Quarta-feira de Cinzas – Quaresma 2024

Quarta-feira de Cinzas – Quaresma 2024

Quarta-Feira de Cinzas

Queridos Irmãos e Queridas Irmãs, no Carmelo!
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado!

 

Hoje, dia 14 de fevereiro de 2024, quarta-feira de cinzas, iniciamos nossa caminhada espiritual quaresmal rumo a Páscoa do Senhor. Para nós cristãos católicos, é um tempo forte de reflexão de vida, momento de realizarmos um sincero exame de consciência sobre nós mesmos, fazermos propósitos de mudanças de mentalidade e comportamentos e seguirmos Jesus Cristo de modo sincero e autêntico.


No Evangelho de Hoje, que está no capítulo 6 de Mateus, logo no início da leitura ouviremos Jesus ensinando seus discípulos: “Ficai atentos!” – Esse imperativo categórico de Jesus já é um alerta para cada um de nós, não tratarmos com desleixo o chamado a conversão, a oportunidade de pensar, refletir e agir na mudança das mentalidades e comportamentos. Assim, Jesus já nos convida para um exame de consciência, um olhar sincero e profundo para dentro de nós mesmos:


Quais são as realidades que preciso mudar na minha vida?
Quais comportamentos que preciso melhorar?
O que posso fazer para viver melhor a santidade?


Portanto, no evangelho, Jesus nos ensina um caminho perfeito para a santidade: o escondimento! Jesus pede para não ficarmos fazendo coisas para agradar aos homens, para sermos vistos e elogiados; Jesus insiste que a mão direita não precisa saber o que faz a mão esquerda, que o sacrifício e o jejum que lhe agrada é a misericórdia e a verdadeira oração é a intimidade, aquela oração que brota do mais profundo do nosso coração.


Irmãos e Irmãs, Jesus pede o escondimento, a intimidade, que sejamos sinceros e humildes e sempre insiste: “O Pai que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.


O que hoje, com a quarta-feira de cinzas, a Igreja quer nos ensinar?


Queremos recordar que somos pó e ao pó iremos voltar. E esse pó nos ensina três coisas: o nosso nada, a nossa condição frágil e a realidade da morte que chegará para todos nós. O pó – a cinza colocada sobre a cabeça dos fiéis serve para nos recordar que se não tivermos consistência na vida espiritual e no seguimento a Cristo, até mesmo um leve vento pode tudo dispersar.


A Santa Igreja nos ensina que ao curvar a cabeça para receber a cinzas, devemos ser humildes, reconhecer nossos pecados, implorar o perdão e esforçar para trilhar o que Jesus nos pede no evangelho.


As realidades terrenas dissipam-se como poeira ao vento. Os bens são provisórios, o poder passa, o sucesso declina. A cultura da aparência, hoje dominante e que induz a viver para as coisas que passam, é um grande engano. Pois é como uma fogueira: uma vez apagada, ficam apenas as cinzas”, frisou.


O Papa disse que a “Quaresma é o tempo para nos libertarmos da ilusão de viver correndo atrás da poeira. Quaresma é redescobrir que somos feitos para o fogo que arde sempre, não para a cinza que imediatamente desaparece; para Deus, não para o mundo; para a eternidade do Céu, não para o engano da terra; para a liberdade dos filhos, não para a escravidão das coisas. Hoje, podemos nos perguntar: De que parte estou? Vivo para o fogo ou para as cinzas?”


São João da Cruz, nosso pai, irá nos ensinar que “é humilde quem se esconde em seu próprio nada e sabe abandonar-se em Deus” e nossa Santa Madre Teresa de Jesus também nos ensina: “Caso não haja humildade, ficaremos a vida inteira no mesmo lugar, em meio a mil sofrimentos e misérias”


Querido irmão e querida irmã, quais são os seus propósitos para a quaresma deste ano? Ler mais a Sagrada Escritura? Ler mais os Evangelhos? Você pretender fazer uma leitura espiritual mais aprofundada? Que tal participar mais vezes da Santa Missa? Realizar um bom exame de consciência e fazer uma boa confissão! Pedir perdão para um irmão, dar o perdão, fazer as pazes, reconciliar!


Que tal visitar um enfermo? Ajudar os pobres, fazer caridade, doar seu tempo, seus dons, emprestar os seus ouvidos, aconselhar, esforçar para ter mais momentos de oração de qualidade, rezar melhor a liturgia das horas, visitar mais vezes o Santíssimo Sacramento.


Quais são os seus propósitos para viver melhor a quaresma? E se essa for a última quaresma da sua vida? Procuremos nos empenhar e nos ajudar mutuamente neste caminhar rumo a Páscoa.


O Profeta Joel, no capítulo 2 vem nos exortar: “voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo”.


A vida do cristão deve ser uma contínua quaresma, uma perene preparação para a celebração da Páscoa verdadeira no céu. Assim nos ensina o Beato Francisco Palau, carmelita descalço, sacerdote espanhol do século XIX. Ele nos ensina a seguinte oração para a Quaresma:

Senhor,

nesta Quaresma,

tempo de mergulhar no meu interior,

de revisão e de conversão,

ensina-me a descer sempre mais

até onde Tu te encontras: o meu coração.

Como “descer” até aí?

 

Pelo silêncio, encontrando tempo para rezar,

pela leitura da Tua Palavra que tanto me quer dizer,

pelos Sacramentos,

especialmente a Confissão e a Santa Missa.

Também pela aceitação das contrariedades,

o peso das circunstâncias e da monotonia da vida…

com os olhos postos em Ti.

 

Senhor, Tu que estás no meu íntimo,

ajuda-me nesta Quaresma,

a fazer uma viagem ao meu interior,

para aí me encontrar conTigo!

 

Em cinco segundo de silêncio, peça para Jesus a graça de viver bem este tempo quaresmal!

Vamos fazer cinco segundos para interiorização…

Oração:

 

Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, iniciar com este dia de jejum o tempo da Quaresma, para que a penitência nos fortaleça no combate contra o espírito do mal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém!

 

O Senhor nos abençoe e nos guarde! O Senhor faça brilhar sobre nós a sua face e nos seja favorável! O Senhor dirija para nós o seu rosto e nos dê a paz. Que o Senhor confirme a obra de nossas mãos, agora e para sempre.

 

T – Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
P – Bendigamos ao Senhor.
T – Damos graças a Deus.

Referências:

 

Papa Francisco – Homilia da Quarta-feira de cinzas de 2023.

Beato Francisco Palau, carmelita descalço – Poesia sobre a quaresma (Disponível em: https://orar.carmelitas.pt/category/santo/francisco-palau/).

 

 

 Luiz Fernando Vieira, ocds. Pouso Alegre-MG

Comissão de Espiritualidade

Post a Comment