Evangelho orado – Domingo da XXXIII Semana do Tempo Comum.

Evangelho orado – Domingo da XXXIII Semana do Tempo Comum.

13 de Novembro de 2022
Domingo da XXXIII Semana do Tempo Comum
Texto Orante: Centro de Iniciativas de Pastoral de Espiritualidade
CIPE

Motivação

Hoje, dia do Senhor, a comunidade cristã se reúne para celebrar com alegria, a Páscoa do Amor, o triunfo da vida sobre a morte.
Jesus, no Evangelho, nos prepara para viver os tempos difíceis. Quando chegam, em quem confiar? Quando as seguranças sobre as quais nos apoiávamos cambaleiam, que fazer?
Buscar Jesus a luz e a força que necessitamos, isso é o que temos que fazer. Quando sucedem essas coisas, é a hora do testemunho, de ser testemunhos humildes de Jesus, de mostrar a cara por quem nos olhou tantas vezes com amor. E o testemunho se prepara em uma oração intensa e confiante

Evangelho de São Lucas 11,5-19

Naquele tempo, algumas pessoas comentavam a respeito do templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: “Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isso? E qual vai ser o sinal de que essas coisas estão para acontecer?” Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ e ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que essas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu. Antes, porém, que essas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. Essa será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. Todos vos odiarão por causa do
meu nome. Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!”

Comentário Orante

O ruido nos desconcerta, as ameaças nos dão medo, a sensação de que nada já não é o que era nos faz tremer. Quando suceder isto não percamos a calma, contamos com a ajuda de Jesus, Ele caminha conosco. Suas mãos, seguras, nos sustenta. Sua palavra de amigo nos acompanha sempre, também no coração da noite, em meio da provação. Atentos a sua voz, não tememos ainda que trema a terra, porque o mal não pode com a sabedoria de Jesus.
Na oração, com espaço de comunhão e encontro com Jesus, sua palavra e sabedoria nos dão a energia necessária para ter opções em meio das situações difíceis. Se colocamos Jesus no meio de todas as dificuldades que se desatam ao nosso redor, nos manteremos em pé e seguiremos trabalhando pela humanidade nova com a experiência da paz.

Palavra dos Místicos

Santa Elisabeth da Trindade, em uma de suas cartas, nos disse:

«Compartilho tuas inquietudes por esses dois tesouros que Deus te deu. Por que angustias passou seu coração de mãe…! Tudo isso, querida Antonieta, é para que nos aproximemos ainda mais a Ele, é para forçar-nos que nos abandonemos nos braços desse Deus que é nosso Pai e que nas horas mais difíceis, quando parece estar muito longe, está em realidade muito próximo, muito “dentro” de nós. Compreendo muito bem tua angústia e te envio estas palavras que o divino Mestre dirigiu a Santa Catarina de Sena: “Pensa em mim e eu pensarei em ti”. Perde-te n’Ele, querida Antonieta. Ele cuida de teus dois tesouros, e tua irmãzinha Lhe fala muitas vezes deles.».

(Carta 160 (206) A DaAntonieta, Sra de Bobet, Carmelo de Dijon, 27 DE ABRIL de 1903)

Oração

Jesus, tu és o único Senhor de nossas vidas.
Queremos seguir-te e não a quem nos separe de ti.
Quando cheguem as dificuldades e se escureça o amor,
ajuda-nos a permanecer fiéis em teu amor.
A paciência tudo alcança…
Quem a Deus tem, nada lhe falta.

CIPE

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica

 

 

Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Referência:
• – Imagens disponíveis na WEB

Post a Comment