Congresso Internacional Carmelitano

Congresso Internacional Carmelitano

"Edith Stein: do batismo de água ao batismo de sangue"

A Escola de Formação Edith Stein está organizando seu I Congresso Internacional Carmelitano, neste ano de 2022 com o tema: “Edith Stein: do batismo de água ao batismo de sangue”, em memória aos 100 anos de batismo e 80 anos do martírio de Santa Teresa Benedita da Cruz.

 

O evento acontecerá ao longo dos dias 17, 19, 24 e 26 de maio (terças e quintas), das 19h30 às 21h30, encerrando-se no dia 28/05, sábado, às 14h (horário de Brasília), virtualmente pela plataforma Zoom. As conferências serão gravadas e disponibilizadas, por três meses, exclusivamente aos inscritos no evento.”

 

Nosso evento contará com a presença de renomados pesquisadores, que, a partir de vários prismas e frentes de pesquisa, estudam e divulgam o pensamento steineano.

 

Não perca essa oportunidade de conhecer melhor e se aprofundar no legado intelectual e espiritual de Edith Stein, faça logo sua inscrição:

 

Clique aqui

Valor: R$ 50,00

Cronograma

17/05: “A entrega de si como sinal de liberdade e maturidade”

Miguel Mahfoud

 

Possui graduação em Psicologia (1980), Mestrado em Psicologia (1990) e Doutorado em Psicologia Social (1996), todos pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Pós-doutorado na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma (2004). Professor Associado pela Universidade Federal de Minas Gerais de 1996 a 2016.

 

Fundador e membro do Comitê Editorial da Coleção “Obras de Edith Stein” da Editora Paulus. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Psicologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: fenomenologia, cultura popular, experiência religiosa, comunidades tradicionais e psicologia e cultura, além de plantão psicológico.

19/05: “Antropologia integral e espiritualidade da Cruz”

Ursula Anne Matthias

 

Possui doutorado em Filosofia pela Universidade Pontifícia da Santa Cruz (1996), mestrado em Filosofia pela Universidade Pontifícia da Santa Cruz (1994), bacharelado em Filosofia pela Universidade Pontifícia Salesiana (1992), Bacharelado em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza (2017).

 

Atualmente é professora da Universidade Federal do Ceará, atuando principalmente nos seguintes temas: Introdução à Filosofia, Filosofia Medieval, Antropologia, Fenomenologia, Edith Stein, Metafísica, Ética, Filosofia da Religião.

24/05: “A paixão de Edith Stein como totalidade do amor divino”

Diác. Luiz Carlos Nunes de Santana

 

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Católica de Santos, bacharel em Teologia pelo Centro Universitário Claretiano, licenciado e bacharel em Filosofia pela Universidade Católica de Santos. Dedica-se a estudar e produzir na área do ensino de filosofia, currículo do ensino médio, prática de ensino de filosofia com uso das tecnologias, formação e autoformação humana, criticidade e formação da consciência e na fenomenologia steiniana.

 

Desenvolve seu trabalho profissional como professor de filosofia na rede pública de ensino do estado de São Paulo. Desde setembro de 2021 é membro da Academia Brasileira de Hagiologia.

26/05: “Edith Stein: como luz para os dias de hoje”

Patrícia Espíndola de Lima Teixeira

 

Psicopedagoga com Doutorado e Mestrado em Teologia Sistemática (PUCRS, 2022, 2017) com ênfase em Antropologia, desenvolvendo pesquisas transversais entre Teologia, Educação e Fenomenologia.

 

Pesquisa e ensina as seguintes temáticas: Psicologia do desenvolvimento e pedagogia com crianças, adolescentes e jovens; Dialógica e intergeracionalidade no ensino e na aprendizagem; Educação, fenomenologia e vivências juvenis; Formação integral: pessoa e comunidade; Antropologia teológica e contemporaneidade; Teologia e Educação; Abordagem antropológica-educacional, fundamentos filosóficos fenomenológicos e teológicos no pensamento de Edith Stein.

26/05: “Edith Stein e sua missão na secularidade”

Frei Francisco Javier Sancho Fermín

 

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Teresianum, Roma, com especialidade em Teologia Espiritual. Escritor profícuo com muitas publicações em torno da mística e sobretudo dos místicos carmelitas. Foi tradutor e coeditor das Obras Completas de Edith Stein em espanhol. Pesquisa sobre Espiritualidade e Mística; Místicos carmelitas; Espiritualidade dos séculos XIX e XX; Teologia e espiritualidade da Vida consagrada.

 

Por vinte e quatro anos foi diretor do Centro Internacional Teresiano-Sanjuanista, Universidade da Mística, em Ávila/ES.

Clique aqui para inscrever-se e participar.

1 Comment

  • Maria de Lourdes Goulart
    16/05/2022

    Não consigo concluir a inscrição???

Post a Comment