Evangelho orado – São Josafá, bispo e mártir. Memória obrigatória.

Evangelho orado – São Josafá, bispo e mártir. Memória obrigatória.

12 de Novembro de 2022
Sábado da XXXII Semana do Tempo Comum
São Josafá, bispo e mártir
Memória obrigatória
Texto Orante: Centro de Iniciativas de Pastoral de Espiritualidade
CIPE

Motivação

Deus sempre está o esperando e desejoso de encontrar-se consigo. Deixa que Sua vida lhe encha o coração.
Ele é amigo da vida. Seu amor não acaba nunca. É um Deus fiel a sua palavra criadora de vida. É nossa luz e nossa paz.
Jesus, no evangelho de hoje, nos ensina a orar persistentemente, dia após dia, requer muito ânimo e fé confiante. Todo encontro com Ele é um passo a mais no caminho até a vida em plenitude. Peçamos ao Espírito que venha em nossa ajuda e reaviva a esperança.

Evangelho de São Lucas 18, 1-8

Naquele tempo, Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre e nunca desistir, dizendo: “Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus e não respeitava homem algum. Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’ 4Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus e não respeito homem algum. Mas essa
viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha agredir-me!’” E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz esse juiz injusto. E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do Homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”

Comentário Orante

Jesus nos ensina a necessidade de orar com confiança e perseverança, com a segurança de que Deus escuta sempre nossas súplicas.
A insistência de Jesus na oração desperta em nós a inquietude de súplica: “Senhor, ensina-nos a orar, ajuda-nos a orar. Abra nossos ouvidos a tua suave voz que bate em nosso interior.
Ensina-nos a buscar teu rosto, a esperar-te em silencio, em amor calado, a descobrir-te nos acontecimentos que atravessam nosso mundo. Ajuda-nos a reconhecer-te nos irmãos que estão a nosso lado. Ensina-nos a orar.

Palavra dos Místicos

Nos disse Santa Teresa no “Caminho de Perfeição”:

«Os que desejam seguir por ele (o caminho da oração) e não parar até o fim, que é chegar a beber dessa água de vida, como devem começar? Digo que muito importa, sobretudo, ter uma grande e muito determinada determinação de não parar até chegar a meta, venha o que vier, aconteça o que acontecer, sofra-se o que se sofrer, murmure quem murmurar, mesmo que não se tenham forças para prosseguir, mesmo que se morra no caminho ou não tenha coração para os trabalhos que nele há, ainda que o mundo venha abaixo».

(Caminho de Perfeição, 21,2)

Oração

Oramos com o Salmo 143
“Senhor, escuta minha oração,
tu, que és fiel, atende a minha súplica,
tu, que és justo, escuta-me.
Estendo meus braços a ti:
tenho sede de ti como a terra ressecada.
Escuta-me imediatamente, Senhor,
que me falta o fôlego.
Não me escondas teu rosto.
Confio em ti”.

CIPE

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica

 

 

Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Referência:
• – Imagens disponíveis na WEB

Post a Comment