Evangelho orado – Segunda-feira da 4ª semana do Tempo Comum

Evangelho orado – Segunda-feira da 4ª semana do Tempo Comum

30 de Janeiro de 2022
Segunda-feira da 4ª semana do Tempo Comum
Texto Orante: María Irene Sastre, CTSJ

Motivação

Sento-me comodamente em um lugar tranquilo e familiar, respiro profundamente e sereno meu ânimo procurando relaxar-me. Percebo o silencio que me rodea e envolve.
Vou encontrar-me com o Senhor, que hoje tem uma mensagem para mim. Peço-lhe que serene meu interior e me envie o dom do seu Espírito para que descubra sua presença amorosa em minha vida e abra os ouvidos do meu coração à sua Palavra.
E lhe digo: “Aqui estou, Senhor, em tuas mãos ponho meu coração, minha vida, todo meu ser”.

Do Evangelho de São Marcos 5, 1-20

Naquele tempo, Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. Logo que saiu da barca, um homem possuído por um espírito impuro, saindo de um cemitério, foi ao seu encontro. Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá-lo. Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo-se com pedras. Vendo Jesus de longe, o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele e gritou bem alto: “Que tens a ver comigo, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Eu te conjuro por Deus, não me atormentes!” Com efeito, Jesus lhe dizia: “Espírito impuro, sai desse homem!” Então Jesus perguntou: “Qual é o teu nome?” O homem respondeu: “Meu nome é ‘Legião’, porque somos muitos”. E pedia com insistência para que Jesus não o expulsasse da região. Havia aí perto uma grande manada de porcos, pastando na montanha. O espírito impuro suplicou, então: “Manda-nos para os porcos, para que entremos neles”. Jesus permitiu. Os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos. E toda a manada – mais ou menos uns dois mil porcos – atirou-se monte abaixo para dentro do mar, onde se afogou. Os homens que guardavam os porcos saíram correndo e espalharam a notícia na cidade e nos campos. E as pessoas foram ver o que havia acontecido. Elas foram até Jesus e viram o endemoninhado sentado, vestido e no seu perfeito juízo, aquele mesmo que antes estava possuído pela Legião. E ficaram com medo. Os que tinham presenciado o fato explicaram-lhes o que havia acontecido com o endemoninhado e com os porcos. Então começaram a pedir que Jesus fosse embora da região deles. Enquanto Jesus entrava de novo na barca, o homem que tinha sido endemoninhado pediu-lhe que o deixasse ficar com ele. Jesus, porém, não permitiu. Entretanto, lhe disse: “Vai para casa, para junto dos teus, e
anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti”. Então o homem foi embora e começou a pregar na Decápole tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.

Comentário Orante

O pouco que se observe a realidade de nosso mundo, se dará conta de que os sofrimentos que suporta a humanidade são consideráveis: guerras, fome, enfermidades, desemprego, solidão, analfabetismo, individualismo, catástrofes naturais… São “legião” os que atam aos homens e mulheres de nosso tempo. Necessita ouvir ao Senhor que diz: “Espírito imundo, sai deste homem”.
O pouco que observemos dentro de cada um de nós, daremos conta dos pecados, medos, aversões, dificuldades, dependências que nos escravizam e nos atormentam. Necessitamos ouvir a voz forte do Senhor que diz: “Espírito imundo, sai deste homem”.
Confiemos na Palavra do Senhor, que é viva e eficaz, porque só ele pode fazer que a humanidade, que cada um de nós, sejamos pessoas sentadas, vestidas e em nosso juízo.

Palavra dos Místicos

Escreve Santa Teresa:

«Confie na bondade de Deus, que é maior de que todos os males que podemos fazer e não se lembra da nossa ingratidão… Nem se recorda das mercês que nos tem feito para por elas nos castigar; antes ajudam a perdoar-nos mais depressa, como a gente que já era de Sua casa e tem comido – como dizem – o seu pão.

Lembrem-se das Suas palavras e vejam o que fez comigo: mais me cansei eu de O ofender, que Sua Majestade de me perdoar. Nunca Ele se cansa de dar nem se podem esgotar Suas misericórdias; não nos cansemos nós de receber.

Seja bendito para sempre, Amém, e louvem-nO todas as criaturas».

(Livro da Vida 19,15)

Oração

Senhor Jesus, hoje trago no coração
os sofrimentos de todos meus irmãos,
especialmente a dor das pessoas
que me confiastes e posto em meu caminho.
Faça-te presente em suas vidas,
enchendo-os de tua força curadora,
acompanha-os com a fortaleza de tua graça
e restitui-lhes a dignidade, a saúde,
a alegria e a fé.
Também te trago, Senhor Jesus,
meus pecados e covardias,
minhas debilidades e meus ouvidos…,
tudo quanto dificulta que esteja contigo
e que anuncie tua misericórdia a meus irmãos.

María Irene Sastre, CTSJ

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica

 

 

Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Referência:
• – Imagens disponíveis na WEB

Post a Comment