SEXTA FEIRA DA VII SEMANA DA PÁSCOA 21/05/2010

SEXTA FEIRA DA VII SEMANA DA PÁSCOA 21/05/2010

III Sexta Feira do Saltério (Vésperas =I Salmo)

Ant. 1 Sou eu o Senhor que te salva, o teu Redentor, aleluia

Salmo 134 (135) 1-12: Louvai ao Senhor por suas maravilhas.

Este Salmo foi composto em uma época recente. Compõe-se de um mosaico de temas do Antigo Testamento, sobretudo de outros Salmos. Uma vez mais, Israel canta o poder soberano de Deus, manifestado na natureza e na história. Estes louvores são uma resposta da comunidade à Palavra do Seu Senhor; a reação de um povo que não cessou de encontrar em sua história o Deus vivo, seu guia, juiz e defensor e libertador. Canta liturgicamente, talvez na festa da Páscoa, como se pode notar nas distintas vozes que se percebem nos versículos finais. Esta primeira parte do Salmo contém um convite ao louvor, motivado pela eleição de Israel (vv. 1-4); continua festejando a Deus que atua na natureza (vv. 5-7) e finaliza recordando os grandes dogmas de Israel: a saída do Egito, travessia do deserto e entrada na Terra Prometida (vv. 8-12). Neste Salmo podem-se distinguir uma peça lírica e duas peças épicas.
• A primeira destas rememora a ação de Deus na natureza: os fenômenos atmosféricos e a alternância das estações escondem e revelam as intervenções divinas. A natureza manifesta, por transparência, a presença de Seu Autor Divino.
• A segunda, Sua ação na história: o Deus único não se confunde com uma força cósmica. Ele é, antes de tudo, o Deus da história universal e da história de Israel.

Post a Comment