29 de Novembro de 2022
Terça-feira da Primeira Semana do Advento
Texto Orante: Frei Javier Fuentes, OCD
Motivação
Senhor, bom dia! Custo a começar o dia, nem sempre meu ânimo é alto. O cansaço e os problemas às vezes me fazem a vida um pouco ladeira acima. Por isso, começo o dia pondo tudo em tuas mãos de Pai, com a certeza de que contigo tudo será mais fácil.
Aqui estou, como peregrino disposto a andar o caminho, a suportar o sol ou a chuva que o dia me depare. Por isso, tudo ponho em tuas mãos, e assim, minha carga será mais leve. Agora que o dia começa, caminhemos juntos, Senhor.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo e não puderam ouvir”.
Bem- aventurado tu, hoje, quando vês, quer dizer quando crês, quando percebes a presença de Deus em tua vida, quando aceitas alegre seus caminhos fáceis, e também os torcidos e escabrosos.
Bem-aventurado quando te fazes pequeno, porque só assim possibilitas que Ele possa crescer dentro de ti, lhe deixa oco para que Ele cresça e te encha de sua vida e de sua Palavra.
Bem-aventurado quando superas tantos disse me disse, quando não te apartam do caminho as críticas e os comentários, quando dás um passo adiante na dificuldade. Bem-aventurado porque assim possibilitas que teus olhos “descubram ao Deus amigo”.
Nos disse Santa Teresinha do Menino Jesus:
«Porque eu era pequena e fraca, inclinava-se para mim, instruía-me em segredo das coisas do seu amor. Ah! se sábios que passaram a vida estudando tivessem vindo interrogar-me, teriam, sem dúvida, ficado espantados ao ver uma criança de 14 anos compreender os segredos da perfeição, segredos que toda a ciência não pudera lhes revelar, pois para possuí-los é preciso ser pobre de espírito!… ».
(História de uma Alma, Manuscrito A)
Senhor, faça-me pequeno, como uma criança que caminha seguro quando seu
pai lhe leva pela mão.
Faça-me pequeno para crer em ti,
como acreditava nesses contos que de criança meus pais liam para mim antes de dormir.
Faça-me pequeno para correr
e colocar-me entre tuas mãos e senti-las,
como sentia a de meus pais.
Faça-me pequeno para viver confiando
não em minhas qualidades, mas em teu
amor.
Faça-me pequeno para que tu te faças grande,
Senhor, em mim.
Frei Javier Fuentes, OCD
Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica
Referência:
• – Imagens disponíveis na WEB