Evangelho orado – Santo André Dung-Lac, presbítero, e seus companheiros mártires.

Evangelho orado – Santo André Dung-Lac, presbítero, e seus companheiros mártires.

24 de Novembro de 2022
Quinta-feira da XXXIV Semana do Tempo Comum
Santo André Dung-Lac, presbítero, e seus companheiros mártires
Memória obrigatória
Texto Orante: Centro de Iniciativa de Pastoral de Espiritualidade

Motivação

Toda nossa vida é uma peregrinação, um caminho no qual encontramos todo tipo de acontecimentos. Uns nos são gratos e esperançosos, outros nos desconcertam, e o medo e a angustia paralisam nossos passos. Nada temos que temer, não vamos sós, nosso Deus nos acompanha sempre, mesmo que não sintamos e inclusive nos esquecemos d’Ele. Deus se preocupa conosco, caminha conosco porque nos ama.
Jesus nos assegura que nos acompanha em cada um de nossos dias. “Eu estarei convosco até o fim do mundo” (Mt 28,20). A Palavra de Deus é viva e eficaz e não passará. Ele é o Deus conosco, o Deus de Jesus que caminha conosco.
Pedimos ao Espírito que nosso coração à confiança na palavra e presença de Jesus.

Evangelho de São Lucas 21, 20-28

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. Então, os que estiverem na Judeia devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade devem afastar-se; os que estiverem no campo não entrem na cidade. Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. Os homens vão desmaiar de medo só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. Então eles verão o Filho do Homem vindo numa nuvem com grande poder e glória. Quando essas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.

Comentário Orante

No evangelho de hoje segue o Discurso Apocalíptico com mais sinais que deviam acontecer antes da chegada do fim deste mundo para dar lugar ao novo mundo, ao “novo céu e à nova terra”.
Nos encontramos diante um mistério que nos supera, que não conseguimos nem sequer imaginar. Um mistério que quase instintivamente suscita em nós uma sensação de perturbação, e talvez também de estremecimento. Mas esta realidade só pode engrandecer o coração de um cristão e ser um grande motivo de consolo e confiança.

Palavra dos Místicos

Nos disse o Beato Maria Eugênio do Menino Jesus:

«Acreditemos na força da graça, acreditemos nesta chamada à santidade que não vem de nós, de nossas capacidades, mas da vitalidade da graça. Confiemos no desenvolvimento da graça em meio de tudo: em meio das noites, dos acontecimentos e vicissitudes. Nada se perde, a vitalidade continua viva na noite… Pensai nas folhas que parecem mortas um dia de tormenta, como se a natureza estivesse de luto, e no dia seguinte sentimos uma vitalidade nova. O mesmo passa nas noites da alma».

(I 24-7-44)

Oração

Há muitas coisas, Senhor,
que escapam a minha compreensão:
palavras, situações, acontecimentos…
Não importa, Senhor,
não necessito compreender tudo pra confiar em ti.
Me basta saber que tu estás comigo,
com cada ser humano.
Me basta chamar-te Pai
e sentir-me teu filho amado.
Não necessito compreender.
Me basta saber que me amas.

CIPE

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica

 

 

Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Referência:
• – Imagens disponíveis na WEB

Post a Comment