NOVENA DE SÃO JOSÉ 2024 – Imitai o silêncio de São José – 2º Dia

NOVENA DE SÃO JOSÉ 2024 – Imitai o silêncio de São José – 2º Dia

TEMA: IMITAI O SILÊNCIO DE SÃO JOSÉ

2º DIA: O SILÊNCIO E A PURIFICAÇÃO DO ENTENDIMENTO

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!

Deus e Senhor meu, Uno e Trino, Pai, Filho e Espírito Santo, creio que estou em Vossa soberana presença agora, quando pretendo consagrar a São José esta novena. Quero, nesta novena, aprender as virtudes que, com tanta perfeição, praticou o glorioso Patriarca São José e alcançar, por sua intercessão, as graças de que tanto preciso.

Feche seus olhos e faça seu pedido.

“ A maior necessidade que temos para progredir é calar diante deste grande Deus, o apetite e a língua, pois a   linguagem que ele mais ouve é a do amor calado.”

 

Nesse segundo dia de novena a São José, após já iniciarmos o silêncio proposto, com o coração mais determinado na busca de interioridade, convido você acalmar o corpo e a alma das distrações. Inspire e expire profundamente… permita-se sentir no momento presente… visualize a presença de Jesus em você. E chame o Espírito Santo… o educador das almas, a brisa leve… vem Espírito Santo…

 

Os grandes teólogo da Igreja costumavam dizer que a alma tem 3 faculdades principais: o entendimento, a memória e a vontade. Hoje vamos refletir sobre a o entendimento, e sobre como ela pode ser curada pelo silêncio.

 

Esse faculdade é responsável por nos permitir conhecer a nós mesmos, ao mundo e ao próprio Deus. O grande teólogo Garrigou – Lagrange, chegava a falar que essa faculdade é comum aos homens e aos anjos.

 

O mesmo teólogo lamenta que muitas cristãos não usem essa faculdade para adquirir o conhecimento do próprio Deus, mas sim para se apegar a conhecimentos secundários, deixando de lado aquilo que realmente importa para suas almas; ele define essa atitude como um vício de “curiosidade” espiritual; vejamos suas palavras:

 

“A curiosidade é um defeito de nosso espírito, diz São Tomás,  que nos leva com pressa e precipitação para considerações menos úteis, fazendo-nos negligenciar as de Deus e de nossa salvação. Tal curiosidade, diz o santo Doutor,  nasce de uma preguiça espiritual em relação às coisas divinas e nos faz perder um tempo precioso”

 

Uma outra desordem do entendimento é o orgulho; bem mais grave que a curiosidade, ela leva a pessoa a confiar apenas no próprio juízo, ignorando o conselho de outras pessoas, muitas vezes dos superiores.

 

Garrigou – Lagrange apresenta a virtude da fé como remédio para ambas essas desordens; pela fé, se adere a Verdade revelada por Deus, julgando tudo por meio dessa Verdade, buscando conhecer aquilo que é mais necessário à salvação  (vencendo a curiosidade) e colocando em Deus o mérito de tudo (vencendo o orgulho).

 

Na virtude da fé, o entendimento muitas vezes não é capaz de entender como os planos de Deus acontecem, mas essa virtude permite uma grande confiança na Vontade Divina, mesmo quando não existam as luzes da razão natural para iluminar o caminho.

 

Na fé, acontece a noite escura que nosso pai, São João da Cruz falava; nesse processo, o entendimento é purificado, por confiar unicamente em Deus, conforme ele nos fala: “Meu entendimento saiu de si, mudando-se, de humano e natural, em divino. Unindo-se a Deus nesta purificação, já não compreende pelo seu vigor e luz natural, mas pela divina sabedoria à qual se uniu”.

 

Essa purificação do entendimento, no silêncio da noite escura, pela fé, leva a alma a uma profunda união com Deus. Isso só é possível quando silenciamos nosso coração,  abandonado as curiosidades inúteis e as pretensões orgulhosas.

 

Por fim, pensemos em como nosso glorioso Patriarca São José viveu essa purificação no silêncio. Pensemos em como ele sofreu quando perdeu o Menino Jesus no Templo, certamente seu entendimento não conseguiu explicações para aquilo, mas a luz da fé pode guia-lo, ensinando-o a confiar somente em Deus,  sem murmurar, silenciosamente. Essa confiança não foi frustrada, pois logo ele pode reencontrar o Cristo. Pensemos o quanto seu entendimento eseve obscurecido quando soube da gestação de Maria e o quanto seu silêncio foi providente. No silêncio de seu coração, São José ouviu a voz de Deus em sonho. Assim também nós, precisamso desse silêncio inteiror para buscar respostas em Deus aos nossos apelos e necessidades. Imitat a São José no silêncio é permitir que o Espírito fale mais que as palavras, e que Deus revele Seus caminhos em nossas vidas.

 

Peçamos a intercessão de São José nesta novena, para que aproveitemos as noites escuras da vida para purificar nosso entendimento pela fé!

ORAÇÃO

 

Lembrai- vos, ó puríssimo Esposo da Virgem Maria, ó meu doce Protetor São José, que jamais se ouviu dizer que alguém tivesse invocado vossa proteção, implorando vosso socorro e não fosse por vós consolado. Com grande confiança, venho à vossa  presença recomendar-me fervorosamente a vós. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Pai adotivo do Redentor, mas dignai-vos acolhê-la piedosamente. Meu glorioso São José, nesse dia que segue, intercede a Jesus para dá-me a virtude do silêncio para ordenar minhas faculdades interiores. Silenciar minha alma e meu coração e contemplar a verdade que Deus tem reservada para mim! Que minha inteialigênc seja toda ordenada em Deus para a vivência da virtude da fé! Amém!

São José, Rogai por nós!

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!

Amém!

 

Ana Catarina da Santíssima Trindade, ocds

Pedro Luiz de Maria Imaculada e Jesus Crucificado, ocds

Comissão de Espiritualidade, Província São José

2 Comments

  • Anônimo
    20/03/2024

    rogai por nós são José!

  • Anônimo
    11/03/2024

    São José, rogai por nós para que no silêncio possamos confiar em Deus!

Post a Comment