SEGUNDA FEIRA DA XIII SEMANA DO TEMPO COMUM = 28/06/2010

SEGUNDA FEIRA DA XIII SEMANA DO TEMPO COMUM = 28/06/2010

I Segunda Feira do Saltério – (Vésperas =Cântico)

Ant 3 No Seu Filho o Pai nos escolheu, para sermos seus filhos adotivos.

Cântico Ef 1,3-10: O plano divino da salvação.

A Carta aos Efésios se inicia com um esplêndido hino de Bênçãos. É um texto solene e bem estruturado, que contém uma majestosa construção, destinada a exaltar a admirável obra de Deus, realizada em nosso favor, em Cristo: o plano amoroso e gratuito de Deus para um destino de salvação e de glória.
Neste projeto transcendente, que abarca a Criação e a Redenção, o mundo e a história humana, Deus se propôs, de antemão, “segundo o beneplácito de sua vontade”, “recapitular em Cristo todas as coisas”, isto é, restabelecer n’Ele toda a ordem e o sentido profundo de todas as realidades, tanto as do céu como as da terra. (cf. Ef 1,10). Certamente, Ele é “Cabeça da Igreja, que é Seu Corpo” (Ef. 22-23), mas também é o princípio vital de referência do universo.
Os sentimentos de Paulo estão denominados, desde o princípio de sua carta, pela admiração, gratuidade e veneração pela obra salfívica de Deus, da qual irá falar aos seus leitores. Porém, estes devem, antes de tudo, compenetrados dos mesmos sentimentos, voltar a vista aos céus, ao Pai Santo e Misericordioso, em quem devem colocar toda sua esperança.
O hino em que nos indica a maneira de fazê-lo forma, no texto grego, um só período, longo e pesado, no qual, sem embargo, os pensamentos estão bem articulados, o que faz com que seu conteúdo apareça sem dificuldade. A obra salvífica de Deus, que Paulo se propõe a exaltar (v.3), se cumpre com nossa eleição feita pelo Pai, desde toda a eternidade, (vv. 4-6), com a Redenção mediante o Sangue de Cristo (vv. 7-10).
O louvor é a resposta do homem a Deus, que se manifesta salvando e revelando Seu Mistério. O autor de Efésios bendiz a Deus porque nos revelou Seu Mistério. O hino apresenta esta composição: o enunciado da bênção se desenrola em três movimentos que abarcam todo o arco temporal e a ação trinitária:
– – Passado: O Pai que elege e predestina (vv. 4-6a);
– – Presente: O Filho, que dá a graça e perdoa os pecados (vv. 6b-7);
– – Futuro: O Espírito Santo, que inicia no Mistério (vv. 8-9).

Post a Comment