XIV Congresso Norte/Nordeste da OCDS: “São José, Modelo dos Carmelitas”
0 comments
Por: João Vitor
Comunidade São João da Cruz
São Luís/MA
Entre os dias 20 e 23 de junho de 2019, foi realizado o XIV Congresso Norte-Nordeste da OCDS, em São Luís (MA). Com o tema “São José, Modelo dos Carmelitas” e o lema “Eu queria muito persuadir todos a serem devotos desse Glorioso Santo” (Vida 6,7), os membros da OCDS e convidados regozijaram-se durante os dias do Congresso, em uma experiência de aprofundamento, meditação, oração e ação de graças a Deus pelos feitos grandiosos na Sagrada Família e, particularmente, na vida do Glorioso Patriarca São José.
A Comunidade São João da Cruz de São Luís (MA), organizadora do evento, recebeu os congressistas na Casa de Retiro Oásis, situada na respectiva cidade. A solenidade de Corpus Christi foi celebrada na missa de abertura do Congresso, momento em que também Franciliane dos Santos Lima, membro da Comunidade São João da Cruz, fez suas promessas temporárias. Ao final da celebração, foram admitidos à Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares: Ana Mary Gomes Lima de Menezes, Terezinha de Jesus Dias Magalhães, Hugo Bernar de Azevedo Couto e Fhabyula da Silva Cunha Couto.
Após a celebração eucarística, houve a abertura do XIV Congresso Norte/ Nordeste, cuja mesa foi composta por Frei Luís Fernando OCD, Delegado Provincial Norte-Nordeste; Irmã Maria Inês da Eucaristia OCD, Carmelo Santa Teresinha (Maceió/AL); Ana Stela de Almeida Silva e Mônica Maria Dodt Coelho, conselheiras provinciais; e Teresinha de Jesus Santos Costa, presidente da Comunidade São João da Cruz. Após as breves palavras animadoras de cada um dos mesários, cada comunidade que estava presente foi apresentada por Dávisson, animador do congresso.
No dia 21 de junho, iniciamos as atividades com a celebração da Missa com Laudes. Posteriormente, nosso irmão Artur Viana (OCDS-Fortaleza) proferiu a palestra com tema “São José, homem de oração e silêncio”, no qual referiu São José como um “Carmelita por excelência” e como “modelo acabado da alma que quer penetrar cada vez mais no recinto da intimidade divina”. Luciano Dídimo, presidente provincial da Associação OCDS, presenteou-nos com o tema “São José e a Santificação do Trabalho”, apresentando-nos os fundamentos bíblicos e os documentos da Igreja sobre o trabalho como vontade de Deus. Durante a tarde deste mesmo dia, nossa irmã Izabel (OCDS – São Luís), convidou-nos a refletir sobre o tema “São José, guardião da família”, meditando sobre os aspectos humanos e divinos de São José no contexto familiar. Logo após, houve um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, coordenado pela Ana Stela, durante o qual recitamos também as vésperas. À noite, fomos agraciados pelo Colóquio Musical da Ir. Maria Inês da Eucaristia (OCDS), que junto com nossa irmã Cristina (OCDS-São Luís) e outros musicistas, apresentou seu repertório de 10 músicas, intercaladas por meditações e reflexões edificantes, transbordando o Carmelo em canções!
No sábado, dia 22 de junho, iniciamos as atividades com as Laudes, seguidas da primeira formação deste dia, ministrada pelo Giovani Mendes (OCDS-Fortaleza), com o tema “São José, Patrono da Igreja”, que discorreu sobre a grandiosidade e santidade deste santo e seus títulos paternos, lembrando-nos que “São José, depois de Maria, é o maior de todos os santos” (Beato Pio IX). Depois, Frei Luís Fernando, OCD, ensinou-nos sobre “São José no Carmelo”, desde quando surgiu a devoção a este glorioso santo, enfatizando o papel fundamental dos carmelitas nesta devoção. Ainda pela manhã, ocorreu a reunião do projeto da nova província Norte-Nordeste. À tarde, fomos à excursão do Santuário de São José de Ribamar, que fica na cidade que leva este mesmo nome, na região metropolitana de São Luís. Lá, fizemos um breve passeio turístico, registramos a foto oficial do congresso e participamos da missa no Santuário, retornando logo em seguida para o local onde estava sendo realizado o Congresso. Durante a visita a São José de Ribamar, foi possível presenciar a apresentação folclórica de um bumba-meu-boi desta localidade. Após o jantar houve o recreio carmelitano com o bumba-meu-boi da infância missionária e cada comunidade apresentou o tema junino de sua região.
No domingo, dia 23 de junho, o despertar deu-se às 5:00 da manhã com fogos de artifício, seguido de uma breve procissão em honra a São José, culminando com a celebração eucarística com Laudes, presidida pelo arcebispo Dom José Belisário da Silva, OFM. Depois do café, dirigimo-nos ao Carmelo São José, que fica próximo ao local do congresso, onde fomos recebidos pelas monjas. Ao retornar, tivemos a última palestra com o Frei Luís Fernando, OCD, que falou sobre “São José e Santa Teresa”, com uma riqueza de detalhes sobre o amor desta santa a este glorioso pai e mestre. Ao final, o presidente da província, Luciano Dídimo (OCDS-Fortaleza), fez as considerações finais e encerramos com grande alegria e júbilo este XIV Congresso Norte-Nordeste em honra a São José, animados ao cantar “Carmelita secular, canta e louva o Senhor, que fez maravilhas em ti!”