Tema:
Com São José no IV Centenário de Canonização
de Santa Teresa de Jesus (12/03/1622 – 2022)
Lema:
“É coisa de espantar as grandes mercês que Deus me tem feito
por meio deste bem-aventurado Santo”. (Vida 6,6)
ORAÇÃO INICIAL: (Todos os dias)
“É inegável que mais do que nenhum outro santo, Teresa de Jesus, fez do culto a São José um dos elementos característicos da piedade e da fisionomia espiritual do Carmelo” (Patris Corde). Rezemos pedindo a São José, ao longo destes nove dias, com Santa Teresa de Jesus, que celebra o seu IV Centenário de Canonização, para que alcancem de Deus as graças da saúde da alma e do corpo, da unidade e da paz para as famílias, para a Igreja, para o Carmelo e para o mundo inteiro, especialmente, para o povo ucraniano.
Acolhei, ó Deus nosso Pai, a súplica que vos fazemos com São José e Santa Teresa de Jesus (…………..), unidos à Bem-Aventurada Virgem Maria.
Pai-Nosso. Ave-Maria. Glória ao Pai.
Glorioso São José, rogai por nós!
Santa Teresa de Jesus, intercedei por nós!
5º DIA – 14/03/2022.
Tema: São José, empenho jubiloso na educação de Jesus.
“Só peço, por amor de Deus, que faça a prova quem não me acreditar e verá, por experiência, o grande bem que é o encomendar-se a este glorioso Patriarca e ter-lhe devoção”. (Santa Teresa de Jesus – Vida 6,8)
O anjo anunciou aos pastores o nascimento de Jesus como sendo o do Messias prometido a Israel: «nasceu-vos hoje, na cidade de David, um salvador que é Cristo, Senhor» (Lc 2, 11). Desde a origem, Ele é «Aquele que o Pai consagrou e enviou ao mundo» (Jo 10, 36), concebido como «santo» no seio virginal de Maria (Lc 1, 35). José foi convidado por Deus a «levar para sua casa Maria, sua esposa», grávida d’«Aquele que nela foi gerado pelo poder do Espírito Santo» (Mt 1, 20), para que Jesus, «chamado Cristo», nascesse da esposa de José, na descendência messiânica de David (Mt 1, 16) – cfr Rm 1,3; 2 Tm 2,8; Ap 22,16. Chamado a proteger o Redentor, “José fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu a sua esposa» (Mt 1, 24). Inspirando-se no Evangelho, os Padres da Igreja, desde os primeiros séculos, puseram em relevo que São José, assim como cuidou com amor de Maria e se dedicou com empenho jubiloso à educação de Jesus Cristo, assim também guarda e protege o seu Corpo místico, a Igreja, da qual a Virgem Santíssima é figura e modelo (…) Foi precisamente neste mistério que José de Nazaré participou como nenhuma outra pessoa humana, à exceção de Maria, a Mãe do Verbo Encarnado. Ele participou em tal mistério, simultaneamente, com Maria, envolvido na realidade do mesmo evento salvífico, e foi depositário do mesmo amor, em virtude do qual o eterno Pai «nos predestinou a sermos adotados como filhos, por intermédio de Jesus Cristo” (Ef 1, 5).
Santa Teresa de Jesus – Vida e Canonização:
Muito além das relações entre os duques e a Madre, temos um fato determinante neste contexto, que foi a exumação do seu corpo; a partir disso, a notícia de que este estaria incorrupto rapidamente se espalhou por todo o território castelhano. Com isso, o Bispo de Salamanca justificou a abertura dos processos, iniciando os depoimentos com o dominicano Domingo Báñez, catedrático da Universidade de Salamanca, ex-confessor de Teresa que teve um destacado papel em relação aos escritos da Madre. O “Livro da Vida”, autobiografia espiritual da monja carmelita, teve sua censura escrita no epílogo; foi citado no “Caminho de Perfeição”, porque deu a licença para a Santa escrever sobre oração para as irmãs carmelitas; além disso, revisou “Meditaciones de los Cantares”.
Encomendar a São José e Santa Teresa: A prática do cuidado.
Propósito do dia: A virtude da CARIDADE.
ORAÇÃO FINAL: (Todos os dias)
Os Santos ajudam todos os fiéis «a tender à santidade e perfeição do próprio estado». A sua vida é uma prova concreta de que é possível viver o Evangelho. À semelhança de Jesus que disse: «Aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração» (Mt 11, 29), também os Santos são exemplos de vida que havemos de imitar. A isto nos exorta explicitamente São Paulo: «Rogo-vos, pois, que sejais meus imitadores» (1 Cor 4, 16). O mesmo nos diz São José através do seu silêncio eloquente. (Patris Corde 7)
Dirijamos-lhe a nossa oração:
Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós
e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,
e defendei-nos de todo o mal. Amém.
(Patris Corde – 8/12/2020. PP. Francisco)
Estela da Paz.
Estela Maria Teresa de Jesus, OCDS.
Comissão de Espiritualidade.
Comissão de História.
Referência:
Bíblia Sagrada – Evangelhos.
Catecismo da Igreja Católica.
Exortação apostólica Redemptoris Custos. S. João Paulo II, 15/08/1889.
Carta Apostólica Patris Corde. Papa Francisco, 08/12/2020.
Carta dos Superiores, O.Carm e OCD. 2020.
Livro da Vida, de Santa Teresa de Jesus.
Cervera, OCD. Frei Jesus Castellano. TERESA DE JESUS MESTRA DE VIDA ESPIRITUAL.
SANTOS, Luciana Lopes. Os Letrados e a Doutora: os processos de canonização de Santa Teresa de Jesus e a Universidade de Salamanca (1591-1610)