RETIRO COM SÃO JOÃO DA CRUZ, O SANTO DO AMOR 6. Dia

RETIRO COM SÃO JOÃO DA CRUZ, O SANTO DO AMOR 6. Dia

MEDITANDO O POEMA CHAMA VIVA

Oração inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!

Ave Maria…
Pai Nosso…

 

Convido você a silenciar seu interior, sentir a presença do Espírito Santo e orar comigo o Poema de São João da Cruz:

 

Oh! Cautério Suave!
Oh! Regalada Chaga!
Oh! Branda mão!
Oh! Toque Delicado!
Que a vida eterna sabe
E paga toda dívida!
Matando, a morte em vida, me hás trocado

6 . DIA: (Ch 2, 16-22)

Nesse sexto dia de retiro iremos refletir os versos da segunda canção da Chama Viva, onde o poeta nos diz:

 

Oh! Mão tão branda!
Oh! Toque delicado!
Que a vida eterna sabe!

 

São João da Cruz é um profundo conhecedor da Sagrada Escritura e o que o movia para se aproximar e conhecer a Palavra de Deus era o desejo de sentir e saborear a presença do Senhor em tudo.


Ao usar a expressão “Oh! Mão tão branda! Oh! Toque delicado!”, São João da Cruz rememora a salmodia que canta e reza: “A mão direita do Senhor fez maravilhas! A mão direita do Senhor me levantou! A mão direita do Senhor fez maravilhas!” (Salmo 117 (118), 16). Assim, as mãos são expressões de trabalho, de acolhida, de transformação e o nosso Santo Poeta enfatiza que, na perfeição de Deus, a mão divina abranda tudo o que é inflexível, duro, difícil, tenso e complicado. São João da Cruz, o cantor da formosura de Deus, vem nos lembrar que as almas que são sensíveis aos toques de Deus procuram viver o afeto verdadeiro, deixam se guiar pelo amor e pela fé. Dessa forma, as provações que enfrentamos são permitidas por Deus para a nossa transformação interior. Então o Santo nos diz: “Chagaste-me para curar-me, oh! Divina Mão! E mataste em mim aquilo que me mantinha morto, sem a vida de Deus na qual me vejo agora viver”.


Assim, a pura liberalidade de Deus, ou seja, por imensa generosidade e prodígio de Deus que conhece o mais profundo de nós, sabe exatamente de tudo o que precisamos e Ele mesmo, por amor, dispõe no nosso viver situações e momentos que irão nos mover interiormente para crescer e progredir na fé.

 

Tudo o que nos acontece é pura graça e amor de Deus e tantas vezes nos faltam olhos, ouvidos, sensibilidade e coração para percebermos a sua “mão” e o seu “toque”.


O Santo Padre João da Cruz ainda nos ensina que Jesus, a Palavra Viva de Deus, é esse “toque”, essa delicadeza eterna que Deus Pai se dispôs em nos oferecer para nos mostrar os caminhos do Reino, que devem transformar o nosso interior e a nossa vida. Dessa forma, a vida eterna não se torna um momento que devemos esperar e que um dia chegará com a nossa morte, mas uma realidade que já estamos vivenciando, a cada segundo, a cada momento e em cada coisa que fazemos. Portanto, se a presença da mão de Deus que abranda e diante do seu toque delicado que transforma, Deus faz da alma o seu paraíso.
Dessa forma, a vida eterna não se torna um momento que devemos esperar e que um dia chegará com a nossa morte, mas uma realidade que já estamos vivenciando, a cada segundo, a cada momento e em cada coisa que fazemos. Portanto, se a presença da mão de Deus que abranda e diante do seu toque delicado que transforma, Deus faz da alma o seu paraíso.


Que a vida eterna sabe Sim, a vida eterna sabe. Ela é conhecedora de todas as graças de Deus. E esse toque delicado na alma, por essa mão tão branda, tem esse sabor de eternidade. Como nos disse São João da Cruz, “é um toque da substância de Deus, à substância da alma.”


Nosso Santo do Amor nos ensina tão bem sobre a vida eterna: “Embora nesta vida não se goze perfeitamente deste toque como na glória, contudo, por ser toque de Deus, a vida eterna sabe. Goza então a alma nele de todas as coisas de Deus que lhe comunica e sua fortaleza, sabedoria e amor, formosura, graça e bondade, etc. Como Deus encerra em si todas essas perfeições, a alma as saboreia todas num único toque de Deus, gozando delas em suas potências e substâncias.” (Ch 2,21) Sim, a vida eterna sabe

Meditação Orante

 

Senhor, hoje queremos te apresentar a nossa vida e tudo o que vossa misericórdia e o vosso amor fez por nós, até o presente momento!


Senhor, inúmeras vezes enfrentamos diversas situações e provações que tamparam os nossos sentidos, o nosso coração e o nosso entendimento e não percebemos que tudo o que passamos e enfrentamos são frutos de vossa graça e liberalidade.


Senhor, quantas e quantas vezes a vossa mão abrandou o nosso coração agitado, nosso pensamento acelerado e o nosso comportamento errado. Perdoa-nos por não percebermos o quanto o seu amor é fiel e cuida de nós em todos os momentos!


“Oh! Mão tão branda!” Que nos acaricia diante da Cruz de cada dia, que nos sustenta e nos mantém sob a luz da Tua Santa Presença!


Pelas vossas mãos santíssimas que tocaram as crianças, traga em nós a pureza necessária para vos perceber em tudo o que existe; Pelas vossas mãos santíssimas que curaram os enfermos, cure toda a nossa enfermidade física e espiritual; Pelas vossas mãos santíssimas que deram vista aos cegos, abri os nossos olhos para o amor;

 

Pelas vossas mãos santíssimas que fizeram andar os paralíticos, ensinai-nos a ir de encontro com os necessitados; Pelas vossas mãos santíssimas que acolheram os pecadores, ensinai-nos a compreender, perdoar e acolher o nosso próximo; Pelas vossas mãos santíssimas que transformaram o humilde pão sem fermento no verdadeiro Pão da Vida, te pedimos: que seu “toque delicado” alcance nossa vida, transforme o nosso interior, converta o nosso coração, nosso pensamento, nosso olhar, nosso comportamento; ofertamos a nossa pequenez na patena da oração sincera para que sejamos testemunhas da vossa graça e da vossa misericórdia!


Senhor, que dissestes: “Pai, em vossas mãos entrego o meu espírito”, pelas vossas mãos santíssimas prepara-nos para entrarmos na vida eterna. Amém! Pela intercessão de São João da Cruz, presbítero, doutor da Igreja e nosso pai, que sejamos dóceis, sensíveis e continuadores do divino “toque delicado” da presença do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

 

São João da Cruz, Rogai por nos!

Amém!

Referência Bibliográfica

 

1. JOÃO DA CRUZ. Chama Viva. In:__ Obras Completas. São Paulo: Editora Vozes, 2002, pgs 859 a 863.

 

Luiz Fernando Vieira

Grupo Divino Esmoler, Brasília, DF

Ana Catarina da Santíssima Trindade, ocds.

Com. Senhora do Carmo, Fortaleza, CE.

 

Comissão de Espiritualidade – Província São José

Post a Comment