MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO AOS PARTICIPANTES DO CAPÍTULO GERAL OCD (11/9/2021)

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO AOS PARTICIPANTES DO CAPÍTULO GERAL OCD (11/9/2021)

 “Queridos irmãos,

Sinto-me feliz por vos receber, reunidos para o Capítulo Geral de várias regiões do mundo, representando os cerca de quatro mil Frades que fazem parte da vossa Ordem.

 A minha saudação estende-se também a eles, bem como às monjas carmelitas descalças e a todos os membros da família carmelita, que nestes dias acompanham o vosso trabalho com a oração.

 Agradeço ao novo Prior geral por suas palavras, e ao prior geral cessante por seu serviço. Obrigado.

Você iniciou o Capítulo guiado por três textos bíblicos muito significativos. Primeiro: ouça o que o Espírito diz (cf. Ap 2: 7); segundo: discernir os sinais dos tempos (cf. Mt 16, 3); terceiro: ser testemunhas até os confins da terra (cf. At 1,8).

Ouvir  é a atitude fundamental do discípulo, de quem se coloca na escola de Jesus e quer responder ao que nos pede neste momento difícil, mas sempre belo, porque é o tempo de Deus, para discernir o que está vindo  do Senhor e o que é contra ele e, desta forma, responder, a partir do Evangelho, aos sinais dos tempos, através dos quais o Senhor da história nos fala e se revela. 

Devemos ouvir e discernir, visando o testemunho na missão realizada com o anúncio do Evangelho, tanto com a palavra como, sobretudo, com a vida.

Neste tempo, em que a pandemia nos colocou a todos perante tantas interrogações e que viu o colapso de tantas seguranças, sois chamados, como filhos de Santa Teresa, a zelar pela vossa fidelidade aos elementos perenes do seu carisma.

 Se esta crise tem algo de bom – e certamente tem – é precisamente para nos trazer de volta ao essencial, para não viver distraídos por falsas certezas. 

Este contexto também é favorável para poder examinar o estado de saúde da sua Ordem e alimentar o fogo das suas origens.

Às vezes, alguém se pergunta qual é o futuro da vida consagrada e algum profeta da desgraça diz que esse futuro é curto, que a vida consagrada está se esgotando.

 Mas, queridos irmãos, essas visões pessimistas estão destinadas a serem negadas  porque a vida consagrada é parte integrante da Igreja e de sua natureza escatológica, de sua autenticidade evangélica. A vida consagrada faz parte da Igreja como Jesus a pretendeu e como o Espírito Santo continuamente a gera. Portanto, a tentação de se preocupar em sobreviver, ao invés de viver plenamente, acolhendo a Graça do presente, mesmo com os riscos que isso acarreta, deve ser removida.

Na Escola de Cristo, trata-se de sermos fiéis ao presente e, ao mesmo tempo, livres e abertos ao horizonte de Deus, imersos no seu mistério de amor. 

A vida carmelita é uma vida contemplativa. Este é o Dom que o Espírito Santo deu à Igreja com Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz, e, depois, com muitos Carmelitas. 

Fiel a este dom, a vida carmelita é uma resposta à sede do homem contemporâneo, que tem muita sede de Deus, sede do eterno e, muitas vezes, não o compreende e o procura em todo o lado. 

Sobre psicologismos, espiritualismos e atualizações falsas que escondem um espírito de mundanismo. Vocês estão bem cientes das tentações dos psicologismos, espiritualismos e atualizações mundanas, o espírito do mundanismo.

 E sobre isso eu alerto: cuidado com o mundanismo espiritual, que é o pior mal que pode acontecer à Igreja. 

Quando li isso nas últimas páginas da Meditação sobre a Igreja do Padre De Lubac – li as últimas quatro páginas – não pude acreditar: mas por que – eu ainda estava em Buenos Aires -, por que isso acontece?

 O que é esse mundanismo espiritual? É muito sutil e a gente não percebe isso.

 O texto cita um padre espiritual beneditino. De Lubac assume esse texto e diz: “É o pior dos males que pode acontecer à Igreja, aliás pior do que aquele tempo dos Papas concubinários”. 

Disse isso também aos claretianos outro dia … Obviamente, L’Osservatore Romano se assustou com este texto, que não é meu, é de Lubac, e ele o disse “pior que os concubinares”… 

Espero que o Osservatore se corrija. O mundanismo espiritual é terrível, entra em você. Há no Evangelho, disse Jesus, quando fala de “demônios”…, porque Jesus diz o seguinte: quando o espírito imundo é expulso da alma de uma pessoa, começa a vagar por lugares desertos e aí ele “fica entediado”, “não tem emprego”, e fala: “Vou voltar para ver como está a minha casa”.

 Ele volta e vê que tudo está limpo, tudo está em ordem e, Jesus diz: “Ele vai e pega sete demônios piores do que ele e eles entram. E o fim desse homem é pior do que o começo ”.

 Mas como esses sete demônios entram? Não como ladrões, não: tocam a campainha, dizem olá e vão entrando aos poucos e você não percebe que tomaram posse da sua casa. 

Este é o espírito do mundanismo. Entra aos poucos… Cuidado com isso. É o pior dos males que pode acontecer à Igreja e, se não acredita em mim, leia as últimas quatro páginas da Meditação sobre a Igreja do Padre de Lubac.

 Cuidado com o mundanismo espiritual.

Lembremos que a fidelidade evangélica não é estabilidade de lugar, mas estabilidade de coração; que não consiste em rejeitar as mudanças, mas em fazer as mudanças necessárias para ir ao encontro do que o Senhor nos pede, aqui e agora.

 E, portanto, a fidelidade exige um compromisso firme com os valores do Evangelho e do próprio carisma e a renúncia àquilo que nos impede de dar o nosso melhor ao Senhor e aos outros.

Nesta perspectiva, encorajo-vos a manter a amizade com Deus, a vida fraterna em comunidade e a missão, como lemos nos documentos preparatórios do vosso Capítulo.

 Para Santa Teresa, a amizade com o Senhor significa viver em comunhão com Ele; não é só rezar, mas fazer da vida uma oração; é caminhar – como diz a sua Regra – ” in obsequio Iesu Christi “, e fazê-lo com alegria. 

Outra coisa que gostaria de enfatizar: alegria. É feio ver homens ou mulheres consagrados com cara de velório. É feio, é feio. 

A alegria deve vir de dentro: aquela alegria que é paz, expressão de amizade. 

Outra coisa que coloquei na Exortação à Santidade: senso de humor. Por favor, não perca seu senso de humor. 

Em Gaudete et exsultate, incluí, naquele capítulo, uma oração de São Tomás More pedindo senso de humor. Reze, vai te fazer bem. 

Sempre com aquela alegria dos humildes, que acolhem as coisas normais da vida cotidiana para viver com alegria. 

Nesta perspectiva, encorajo-vos a manter a amizade com Deus, a vida fraterna em comunidade e a missão, como disse.

A amizade com Deus amadurece no silêncio, no recolhimento, na escuta da Palavra de Deus; é um fogo que deve ser alimentado e guardado dia após dia.

O calor deste fogo interior ajuda também a praticar a vida fraterna em comunidade . Não é um elemento acessório, é substancial. Seu próprio nome o lembra: “Irmãos Descalços”. Enraizado na relação com Deus, Trindade do Amor, és chamado a cultivar relações no Espírito, numa tensão saudável entre estar só e estar com os outros, contrária ao individualismo e à uniformização do mundo.

 Individualismo e massificação. Vida comunitária. 

Santa Madre Teresa exorta o “estilo de fraternidade”, “ el estilo de hermandad”. É uma arte que se aprende dia a dia: ser família unida em Cristo, “irmãos descalços de Maria”, tendo como modelos a Sagrada Família de Nazaré e a comunidade apostólica. 

A Sagrada Família de Nazaré: obrigado por mencionar São José, não o esqueças! Um de vocês me deu, na época, uma pequena imagem de São José com uma oração humilde que diz: “Aceite-me, como você aceitou Jesus”. 

Bela oração, eu oro todos os dias. Ele pede a São José que nos aceite e nos faça progredir na vida espiritual para ser nosso pai espiritual, de certa forma, como ele foi um pai para Jesus e na Sagrada Família.

Partindo da amizade com Deus e do estilo de fraternidade, sois chamados a repensar também a vossa missão com criatividade e um impulso apostólico decidido, prestando grande atenção ao mundo de hoje.

 Gostaria de insistir no que já mencionei acima: esta renovação da sua missão está intrinsecamente ligada à fidelidade à vocação contemplativa: vocês estão procurando como fazê-lo, mas está ligada. 

Não deveis imitar a missão de outros carismas, mas serem fiéis ao teu, para dar ao mundo aquilo que o Senhor deu para o bem de todos, ou seja, a água viva da contemplação. 

Na verdade, não é uma fuga da realidade, um fechamento em um oásis protegido, mas uma abertura do coração e da vida à força que realmente transforma o mundo, ou seja, o amor de Deus. 

É na oração solitária prolongada que Jesus recebe o impulso de “quebrar” a sua vida no meio do povo todos os dias. E assim os santos: a generosidade e a coragem do seu apostolado são fruto da sua profunda união com Deus.

Caros irmãos, a harmonia entre estes três elementos -amizade com Deus, vida fraterna e missão – é uma meta fascinante, capaz de motivar suas escolhas presentes e futuras. 

Que o Espírito Santo – pois é Ele quem cria harmonia – ilumine e guie os seus passos neste caminho. A Virgem Santa os proteja e os acompanhe. Eu os abençoo de coração. Por favor, não se esqueça de orar por mim; eu preciso disso. Obrigado!”

Post a Comment