Participação da OCDS no VI Capítulo dos Frades OCD da Província São José

Participação da OCDS no VI Capítulo dos Frades OCD da Província São José

Marisa Ribeiro

Vice-presidente provincial da OCDS

São Roque, 10 e 11 de janeiro de 2020.

A OCDS foi representada por mim, Marisa Maria Ribeiro (vice-presidente provincial), e por Maria Aparecida de Paula Nascimento (secretária provincial).

Chegamos ao Centro Teresiano de Espiritualidade, em São Roque, na tarde do dia 10/01 e logo fomos recebidas pelos freis Afonso e Salinho, que, carinhosamente, nos acolheram. Frei Afonso pediu que adiantássemos a apresentação que estava marcada para o dia 11 para aquela tarde. Rapidamente, nos organizamos para que tal fato acontecesse.

Na sala de palestra, fomos recebidas calorosamente pelos frades que estavam participando do Capítulo da Província São José. Nosso provincial, frei Emerson Santos Oliveira, nos apresentou e informou aos frades o adiantamento da apresentação.

Comecei agradecendo a Deus a oportunidade de estar representando a OCDS no Capítulo e ao frei Afonso pelo convite, e parabenizei frei Emerson, o novo provincial, levando a ele um abraço e as orações de todos os membros da OCDS, colocando-nos à disposição para tudo o que precisasse.

Na apresentação, destaquei os pontos importantes do triênio passado, os congressos, os livros editados, os módulos da Escola de Formação, os fóruns, os simpósios e as participações no CICLA. Maria Aparecida (Cidinha) ofereceu um testemunho da vivência na Escola de Formação Santa Edith Stein, ressaltando o valoroso contributo da Escola na formação não só dos carmelitas seculares, mas, também, para outras pessoas que a frequentaram. 

Em seguida, apresentei os novos membros do conselho provincial e, por meio do novo organograma elaborado pelo atual conselho provincial, os coordenadores das comissões, o plano de ação do conselho e das comissões e as metas para serem atingidas no novo triênio. Expus, ainda, por gráficos, o crescimento da OCDS, o número de comunidades e de grupos.

Depois, li uma carta do frei Alzinir direcionada aos seculares por ocasião do último encontro em São Roque e o capítulo de nosso livro de documentos que trata da assistência pastoral dos frades à Ordem Secular.

Falei também da preocupação de nossa atual presidente, Rose Lemos, em relação à atual realidade da OCDS e que ela deseja, para este triênio, um olhar atencioso para todas as comunidades e grupos, no intuito de exercitar, com muito amor, seu lema “Testemunhas da experiência de Deus, na volta e na busca do essencial”. Encerrei, por fim, a apresentação no VI Capítulo da Província São José, agradecendo a todos pela atenção e fortalecendo nossa união na oração. 

Na sequência, Frei Emerson leu parte da carta de frei Alzinir sobre a OCDS, em que ele pede um olhar com atenção e carinho para esse momento delicado de nossa Ordem, no qual há risco de nos fragmentarmos e perdermos a identidade do carisma. A conclusão foi que precisamos de bons delegados que promovam a unidade, ajudando, orientando, conduzindo e fortalecendo-nos como carmelitas.

O provincial anunciou, em seguida, os cincos delegados nomeados para a OCDS: frei Wilson, frei Gregório e frei Salinho para as regiões Sudeste e Centro-Oeste, frei Luciano Henrique e frei Hudson para as regiões Norte e Nordeste.

Terminamos a programação da tarde rezando as Vésperas junto aos frades e, à noite, fomos convidadas a participar de um delicioso rodízio de pizza, em que tivemos a chance de uma descontraída convivência fraterna e confraternização com eles.

No dia 11/01, pela manhã, participamos da celebração eucarística com Laudes presidida por frei Emerson, contando com a presença de algumas monjas, às quais foi reservado o restante da manhã para sua partilha no Capítulo.

Para nós, foi uma experiência enriquecedora, que permite à OCDS firmar-se, cada vez mais, como ramo significativo de nossa família teresiana, contribuindo com a Ordem pela riqueza própria de sua secularidade.

Post a Comment