Relatos da participação de nossos representantes na Conferência Interprovincial dos Carmelitas da América Latina (CICLA), realizada na Bolívia, de 21 a 24 de abril de 2022.
V CICLA deu início aos trabalhos na manhã do dia 21 de abril de 2022, na casa de Retiro Fátima em Cochabamba, Bolívia. Frei Ramiro OCD, delegado geral para OCDS fez abertura dando nos boas vindas com o tem desta conferência: Descalça te e caminha. Para frei Ramiro Descalça te significa despojar se,ter um encontro com o Senhor e estar disponível e aberto aos outros. Deus tem uma missão para cada um de nós: Descalça-te e Caminha!!
Primeiro dia do CICLA Sul Bolívia.
Manhã de Retiro com frei Eugênio Sainz de Baranda e frei Rodolfo com o tema ” Entra dentro de ti, e Descalça te”.
Deus tem um projeto para o Carmelo, e em especial para o Carmelo Secular. Tendo a luz da Palavra de Deus como guia,especificamente o livro do Êxodo 3,2-5, Moisés encontra a sarça que arde e não se apaga.
Moisés pensou que sempre seria pastor de bodes e cabras,cuidaria das plantas e outros mais, no entanto naquele dia uma sarça ardia e não se consumia. Sarça, o próprio Deus chama pelo nome: Moisés, bem como nos chama hoje,pois nós conhece pelo nome.
” Descalça te porque a terra em tu pisas é santa”.
Este texto nos mostra que o Carmelo é uma terra Sagrada, uma terra Sagrada que deve ser cuidada, lavrada e recriada.
O chamado se repete para nós hoje: Descalça te!
Entrar descalço neste espaço Sagrado.
Todo carmelita é mulher e homem interior, senão, não é carmelita de Santa Teresa e São João da Cruz.
Após esta reflexão tivemos um tempo para silêncio interior.
No período da tarde houve a primeira palestra sobre a realidade social, eclesial que estamos, proferida por Oliver Medina, OCDS, uma partilha sobre doutrina social revelada pela ótica carmelita.
Um tempo para reflexão em grupos a partir do que nos foi apresentado. O fechamento das atividades deste primeiro dia se deu com a apresentação da síntese do material de trabalho enviado antecipadamente às províncias dos países participantes do CICLA Sul.
Encerramos com a oração das vésperas e liturgia Eucaristia.
Missa presidida por frei Ramiro Casale concelebrada pelos frades presentes.
Dia 22 de abril de 2022, segundo dia da conferência interprovincial. Iniciamos com a oração das laudes. Logo após o café da manhã frei Ramiro Casale OCD, delegado geral para OCDS abriu os trabalhos com o tema: OCDS: uma experiência a recriar. Fez uma recordação dos primeiros Carmelitas situando nos de que o desejo de viver em comunidade, oração e trabalhos comunitários sempre esteve presente no carisma Carmelitano. Trouxe nos uma curiosidade de que na regra de Santo Alberto não aparece fundadores, pois o centro das comunidades teresianas e Cristo.
Após esta exposição apresentou a experiência comunitária teresiana situando algumas características: o centro é Cristo, oração, serviço e recreação, virtudes teresianas, amor fraterno, a serviço da igreja e formação permanente.
Chamou nossa atenção para dizer que ser carmelita é ser valente frente as batalhas, o carmelita Secular é um transmissor de paz e esperança.
No período da tarde tivemos a terceira apresentação por Jaqueline Flores OCDS com o tema: “Descalça a figura do carmelita secular: identidade”. O carmelita secular para viver sua vocação e identidade deverá descalçar-se do passado e submergir se no presente.
Jaqueline foi enfática partilhando que é impossível viver uma vida de oração, meditação e estudo sem mudar de vida. Este novo estilo de vida muda todo resto da vida. “O CARMELITA SECULAR QUE NÃO SE DEDICA A ORAÇÃO E ESTUDO PERDE SUA IDENTIDADE”.
Encerramos os trabalhos com a síntese dos trabalhos em grupos realizados durante o dia.
Diário do CICLA … Ainda sobre o recreio da sexta feira dia 22 de abril…os países presentes Brasil, Uruguai, Paraguai e Bolívia enriqueceram a noite com cantos e danças. Nós brasileiros iniciamos com a canção de frei Marcos Matsubara e chamamos todos para juntos dançarmos carnaval.
Sábado dia 23 de abril iniciamos o dia com a oração da Laudes e logo após o café Frei Eugênio nos agraciou com suas partilha com o tema: OCDS para Igreja e para o mundo de hoje. O carmelita secular responde aos desafios desta hora mediante ao que tem aparecido nestes dias; sempre com fé e esperança no carisma, falando da dimensão profética do nosso carisma. Carisma é mais do que somos e mais do que vivemos, é uma missão é sempre mais, por isso é necessário recriar. O carisma tem que se recriar para viver neste tempo.
OCDS se faz com três palavras: Testemunho – Sinal- Profético.
Testemunho: viver que tem que viver como carmelita, ser diferente ( nos custa ser diferentes, somos copistas);
Sinal: ser e ter significado, o importante do sinal é o que está por trás do que se vê
TESTEMUNHO + SINAL= PROFECIA
OCDS nesta hora do mundo e da Igreja:
1- No coração da Igreja: vocação intramundana do secular … “sem ser do mundo” Jo 17,16 Desafio: uma atitude de busca sabendo que Deus está e atua também na vida dos outros, sobretudo dos excluídos, descobrindo e testificando o valor divino e humano, caminhando, desde um segmento opcional e identificando em meio de tantas ofertas religiosas. ” Não há glória sem cruz” São João da Cruz.
2-Misticos, mas de “olhos abertos” * Místicos- o homem do nosso tempo não pede provas da existência de Deus, se pede uma experiência de Deus; * O que nossa gente pede aos agentes de pastoral, não é tanto doutrina e normas, se não sua experiência pessoal de Jesus como cristão.
SER MÍSTICO É SER EXPERIMENTADO DE DEUS- não é superficial, experiência provoca uma mudança de vida. Em tempos difíceis se necessita de MÍSTICA! Carmelita mínimo de normas, de leis… máximo de ESPÍRITO. Necessitamos ser místicos de olhos abertos diante das situações do mundo… ” de olhos abertos” = quando a história é lugar teológico, onde palpita. Desafios: nossa espiritualidade tem que ser história encarnada.
3- Na complexa ” noite escura” de hoje : uma incredulidade crescente; de um materialismo que dita transcendência de vida, de um vazio de valores, de um permissivíssimo moral inundante.
OCDS homens e mulheres de fé adulta
4- Dentro de uma cultura ocupada por: exterior, imediato visível, rápido, superficial, provisório… individualismo vivido na vida das comunidades.
Para ser contemplativo é preciso ser muito orante de frequência, de permanência e perseverança. Como é duro viver em comunidade… por que nos custa? Porque não somos o que somos!
5- No âmbito de nossa Igreja: de um Igreja sinodal – uma nova eclesiologia.
Como filhos de Teresa de Jesus.
Desafio: nesta hora: de hora de leigos carmelitas que se amam, que sabem ser Igreja.
6- O Humanismo Carmelita -desde Teresa que tem tanto humano e menos místico.
Desafio: ser humano nasce da interação entre divino e humano.
Recordamos aqui os desafios de João da Cruz: falar do homem de João da Cruz, em que Deus e pessoa humana são as mesmas paixões de sua vida… nada é o homem sem Deus.
João da Cruz propõe ao “homem novo”
7 – Místicos – Profeta
Mística e profecia caminham juntas;
Místicos com os pés no chão;
Profeta de uma humanidade nova: O Reino;
Mística Profética.
Passeio para o jardim de Albina Patiño ( Paurumani)
Casa de D. Albina Patiño – Hoje museu Villa Albina
Após a visita ao Museu Villa Albina seguimos para o Museu Santa Teresa de Jesus, antigo convento das monjas bolivianas para o almoço com danças bolivianas.
Após a visita ao museu tivemos um tempo para “mirienda” e tempo livre com conversas, canções e muitos risos… logo em seguida a missa encerrando nosso passeio e retorno a casa de retiro Fátima.
A missa com Laudes teve a participação do Brasil e Uruguai, frei Wilson celebrou em português, bem como os cantos, primeira leitura e salmo.
A homilia dinamizada por frei Tomáz.
As atividades de encerramento do V CICLA SUR BOLÍVIA se deram logo após o café com frei Eugênio que nos presenteou com suas palavras com o tema do CICLA “ Descalza-te” … y Camina?
Teresa apostólica e missionária – mulher de bastão na mão, sem dinheiro, porém determinada.
Continua a buscar “amigos fortes”
Carmelitas Seculares já é tempo de caminhar!
Caminho evangélico – “Eu sou o caminho a verdade e a vida”, Jesus mostrou o caminho a Teresa e continua a mostrar a cada um de nós.
Jesus não é só o caminho, mas companheiro no caminho.
Vocação é um projeto de Deus… não há vocação sem convocação, portanto num segundo momento ao projeto de Deus segue o “CHAMADO”.
Só há comunhão em comunidade – O caminho é comunitário!
A comunidade do Carmelo secular é recíproca e o que define uma comunidade é o que se respira, se expande… o caminho é comunitário.
Sempre a serviço dos demais!!
Carmelo secular caminhante como Teresa… inquieto, nunca satisfeito de Deus.
Caminhar significa AMAR muito. (cf.M4,7ss… amar tem sentido antropológico, não somente sentido, mas em determinação, teológico, cristológico e eclesial).
O caminho que ando ninguém há andado! Alegria e liberdade devem ser constantes.
Temos que nos acostumar a enamorarmos de nós mesmos!!
Cinthya, uma das organizadoras do CICLA presentou as comunidades presentes com uma boneca de Santa Teresa.
Como de costume escolhe-se país que sediará o próximo CICLA… seguindo ideia de que Uruguai era o único país a não ter sido escolhido para sediar foi proposto ao grupo presente e a representante Magarita se haveria possibilidade de organizar para o ano de 2025 o VI CICLA Sur, que foi prontamente atendido.
Portanto, em 2025 Uruguai sediará VI CICLA SUR. Que venha!!
Nós brasileiros e outros ficamos por mais uma noite em Cochabamba e fomos acolhidos por frei Flaminio que ainda nos levou a um belo passeio por sua casa e paróquia e ao Cristo da Concórdia.
Nossos agradecimentos a Província São José da Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares por nos permitir participar desta V Conferência dos Carmelitas Seculares Latino Americanos.
Um momento único que deve ser preparado por todas as províncias latino americanas para enviarem seus representantes… somente estando presente para compreender a grandiosidade que é participar do CICLA.
Desde já é necessário ter presente e ciente que daqui três anos outra conferência se dará no Uruguai.
Somente quem participa sente e compreende o que se há passado nos corações dos participantes.
Por tudo damos graças a Deus!!
Que venha VI CICLA Uruguai!!
Nós vamos!!!?
Margarita del Carmen Cruz
🕊UN FRATERNALÍSIMO ABRAZO PASCUAL🕌¡SAGRADO CORAZÓN DE JESÚS: GRACIAS.⛅DESDE ARGENTINA 🌅 abuela Mela Cruz-Ocds🎀