
Retiro de Espiritualidade Carmelitana
0 comments
RETIRO DE ESPIRITUALIDADE CARMELITANA – OCDS
Data: 01 a 03 de maio de 2020
Assessor: Frei Francisco Aurílio – OCD
Oração Teresiana
O caminho da oração com Santa Teresa de Jesus de Los Andes.
Lema: “Minha vida é uma oração contínua; pois, tudo o que faço, faço ao meu Jesus. (Carta 52).
Caríssimos (as) irmãos e irmãs em Cristo,
É grande a alegria de convidar cada um de vocês para o Retiro de Espiritualidade Carmelitana, com a oração teresiana, perpassando por Santa Teresa de Los Andes, nesse ano que celebramos o seu primeiro centenário de falecimento.
Recebemos com ela, “um convite para uma relação filial com Deus por meio de Cristo que estimula o homem moderno em sua inconfessada busca de Deus. Já antes de entrar no convento deseja que toda a sua existência seja uma oração ininterrupta. Em todos os lugares, mesmo nos passeios e festas, ela está com Deus. E do claustro pregará a todos os ventos que seu centro e sua morada é Deus; que, como os enamorados buscam a solidão para comunicar- se, ela encontra sua felicidade em viver _ sem mediador entre ambos _ escondida em Cristo, submersa, engolfada no Ser infinito.” Isso nos exorta Marino Purroy Remón, OCD, na quarta edição do Diário e Cartas de Teresa de Los Andes.
A vida carmelitana possui em si, a oração, ao mesmo tempo que viver um relacionamento com Deus, depende de vocação, de instrução, de orientação e de ajuda nessa via espiritual. Portanto, experienciar Deus, é buscar alimento substancioso, é permitir- se abrir o caminho da oração de recolhimento, preâmbulo contemplativo de fácil alcance… é buscar na oração vocal, na oração mental, recolhimento, quietude infusa, contemplação perfeita… são os elos dessa cadeia de ouro: “Pois o amor pode ser maior ou menor, revelando- se de acordo com a sua força. Se é pequeno, mostra- se pequeno; se grande, grande. Mas, pouco ou muito, quando existe, o amor a Deus sempre se revela.”
Santa Teresa é consciente da importância da ajuda mútua no caminho de oração e da importância da amizade com os outros na busca de Deus. Para a vida em fraternidade considera também fundamental a cultura, as virtudes humanas, a suavidade, a empatia, a prudência, a discrição, a simplicidade, a afabilidade, a alegria, a disponibilidade e o buscar andar “na verdade diante de Deus e das pessoas.” (Constituições OCDS24-b/ parte).
Venha rezar conosco, você carmelita, você amigo do Carmelo, paroquiano, irmão e irmã, nossos familiares, que celebram a vida em Cristo a cada passo na ORAÇÃO TERESIANA , descobrindo no trato de amizade, o amor profundo e incondicional, adentrando o coração de Deus.
Bendito(a) seja você, que busca o amor e caridade fraternos, na oração cotidiana. Bendito (a) seja!
Belo Horizonte, 31 de janeiro de 2020.
Liz Lelis Rocha
Comissão de Espiritualidade.