RETIRO COM SÃO JOÃO DA CRUZ, O SANTO DO AMOR 13. dia

RETIRO COM SÃO JOÃO DA CRUZ, O SANTO DO AMOR 13. dia

MEDITANDO O POEMA CHAMA VIVA

Oração inicial

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!

 

Ave Maria…
Pai Nosso…

 

Convido você a silenciar seu interior, sentir a presença do Espírito Santo e orar comigo o Poema de São João da Cruz:

 

“Quão manso e amoroso

Despertas em meu seio

Onde tu só secretamente moras;

Nesse aspirar gostoso,

De bens e glória cheio,

Quão delicadamente me enamoras!”

11. DIA: (Ch 4, 14-17)

 

Nesse décimo terceiro dia de retiro iremos refletir nos últimos versos da canção 4, da Chama Viva, onde o poeta nos diz:


“Onde tu só secretamente moras;
Nesse aspirar gostoso,
De bens e glória cheio,
Quão delicadamente me enamoras!”


São João da Cruz vem despertar em nós, a consciência profunda de que, longe de trazermos um vazio no peito, somos habitados por Deus … Ele escreve: “Em seu íntimo o Esposo secretamente habita, por ser no ponto mais profundo da substância da alma”…. onde se realiza o “doce abraço”. Convém saber que Deus habita escondido e silencioso dentro da substância de todas as almas; se assim não o fora, não poderiam elas permanecer com vida.


Há, porém uma diferença, e muito grande, no modo desta morada. Em algumas … habita contente; em outras descontente… Naquelas mora como em sua casa, governando e regendo tudo; nestas, mora como estranho em casa alheia onde não o deixam mandar nem fazer coisa alguma.


Esse texto é belíssimo, a nos conduz a uma reflexão fundamental: Como Cristo tem habitado em nossas casas, em nosso ser, em nossas vidas? O Santo prossegue: “A alma em que moram menos apetites e gostos próprios, esta é onde o Esposo mora mais só e mais satisfeito, e mais como em sua própria casa, regendo-a e governando-a… Que alegria, sente aquele, que permanece num “contínuo estar em Deus, descansando e repousando em seu seio! Oh! Quanto lhe convém apartar-se de todas as coisas, para viver com imensa tranquilidade para que nem mesmo o menos ruído venha a inquietar!”

 

O Poema prossegue:
“Nesse aspirar gostoso
De bens e glória cheio,
Quão delicadamente me enamoras!”


Aqui, o Santo do Amor encerra seu poema da Chama Viva. Nesse abandono e entrega, ele diz, a alma dispõe-se a acolher todo bem e toda glória, que o próprio Espírito Santo lhe concede… absorvendo-a, “enamorando-a com primor e delicadeza divina”…Disse São João da Cruz: “em tal aspiração, cheias de bens e glória, e de delicado amor de Deus para a alma, queria eu não falar, nem mesmo quero falar, porque vejo claro que não tenho termo para exprimir…porque na verdade se trata de uma aspiração feita por Deus na alma e o Espírito Santo absorve a alma de maneira profundíssima, enamorando a alma com primor e delicadeza.


Deus inspira em nós o desejo e nessa mesma aspiração ou desejo de Deus, Deus irá nos encher de bens e glória. E nisto, “a enamora de si mesmo, além de toda expressão e sentimento, nas profundezas de Deus a quem seja dado essa glória!” Amém!

Meditação Orante

 

Agora convido você um instante de silêncio…convido você a meditar nesse texto tão rico de São João da Cruz comigo… Inspire e expire…

 

Esse texto nos conduz a uma reflexão importantíssima, pois o Senhor deseja nos libertar de tudo o que nos impede de amar, de tudo o que tem nos roubado dele e nos impedido de agir de acordo com o mover do Espírito Santo em nós. A cada olhar, a cada sorriso, o Amor divino quer se manifestar… “Se vivemos pelo Espírito – exorta São Paulo em Gálatas 5- pelo Espírito pautemos também nossa conduta. Não sejamos cobiçosos de vanglória, provocando-nos uns aos outros e invejando-nos uns aos outros” …


Jesus vem nos falar neste momento, de forma íntima, profunda: “Assim como o Pai me amou também eu vos amei… Permanecei em meu amor… Amai-vos uns aos outros como eu vos amei… Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos… Vós sois meus amigos se praticardes o que vos mando…” (cf. Joao 15, 9-14).

 

Querido irmão, querida irmã, a Chama do Espírito Santo quer ser a fonte da verdadeira vida em você…não tenha medo de abrir-se a esse amor! As promessas do Pai são grandiosas a você, não se contente com as migalhas que o mundo oferece, elas são nada diante da felicidade prometida aos seus eleitos.


Que possamos, como o nosso Santo Padre, acolher, com muita honra e com muito amor, o nosso Senhor Jesus que habita dentro de cada um de nós… Senhor Deus de amor e misericórdia, vem nesse último dia de retiro com São João da Cruz, selar em nossos corações a certeza dessa eleição que tens por nós. Ordena nossa vida e infunde no mais profundo do nosso ser essa graça de amor eterno! Que saibamos reconhecer e reconhecer teu chamado em nossas vidas!

 

São João da Cruz, Rogai por nos!

Amém!

Referência Bibliográfica

 

1. JOÃO DA CRUZ. Chama Viva. In:__ Obras Completas. São Paulo: Editora Vozes, 2002, pgs 928 a 930.

 

Ana Catarina da Santíssima Trindade, ocds.

Com. Senhora do Carmo, Fortaleza, CE.

 

Maria de Jesus Crucificado, ocds.

Com. Sagrada Face, Itapetininga, SP

 

Comissão de Espiritualidade – Província São José

Post a Comment