508 ANOS DO NASCIMENTO DE SANTA TERESA DE JESUS

508 ANOS DO NASCIMENTO DE SANTA TERESA DE JESUS

Santa Teresa nasceu em Ávila (Espanha) aos 28 de março de 1515.

 

Seu pai, Alonso de Cepeda, era viúvo e tinha dois filhos quando se casou com sua mãe, Beatriz de Ahumada, e com ela teve mais dez filhos.

 

De família numerosa e muito religiosa, descendente de judeus convertidos, S. Teresa foi a terceira filha do segundo matrimônio de seu pai.

 

Após a morte da mãe aos 13 anos, S. Teresa estudou num colégio interno, através do contato com as religiosas do colégio de Santa Maria da Graça, mesmo contra a vontade do pai, decidiu entrar para o Carmelo da Encarnação, motivada mais pelo temor do que pelo amor.


Após um ano, contraiu grave doença (malária), debilitada, quase morta, foi salva devido à intercessão de São José. Porém, a doença deixou sequelas por toda a sua vida (Vida 6).

 

Anos mais tarde, aos 39 anos, iniciou sua transformação espiritual, impulsionada não mais pelo temor, mas por um grande amor a Jesus, diante de uma imagem de Cristo chagado, que a amou primeiro.


Aos 41 anos, ocorreu sua conversão definitiva, com a irrupção do Espírito Santo, quando ocorre também sua cura e libertação dos problemas afetivos que carregava desde jovem.


Aos 47 inicia sua trajetória fundadora, a partir da primeira fundação do mosteiro de São José das freiras descalças, em Ávila, levando uma vida intensa de muitas viagens e de fundação de vários outros conventos de monjas e de frades.

 

Aos 67 anos, sua morte ocorreu a 4 de outubro de 1582 em Alba de Tormes (*). Foi beatificada por Paulo V em 1614 e canonizada por Gregório XV em 1622. Santa Teresa foi a primeira mulher a receber o título de doutora da Igreja, proclamado por Paulo VI em 1970.


(*) Após reformas no calendário litúrgico, considera-se a data de sua morte 15 de outubro.

 

Do seu gosto pela leitura, adquiriu sólida cultura teológica e espiritual, S. Teresa deixa-nos uma vasta obra autobiográfica, que retrata sua experiência concreta de sua vida, seu carisma e espiritualidade, dentre as quais se destacam: o Livro da Vida; Caminho de Perfeição; As Fundações; As Moradas; Contas de consciência; Meditações sobre os cânticos dos cânticos; Cartas; Exclamações; Constituições; Visita de descalças; Desafio espiritual; Vexame; Poesias; Escritos soltos e memoriais.

Oração


Ó Deus, que pelo Espírito Santo fizestes surgir Santa Teresa, nossa Mãe, para recordar à Igreja o caminho da perfeição, dai-nos encontrar sempre alimento em sua doutrina celeste e sentir em nós o desejo da verdadeira santidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo… Amém!

 

V/: SANTA MADRE TERESA DE JESUS,
R/: Rogai por nós!

Por:
Estela da Paz, OCDS.
Comissão de História.
(Vinculada à Comissão de Formação).

1 Comment

  • Fernanda A Vieira S Oliveira
    28/03/2023

    Amo Teresa, minha amiga Teresa…

Post a Comment