NOVENA DE SÃO JOSÉ 2024 – Imitai o silêncio de São José – 1º Dia

NOVENA DE SÃO JOSÉ 2024 – Imitai o silêncio de São José – 1º Dia

TEMA: IMITAI O SILÊNCIO DE SÃO JOSÉ

1o DIA: O SILÊNCIO COMO FORMA MAIOR DE ORAÇÃO

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!

Deus e Senhor meu, Uno e Trino, Pai, Filho e Espírito Santo, creio que estou em Vossa soberana presença agora, quando pretendo consagrar a São José esta novena. Quero, nesta novena, aprender as virtudes que, com tanta perfeição, praticou o glorioso Patriarca São José e alcançar, por sua intercessão, as graças de que tanto preciso. Feche seus olhos e faça seu pedido…

 

“ A maior necessidade que temos para progredir é calar diante deste grande Deus, o apetite e a língua, pois a   linguagem que ele mais ouve é a do amor calado.”

 

 

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo,

Para sempre seja louvado!

Como bons Carmelitas, vamos primeiro entrar na dimensão da oração Teresiana.

O que é a oração para Santa Teresa? Ela nos diz no Livro da Vida: “Para mim a oração mental não é senão tratar de amizade, estando a sós muitas vezes, com aquele que nos ama.” O Beato Maria Eugênio afirma: “é uma tomada de contato com Deus, uma atualização da união sobrenatural que a graça estabelece entre Deus e a nossa alma… Deus – Amor está presente em nossa alma, com uma presença sobrenatural, pessoal, objetiva… Deus – Amor, sempre em ação, chama por nós e nos espera. A oração supõe o amor sobrenatural e, portanto, a graça santificante.”

 

E como essa oração deve ser vivida em nossas vidas?

 

Temos muitos santos na Igreja! Santos com vocações diferentes e que deixaram um legado espiritual muito forte para todos nós. Foram muitos os dons que o Espírito Santo derramou em cada um deles. Por meio deles, Deus continua a se revelar e nos mostrar que a santidade é possível. Em meio a tantos carisma, tantas obras, existe um caminho que é peculiar a todos eles: o silêncio.

É universal a vivência do silêncio para a construção da identidade cristã. A palavra de Deus no diz em Mt 14,22: “feito isso, subiu à montanha para orar na solidão. E, chegando a noite, estava lá, sozinho.” Jesus orava no silêncio interior.

Vejamos nossos santos carmelitas…São João da Cruz: “a maior necessidade que temos para progredir é calar diante desse grande Deus, o apetite e a língua, pois a linguagem que ele mais ouve á a do amor calado.” (D130). Essa frase será nosso rema.

Vejamos também Elisabete da Trindade: “no silêncio estará vossa força. Conservar a fortaleza para Deus, na minha opinião, é conseguir a unidade em todo o nosso ser mediante o silêncio interior. É recolher todas as nossa potencias para ocupa-las somente no ofício do amor.” (UR 3)

“Santa Teresinha escreveu: “Às vezes, só o silêncio é capaz de exprimir minha oração, mas o hóspede divino do tabernáculo, compreende tudo, mesmo o silêncio de uma alma de criança que está cheia de gratidão.” ( CT 138) Na origem do nosso carisma carmelitano está o Profeta Elias que ficou durante quarenta dias no deserto, e chegando  ao Horeb, montanha que Deus se manifestou a Moisés, Deus disse: “Sai e fica na montanha diante do Senhor”. E eiis que o Senhor passou. Um grande e impetuoso furação fendia as montanhas, mas o Senhor não estava no furacão. E depois passou um terremoto, mas o Senhor não esta lá. Depois do terremoto, um fogo, mas o Senhor não estava lá. E depois do fogo, o murmúrio de uma brisa leve. Quando Elias o ouviu, cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se a entrada da gruta.”

Garrigou – Lagrange nos escreveu em seu livro “As Três Idades da Vida Interior”:

Será necessário esperar a visão face a face para entrar perfeitamente  na paz e na imutabilidade divina. Contudo, já  desde essa terra, a participação na vida divina por meio da graça, submete-nos à lei do silêncio divino. É no silêncio, acrescenta São João da Cruz – que o Verbo Divino, que é  graça em nós, se faz ouvir e é recebido.”

Nossa vocação Carmelita clama pelo silêncio.

E São José?

São José foi o escolhido por Deus para ser o Pai Adotivo de Jesus Por ele passou toda a graça divina. Ele, junto com a Virgem Maria, foram os primeiros cristãos a receberem a graça plena das virtudes divinas na humanidade. Sua ascese foi por meio do silêncio. A vida de São José foi um constante silêncio e olhar para o céu, dentro de si. Deus se comunicava em sonhos, onde habita o mais profundo do homem e de lá sai o que há de mais interior. José, nesse silêncio, obedeceu, cresceu na fé, se abandonou e viveu a plenitude do amor que o fez cumprir sua missão: cuidar da Família de Nazaré.

São José, o Pai da Igreja e do Carmelo, é nosso referencial de vida e virtudes alcançada por meio do silêncio e da escuta de Deus.

Iniciamos hoje nossa novena com São José para nos prepararmos para seu dia. Nesse tempo, iremos buscar viver o silêncio em nossas vidas, não apenas no momento da novena, mas no decorrer do dia. Cada dia vamos elevar a Deus , nesse silêncio, uma potencia da alma. Iremos fazer esse caminho junto com São José, com sua força espiritual, ele que é nosso Pai Adotivo, estará diante de Deus a interceder por nós.

Portanto, escolha um lugar calmo, uma hora do dia, um tempo para meditar e viver esse silêncio. Você pode ter uma imagem de São José e uma vela acesa e meditar conosco.

ORAÇÃO

 

Lembrai- vos, ó puríssimo Esposo da Virgem Maria, ó meu doce Protetor São José, que jamais se ouviu dizer que alguém tivesse invocado vossa proteção, implorando vosso socorro e não fosse por vós consolado. Com grande confiança, venho à vossa  presença recomendar-me fervorosamente a vós. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Pai adotivo do Redentor, mas dignai-vos acolhê-la piedosamente. Meu glorioso São José, nesse dia que segue, intercede a Jesus para dá-me a virtude do silêncio para ordenar minhas faculdades interiores. Silenciar minha alma e meu coração e contemplar a verdade que Deus tem reservada para mim! Que todo meu ser seja ordenado em Deus para a vivência das virtudes!

São José, Rogai por nós!

Referência Bibliográfica:

  1. QUERO VER A DEUS, Maria – Eugênio, Ed. Vozes, RJ, 2015. Pag 98,99.
  2. AS TRÊS IDADES DA VIDA INTERIOR, GarrigouLagrange. Ed. Cultor de Livro, São Paulo, 2023. Pag 494

 

 

Ana Catarina da Santíssima Trindade, ocds

Comissão de Espiritualidade – Província São José

7 Comments

  • Anônimo
    11/03/2024

    Amém, Deus seja louvado!

  • Anônimo
    11/03/2024

    Quero receber todos os dias o link da novena. Como faço?

  • Mônica Costa
    11/03/2024

    Muito linda a novena , ainda mais dita mansamente. São José sempre esteja conosco.

  • Glaucinéia
    10/03/2024

    Cada dia mais próxima a esse Pai amoroso. São José, rogai por nós!

  • Anônimo
    10/03/2024

    Amém! Como é bom silenciar diante de tantos barulhos em nossa volta. São José me ensina a praticar a virtude do silêncio!

  • ANDREA CAVALCANTE ALMEIDA
    10/03/2024

    Excelente texto irmãos ! Parabéns !

Post a Comment