QUINTA FEIRA DA VII SEMANA DA PÁSCOA- 20/05/2010

QUINTA FEIRA DA VII SEMANA DA PÁSCOA- 20/05/2010

III Quinta Feira do Saltério (Vésperas = I Salmo)

Ant. 1 O Senhor lhe deu o trono de seu pai, o rei Davi. Aleluia

Salmo 131- I (132): As promessas do Senhor à casa de Davi.

A Liturgia das Vésperas nos oferece o Salmo 131 divido em duas partes como se fora dois Salmos. O salmista, em tom de oração, descreve, nesta primeira parte, vv. 1-10, o que fez Davi para Deus: nos vv. 1-5 o salmista recorda a solicitude de Davi para estabelecer uma morada digna para Yahweh e, nos vv. 6-10, o translado da Arca para Jerusalém.
Os peregrinos atualizam, no presente litúrgico, ambas as ações do povo. Os personagens envolvidos são muitos; o sacerdote (vv.1-2), o rei (vv. 3-5), os peregrinos (vv. 6-7) e os sacerdotes (8-10).
Reconhece-se que é muito difícil datar e classificar este Salmo, como também identificar sua lógica interna. A linguagem arcaica, tomada para sua composição, é bastante antiga. Talvez nos devamos situá-lo no X século a.C. Estaríamos diante de um Salmo real, que forma parte de uma liturgia festiva, com motivo no translado da Arca de Quiriate-Yearim para Jerusalém. (cf. 1 Sam 7,1ss.; 2 Sam 6,2.13-19).
Este Salmo celebra a eleição da Dinastia Davídica e a construção do Templo: a Dinastia Davídica será mediadora entre Deus e o povo e concentra a Aliança; o Templo central é o lugar da presença Divina entre o povo.

Post a Comment