Evangelho orado – Festa da Dedicação da Basílica de São João de Latrão

Evangelho orado – Festa da Dedicação da Basílica de São João de Latrão

09 de Novembro de 2022
Quarta-feira da XXXII Semana do Tempo Comum
Festa da Dedicação da Basílica de São João de Latrão
Texto Orante: Frei Héctor Cáceres, OCD

Motivação

Hoje nos unimos a todos os que em diferentes lugares do mundo celebram festa da “Mãe e Cabeça de Todas as Igrejas”. Esta festa recorda ao cristão que ele também é um Templo consagrado ao Espírito, presença habitada para dar culto e glória a Deus. Que este tempo de oração ajude a renovar nossa comunhão eclesial e mantenha vivo o espaço consagrado a Deus.

Evangelho de São João 2, 13- 22

Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. No templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isto
daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” Ele respondeu: “Destruí este templo, e em três dias o levantarei”. Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário, e tu o levantarás em três dias?” Mas Jesus estava falando do templo do seu corpo. Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.

Comentário Orante

O templo de Jerusalém era o lugar onde Deus se fazia presente no meio do povo e era objeto de peregrinação e oferendas.
O evangelista quer chamar a atenção sobre o anúncio de uma nova religião com a presença de Jesus, a qual estará caracterizada por uma transformação desde o próprio coração, já não está assentada na apresentação de sacrifícios de animais, mas em um culto capaz de transmitir coerência em toda a vida.
Jesus, em sua pessoa, propicia o encontro com o Pai em qualquer circunstância da vida.

Palavra dos Místicos

Santa Teresa de Jesus dos Andes nos disse:

«Jesus me alimenta cotidianamente com sua Carne adorável e, junto com este manjar escuto uma voz doce e suave como os ecos harmoniosos dos anjos do céu.
Esta é a voz que me guia, que solta as velas do barco da minha alma para que não sucumba, e para que não se afunde.
Sempre sinto essa voz querida que é a do meu Amado, a voz de Jesus no fundo da minha alma, e em minhas penas, em minhas tentações.
Ele é meu Consolador, Ele é meu Capitão.
Conduze-me sempre meu Jesus, pelo caminho da Cruz. E levantará o voo da minha alma, onde se encontra o ar que vivifica e a quietude».

(Diário, 13 de julho 1915)

Oração

Pai de bondade,
que constituíste a teu Filho
em Templo da aliança eterna,
faça que unidos a Ele
te adoremos em espírito e verdade,
oferecendo-te o culto de uma vida fundada na prática da caridade.

Frei Héctor Cáceres, OCD

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica

 

 

Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Referência:
• – Imagens disponíveis na WEB

Post a Comment