Santa Teresa nasceu em Ávila (Espanha) aos 28 de março de 1515.
Seu pai, Alonso de Cepeda, era viúvo e tinha dois filhos quando se casou com sua mãe, Beatriz de Ahumada, e com ela teve mais dez filhos.
De família numerosa e muito religiosa, descendente de judeus convertidos, S. Teresa foi a terceira filha do segundo matrimônio de seu pai.
Após a morte da mãe aos 13 anos, S. Teresa estudou num colégio interno, através do contato com as religiosas do colégio de Santa Maria da Graça, mesmo contra a vontade do pai, decidiu entrar para o Carmelo da Encarnação, motivada mais pelo temor do que pelo amor.
Após um ano, contraiu grave doença (malária), debilitada, quase morta, foi salva devido à intercessão de São José. Porém, a doença deixou sequelas por toda a sua vida (Vida 6).
Anos mais tarde, aos 39 anos, iniciou sua transformação espiritual, impulsionada não mais pelo temor, mas por um grande amor a Jesus, diante de uma imagem de Cristo chagado, que a amou primeiro.
Aos 41 anos, ocorreu sua conversão definitiva, com a irrupção do Espírito Santo, quando ocorre também sua cura e libertação dos problemas afetivos que carregava desde jovem.
Aos 47 inicia sua trajetória fundadora, a partir da primeira fundação do mosteiro de São José das freiras descalças, em Ávila, levando uma vida intensa de muitas viagens e de fundação de vários outros conventos de monjas e de frades.
Aos 67 anos, sua morte ocorreu a 4 de outubro de 1582 em Alba de Tormes (*). Foi beatificada por Paulo V em 1614 e canonizada por Gregório XV em 1622. Santa Teresa foi a primeira mulher a receber o título de doutora da Igreja, proclamado por Paulo VI em 1970.
(*) Após reformas no calendário litúrgico, considera-se a data de sua morte 15 de outubro.
Do seu gosto pela leitura, adquiriu sólida cultura teológica e espiritual, S. Teresa deixa-nos uma vasta obra autobiográfica, que retrata sua experiência concreta de sua vida, seu carisma e espiritualidade, dentre as quais se destacam: o Livro da Vida; Caminho de Perfeição; As Fundações; As Moradas; Contas de consciência; Meditações sobre os cânticos dos cânticos; Cartas; Exclamações; Constituições; Visita de descalças; Desafio espiritual; Vexame; Poesias; Escritos soltos e memoriais.
Fernanda A Vieira S Oliveira
Amo Teresa, minha amiga Teresa…