Leite, Presidente da Comunidade São José de Santa Teresa, Fortaleza-CE
Comunidade São João da Cruz - São Luiz, MA
Izabel Athayde, Presidente da Comunidade São João da Cruz, São Luís, MA
Comunidade Santa Teresa dos Andes - Belém, Pará

Por:

Romário Pinheiro, OCDS

Comissão de Comunicação

Post a Comment