Nascida em Paraisópolis-MG, em 08 de junho de 1947, é a quarta filha de uma família de 10 irmãos. Família simples, do sítio. Já nos primeiros dias de vida, devido a ausência da sua mãe que foi hospitalizada, foi amamentada com leite de vaca, o que causava fortes cólicas na bebê. Aos 9 anos já foi trabalhar em “casa de família” (termo antigo, atualmente seria babá ou empregada doméstica). Hoje se sabe que isso era “trabalho escravo” e ” exploração infantil”.
Sempre morando em casas de pessoas que a acolheram, morou em São José dos Campos, São Paulo, Aparecida do Norte, Três Pontas. Depois de casada morou em Santo André, Bragança Paulista, Jundiaí e Várzea Paulista.
Foi freira por dois anos como carmelita no Carmelo de Aparecida do Norte, tendo como missão rezar pela colocação da cúpula do Santuário. Transferida depois pro Carmelo de Três Pontas, conheceu e conviveu com a Venerável Serva de Deus Madre Tereza Margarida do Coração de Maria. Mãe de dois filhos, Daniel e Renata, tendo do filho Daniel um casal de netos:Vine e Kayoná.
Membro da Ordem Carmelita Descalço Secular (OCDS), em Jundiaí -SP, a 16 anos, é a atual presidente. Membro do Apostolado da Oração a muitos anos, é também vicentina.
Foi ministra extraordinária da comunhão por 10 anos. Rezava as 1000 Ave Marias quase diariamente. Fazia mantas, casaquinhos, sapatinhos e luvinhas de tricô e crochê e doava mensalmente para os bebês carentes que nasciam no Hospital Universitário de Jundiaí. Essa missão ela iniciou na pandemia, utilizando parte da sua aposentadoria pra isso.
Enferma nos últimos 70 dias, viveu em estado de graça, tendo confessado, recebido a unção dos enfermos e a indulgência plenária, oferecendo seu sacrifício pela santificação da igreja, dos padres, e pela conversão dos pecadores. Seu corpo foi consumido pela doença, mas sua alma foi consumida de amor por Jesus.
Com a certeza de que ia pro céu, e com um beijo na testa de sua filha Renata, dizendo: “Nos vemos em breve no céu, meu amor.”, assim viveu Maria Rosária de Melo Righi no registro civil, Maria Rosária da Trindade, nome religioso, e pra mim e pro céu, simplesmente Santa Rosária.
Anônimo
Grande mulher, conduzida por Deus
Anônimo
Grande mulher. Conduzida por Deus
Daniel Righi
De todo o legado que minha mãe deixou para seus famíliares e para todos aqueles que tiveram a felicidade de conhecê-la, destaco dois elementos fundamentais: uma fé inabalável no poder divino, que a fazia seguir adiante mesmo diante das piores dificuldades; e um amor forte e corajoso que resistiu a toda forma de maldade a ela direcionada, transbordando em forma de alegria e generosidade. Exemplo e inspiraçāo para sempre.
Isabel Marcondes Fazzio
Grande amiga
Como se fosse minha mãe
Está no Céu intercedendo por nós
Saudades
Nathalia Fagundes
Uma grande mulher na fé ! A maior que já conheci na fé e na caridade.
Renata
Gratidão 🙏❤️
Renata
Gratidão é um dos sentimentos mais nobres que Deus colocou no coração humano. Ela foi, é e será um grande exemplo pra todos nós.