Com alegria a comissão missionária recebeu o convite para organizar o 37º Congresso OCDS da Província São José.
O ânimo tomou conta de nossas almas, e Marcia Andrade, Andreia Virgínia, Marcia Barbosa e Ana Scarabelli nos colocamos em oração para discernirmos como deveria ser a condução dos trabalhos.
Aproveitamos o tempo quaresmal para rezar e as ideias oram se formando e se encaixando. Escolhemos o tema que o Espírito Santo suscitou em nossos corações: “Levanta-te e come, porque tens um longo aminho a percorrer”. 1Reis 19,7b pedindo a intercessão de Santo Elias, e nos remetemos ao nosso Santo Padre João da Cruz para o lema: “Oh! Chama viva de amor, que feres ternamente”.
A dinâmica do congresso foi sendo traçada a partir da Palavra de Deus e do poema de São João da Cruz… uma manhã de retiro para vir em auxílio após o tempo pandêmico que nos impediu de nos encontrarmos.
Tempo para ficar “só com o Só”, meditando o tema do congresso que tivemos a graça de ser partilhada pelo nosso querido frei Wilson Gomes, OCD.
Deus, ainda nos presenteou com a presença alegre e fraterna do delegado Geral para OCDS, frei Ramiro Casale que encerrado a manhã de retiro proferiu uma bela partilha do lema: “Oh! Chama viva de amor viva que ternamente feres”.
Queríamos ainda uma partilha utilizando: CHAMA, do verbo CHAMAR, que os participantes sentissem aquecidos pela chama do Espirito Santo e saíssem do encontro entusiasmados com a missão como carmelitas seculares, para esta partilha convidamos Maria Inês da comunidade Alegria da Sagrada Face.
Queríamos ainda que os participantes tivessem um encontro pessoal com Jesus Cristo, para tanto programamos momentos orantes.
Uma tarde com Maria tendo a participação dos nossos queridos irmãos da comunidade Santa Teresa dos Andes, de Belém, que trouxeram a berlinda com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré e assim tivemos a oportunidade de vivenciar um pequeno Círio de Nazaré.
A adoração ao Santíssimo foi o auge do nosso congresso, onde vivenciamos o reavivar da chama viva que ternamente feriu nosso coração.
O recreio é sempre esperado, e a fim de nos conhecermos melhor, as comunidades e grupos se reuniram considerando as regiões que pertencem a Província São José, e apresentaram interações culturais regionais… muito riso e alegria própria do carmelita.
Este congresso marcou nosso retorno às atividades presenciais da Província São José, marcada pela alegria e amor fraterno entre os participantes.
Em tudo e por tudo damos graças a Deus!!
Marcia Andrade
Coordenadora da comissão missionária – triênio 2019- 2023