Evangelho orado – Segunda-feira da XXVIII Semana do Tempo Comum

Evangelho orado – Segunda-feira da XXVIII Semana do Tempo Comum

10 de Outubro de 2022
Segunda-feira da XXVIII Semana do Tempo Comum
Texto Orante: Frei Antonio González, OCD

Motivação

Deus sai ao nosso encontro cada dia, talvez no momento mais inesperado, ou talvez no mais simples.
A oração nos desperta a um diálogo que Ele mantém sempre aberto. Pode falar-lhe desta semana que começa: dos projetos, das tarefas, as expectativas, as dificuldades, das pessoas que há próximas de você… E pedir-lhe que lhe ajude a estar atento para descobrir sua presença.

Evangelho de São Lucas 11,29-32

Naquele tempo, quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

Comentário Orante

Toda a vida de Jesus é sinal do amor do Pai, amor que se entrega para dar vida, e que vence ao mal: as parábolas, os gestos de cura… e ao fim, sua morte e Ressurreição. Sinal que chama a abrir o coração, a ir mais além de nós.
Em cada geração, e em cada pessoa, persiste a tentação de fecharmos nos próprios critérios, para ver só o que nos enquadra. Deus chama, e não se impõe. Abrir-nos a Ele é nossa escolha.

Palavra dos Místicos

São João da Cruz nos disse:

« Se atualmente, portanto, alguém quisesse interrogar a Deus, pedindo-lhe alguma visão ou revelação, não só cairia numa insensatez, mas agravaria muito a Deus em não pôr os olhos totalmente em Cristo sem querer outra coisa ou novidade alguma.
Deus poderia responder-lhe deste modo dizendo: Se eu te falei já todas as coisas em minha Palavra, que é meu Filho, e não tenho outra palavra a revelar ou responder que seja mais do que isso?
Põe os olhos só nele; porque nele disse e revelei tudo, e nele acharás ainda mais do que pedes e desejas.
Porque pedes palavras e revelações parciais; se olhares o meu Filho acharás nele a plenitude; pois ele é toda a minha palavra e resposta, toda a minha visão, e toda a minha revelação.
Ao dá-lo como irmão, mestre, companheiro, preço e recompensa, já respondi a todas as perguntas e tudo disse, revelei e manifestei.»

II Subida do Monte Carmelo, 22,5)

Oração

Estás, Senhor, escondido
na espessura deste mundo,
e às vezes perco seu sinal.
Acende meu coração com a sede da verdade, com o amor que dá profundidade ao olhar.
Para que possa descobrir-te,
seguir tuas pegadas,
acolher tua vida nova. Amém.

Frei Antonio González, OCD

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica

 

 

Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Referência:
• – Imagens disponíveis na WEB

Post a Comment