1º DIA NOVENA DE SANTA ELISABETE DA TRINDADE

1º DIA NOVENA DE SANTA ELISABETE DA TRINDADE

1º DIA NOVENA DE SANTA ELISABETE DA TRINDADE

NOVENA DE SANTA ELISABETE DA TRINDADE – 2021

(Meditando com algumas de suas cartas)

Tema: “Sou Elisabete da Trindade. Quer dizer,

Elisabete que desaparece, se perde, se deixa invadir pelos Três”.

(Carta 148)


ORAÇÃO INICIAL (Todos os dias):

Pai-Nosso.

Ave-Maria.

Vinde, Espírito Santo.

Glória ao Pai…

Intenções: (…)

Oração:

Ó Deus, rico em misericórdia, que revelastes à Irmã Elisabete da Trindade o mistério da vossa presença na alma dos justos e fizestes dela uma adoradora em espírito e verdade, concedei-nos por sua intercessão que, permanecendo no amor de Cristo, mereçamos ser transformados em templos vivos do Espírito Santo de amor, para o Vosso louvor e glória infinita. Amém.

SANTA ELISABETE DA TRINDADE,

rogai por nós!

++++++++++++++++++++++++++++

1º Dia – 30/10/2021.

Tema: Importância da Oração.

“Tudo posso Naquele que me fortalece”.  (Fl 4,13)

Doutrina Católica: “Renunciarmos a nós próprios”

É graças a esta força do Espírito que os filhos de Deus podem dar fruto. Aquele que nos enxertou na verdadeira Vide far-nos-á dar «os frutos do Espírito: caridade, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, auto-domínio» (Gl 5, 22-23). «O Espírito é a nossa vida»: quanto mais renunciarmos a nós próprios, mais «caminharemos segundo o Espírito»: «Pela comunhão com Ele, o Espírito Santo torna-nos espirituais, recoloca-nos no paraíso, reconduz-nos ao Reino dos céus e à adoção filial, dá-nos a confiança de chamar Pai a Deus e de participar na graça de Cristo, de ser chamados filhos da luz e de tomar parte na glória eterna» (São Basílio Magno). (CEC 736)

Meditando com Santa Elisabete da Trindade:

“Tudo, possuo em Deus”.

Ao escrever à sua amiga Francisca de Sourdon, a Irmã Elisabete declara a felicidade encontrada no Carmelo, e conforta-lhe ao apresentar o sacrifício feito por seus entes queridos, deixando-lhe a certeza do “tudo” que encontrara, “Olha, meu amor, tudo possuo em Deus”. Dirá: “Minha querida Francisquinha, se soubesse como a sua Sabete está feliz, já não choraria mais. Muito pelo contrário, agradeceria o bom Deus por mim. Talvez você se pergunte como posso ser tão feliz quando tive que deixar a quantos amava, para entrar nesta solidão. Mas, veja, meu amor, tudo eu possuo em Deus e volto a encontrar n’Ele a quantos deixei. Oh! Como rezo por minha querida Francisca! Serei sempre sua mãezinha. Nada mudará entre nós, não é verdade? Pensa que as grades não constituirão absolutamente uma separação e que no meu coração conservarei sempre o seu lugar. Teria tantas coisas para lhe dizer, mas agora não disponho de tempo. Apresso-me, contudo, em enviar-lhe esta cartinha para dizer-lhe que o meu coração permanece sempre junto ao seu”. (Carta 78. 04 de agosto de 1901)

Propósito pessoal:

Oração Final: ELEVAÇÃO À SANTÍSSIMA TRINDADE.

+++++++++++++++++++++++++++++++

ORAÇÃO FINAL (Todos os dias):

ELEVAÇÃO À SANTÍSSIMA TRINDADE

“TRINDADE QUE ADORO”

Rezemos esta oração que foi composta por Santa Elisabete da Trindade, em 21 de novembro de 1904, que é sem dúvida uma das mais belas e profundas orações dedicadas à Santíssima Trindade, sendo uma espécie de síntese de sua vida espiritual.


“Ó meu Deus, Trindade que adoro, ajudai-me a esquecer-me inteiramente para me estabelecer em Vós, imóvel e pacífica, como se minha alma já estivera na eternidade; que nada me possa perturbar a paz nem arrancar-me de Vós, ó meu Imutável, mas que cada minuto me transporte mais profundamente em Vosso Mistério!

Pacificai minha alma; fazei dela o Vosso Céu, Vossa morada querida e o lugar de Vosso repouso; que eu não Vos deixe jamais só; mas fique toda inteira Convosco, toda atenta em minha fé, em atitude de adoração e entregue inteiramente a Vossa ação criadora.

Ó meu Cristo amado, crucificado por amor, quanto desejaria ser uma esposa para Vosso coração; quanto desejaria cobrir-Vos de glória, quanto desejaria amar-Vos… Até morrer!… Mas sinto minha impotência e, por isso, peço-Vos revesti-me de Vós mesmo, identificai minha alma com todos os movimentos da Vossa. Submergi-me, penetrai-me, substitui-Vos a mim, a fim de que minha vida não seja senão uma irradiação da Vossa. Vinde a mim como Adorador, como Reparador, como Salvador.

Ó Verbo Eterno, Palavra de meu Deus, quero passar minha vida a escutar-Vos, quero ser inteiramente dócil, para aprender tudo de Vós; e depois, através de todas as noites, de todos os vácuos, de todas as impotências, quero ter sempre os olhos fitos em Vós e ficar sob Vossa grande Luz. Ó meu Astro querido, fascinai-me a fim de que eu não possa mais sair dos Vossos raios.
Ó fogo devorador, Espírito de Amor, vinde a mim para que em mim se opere uma como encarnação do Verbo; que eu seja para Ele uma humanidade de acréscimo na qual Ele renove o seu Mistério.

E Vós, ó Pai, inclinai-Vos sobre vossa pobre criatura, cobri-a com Vossa sombra, vede nela somente o Vosso Bem-Amado no qual pusestes todas as vossas complacências.

Ó meus “Três”, meu Tudo, minha Beatitude, Solidão Infinita, Imensidade em que me perco, eu me entrego a Vós qual uma presa, sepultai-Vos em mim, para que eu me sepulte em Vós, na esperança de ir contemplar em Vossa Luz o abismo de Vossa grandeza.”

Glória ao Pai… Amém.

Salve-Regina.

SANTA ELISABETE DA TRINDADE,

rogai por nós!

Estela da Paz, OCDS.

(Comunidade São José, Petrópolis/RJ).

Comissão de Espiritualidade

Referência:

TRINDADE, Elisabete. Obras Completas. Ed. Vozes, 1993.

PHILIPON, M. M. A Doutrina Espiritual da Irmã Elisabeth da Trindade. Livraria Agir, 1957.

REIS, Manuel Fernandes. Isabel da Trindade: Interioridade Teologal Unificada (I).

Catecismo da Igreja Católica.

Post a Comment