NOVENA DE SÃO JOSÉ – 6º DIA

NOVENA DE SÃO JOSÉ – 6º DIA

Tema:

Com São José no IV Centenário de Canonização 

de Santa Teresa de Jesus (12/03/1622 – 2022)

 

Lema:

“É coisa de espantar as grandes mercês que Deus me tem feito

 por meio deste bem-aventurado Santo”. (Vida 6,6)

ORAÇÃO INICIAL: (Todos os dias)

“É inegável que mais do que nenhum outro santo, Teresa de Jesus, fez do culto a São José um dos elementos característicos da piedade e da fisionomia espiritual do Carmelo” (Patris Corde). Rezemos pedindo a São José, ao longo destes nove dias, com Santa Teresa de Jesus, que celebra o seu IV Centenário de Canonização, para que alcancem de Deus as graças da saúde da alma e do corpo, da unidade e da paz para as famílias, para a Igreja, para o Carmelo e para o mundo inteiro, especialmente, para o povo ucraniano. 

Acolhei, ó Deus nosso Pai, a súplica que vos fazemos com São José e Santa Teresa de Jesus (…………..), unidos à Bem-Aventurada Virgem Maria.

 

Pai-Nosso. Ave-Maria. Glória ao Pai.

 

Glorioso São José, rogai por nós!

 

Santa Teresa de Jesus, intercedei por nós!

6º DIA – 15/03/2022.

Tema: São José, servidor na missão de Jesus

“Se eu fora pessoa que tivesse autoridade para escrever, de boa vontade me alongaria a dizer muito por miúdo as mercês que este glorioso Santo me têm feito a mim e a outras pessoas. Mas, para não fazer mais do que me mandaram, em muitas coisas serei mais breve do que quisera”. (Santa Teresa de Jesus – Vida 6,7)

 

As narrativas evangélicas (Mt 1,18-25; Lc 1,26-38) entendem a conceição virginal como uma obra divina que ultrapassa toda a compreensão e possibilidade humanas (Lc 1,34 – Maria, então, perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?”): “O que foi gerado nela vem do Espírito Santo”, diz o anjo a José, a respeito de Maria, sua esposa (Mt 1, 20). A Igreja vê nisto o cumprimento da promessa divina feita através do profeta Isaías: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho” (Is 7, 14), segundo a tradução grega de Mt 1,23. Portanto, em todas as circunstâncias da sua vida, José soube pronunciar o seu “Fiat”, como Maria na Anunciação e Jesus no Getsemani. Na sua função de chefe de família, José ensinou Jesus a ser submisso aos pais (cf. Lc 2, 51), segundo o mandamento de Deus (cf. Ex 20, 12). Ao longo da vida oculta em Nazaré, na escola de José, Ele aprendeu a fazer a vontade do Pai. Tal vontade torna-se o seu alimento diário (cf. Jo 4, 34). Mesmo no momento mais difícil da sua vida, vivido no Getsemani, preferiu que se cumprisse a vontade do Pai, e não a sua, fazendo-Se “obediente até à morte (…) de cruz” (Fl 2, 8). Por isso, o autor da Carta aos Hebreus conclui que Jesus “aprendeu a obediência por aquilo que sofreu” (5, 8). Vê-se, a partir de todas estas vicissitudes, que “José foi chamado por Deus para servir diretamente a Pessoa e a missão de Jesus, mediante o exercício da sua paternidade: desse modo, precisamente, ele coopera no grande mistério da Redenção, quando chega à plenitude dos tempos, e é verdadeiramente ministro da salvação”. 

 

Santa Teresa de Jesus – Vida e Canonização:

A canonização de Teresa foi  proclamada  em  1622  (a  beatificação  havia  sido  em  1614), o  que  pode  ser  avaliado  como  um  processo  rápido,  considerando  que  se  passaram  quarenta  anos desde  sua  morte  até  o  reconhecimento  de  sua  santidade  pela  Igreja  Católica.  A  causa  contou com  o  apoio  de  reis,  nobres  e  bispos,  bem  como  de  catedráticos  de  universidades  espanholas  da época,  de  modo  destacado,  da  Universidade  de  Salamanca.  O suporte demonstrado por estas personalidades  evidencia  as  redes  de  sociabilidade  estabelecidas  por  Teresa  ao  longo  da  vida, principalmente  pelas  relações  e  amizades  feitas  no  âmbito  das  fundações.  Estas redes também podem ser visivelmente demonstradas  por  meio dos  testemunhos  de  apoio  –  por  forma  de  cartas  enviadas  à  Roma  para  expressar  adesão  à  causa, atuando  como  instrumentos  de  pressão  aos  cardeais  e  ao  Papa  –  e  também  pelos  depoimentos dos processos de  beatificação  e  canonização.

 

Encomendar a São José e Santa Teresa: A prática da obediência.

 

Propósito do dia: A virtude da HUMILDADE.

ORAÇÃO FINAL: (Todos os dias)

Os Santos ajudam todos os fiéis «a tender à santidade e perfeição do próprio estado». A sua vida é uma prova concreta de que é possível viver o Evangelho. À semelhança de Jesus que disse: «Aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração» (Mt 11, 29), também os Santos são exemplos de vida que havemos de imitar. A isto nos exorta explicitamente São Paulo: «Rogo-vos, pois, que sejais meus imitadores» (1 Cor 4, 16). O mesmo nos diz São José através do seu silêncio eloquente. (Patris Corde 7)

 

Dirijamos-lhe a nossa oração:

Salve, guardião do Redentor

e esposo da Virgem Maria!

A vós, Deus confiou o seu Filho;

em vós, Maria depositou a sua confiança;

convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós

e guiai-nos no caminho da vida.

Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,

e defendei-nos de todo o mal. Amém.

(Patris Corde – 8/12/2020. PP. Francisco)

Estela da Paz.

Estela Maria Teresa de Jesus, OCDS.

Comissão de Espiritualidade.

Comissão de História.

Referência:

Bíblia Sagrada – Evangelhos.

Catecismo da Igreja Católica. 

Exortação apostólica Redemptoris Custos. S. João Paulo II, 15/08/1889.

Carta Apostólica Patris Corde. Papa Francisco, 08/12/2020.

Carta dos Superiores, O.Carm e OCD. 2020.

Livro da Vida, de Santa Teresa de Jesus.

Cervera, OCD. Frei Jesus Castellano. TERESA DE JESUS MESTRA DE VIDA ESPIRITUAL.

SANTOS, Luciana Lopes. Os Letrados e a Doutora: os processos de canonização de Santa Teresa de Jesus e a Universidade de Salamanca (1591-1610)

Post a Comment