Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Ave Maria…
Pai Nosso…
7o dia: “Ponha amorosa atenção em Deus, sem desejo de querer sentir ou entender coisa particular a respeito Dele” ( DT 86)
Oração Inicial
Senhor Deus, Amado meu! Se ainda te recordas dos meus pecados, para não fazeres o que ando pedindo, faze neles Deus meu, a tua vontade, pois é o que eu mais quero: exerce neles a tua bondade e misericórdia, e serás neles conhecido. E, se esperas por obras minhas, para, por meio delas, me concederes o que te rogo, dá-mas tu, e opera-as tu por mim, e venham também as penas que quiseres aceitar, e faça-se. Mas se pelas minhas obras não esperas, por que esperas, clementíssimo Senhor meu? Por que tardas? Porque, se, enfim, há de ser graça e misericórdia o que em teu Filho te peço, toma os meus parcos haveres, pois os queres, e dá-me este bem, pois que tu também o queres.
Quem se poderá libertar de seu baixo modo de agir e de sua condição imperfeita, se não o levantas tu a ti em pureza de amor, Deus meu?
Como se elevará a ti o homem gerado e criado em baixezas, se tu o não levantares, Senhor, com a mão com o fizeste?
Não me tirarás, Deus meu, o que uma vez me deste em teu único Filho Jesus Cristo, em quem me deste tudo quanto quero; por isso folgarei, pois não tardarás, se eu confiar.
Por que tardas em esperar, ó minha alma, se desde já podes amar a Deus em teu coração?
O céu é meu e minha a terra, meus são os homens, os justos são meus e meus os pecadores. Os anjos são meus, e a Mãe de Deus e todas as coisas são minhas. O próprio Deus é meu e para mim, porque Cristo é meu e todo para mim. Que pedes pois e buscas, ó minha alma? Tudo isto é teu e tudo para ti.
Não te rebaixes nem atentes nas migalhas caídas da mesa de teu Pai.
Meditação
São João da Cruz era um profundo conhecedor da Palavra de Deus! Antes de ser teólogo e místico, São João da Cruz era um homem orante, desejava estar em comunhão com Deus e buscava, em sua vida, reservar momentos para uma oração com qualidade, de intimidade, de entrega, de escuta, de união.
No Evangelho de Marcos (12, 28-34), encontramos um escriba que aproximou-se de Jesus e lhe fez algumas perguntas: “Qual é o primeiro mandamento de todos os mandamentos?” e Jesus lhe responde: “O primeiro de todos os mandamentos é este: Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor; amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito e de todas as tuas forças”.
Jesus declara que para amar a Deus é necessário o envolvimento total do nosso ser! Não é um amar quando eu quero, quando eu posso e quando eu preciso, mas o ato de amar a Deus exige entrega sincera, despojada, comprometida e perseverante.
Assim, nosso pai, São João da Cruz nos aconselha no Dito de Luz e Amor: “ponha amorosa atenção em Deus”. Na nossa caminhada espiritual, é necessário compreender que o amor que Deus nos ensina não é uma mera palavrinha usada tão erroneamente no mundo de hoje. Mas, que essa relação de amor entre a alma e Deus é tão real e preciosa que deve ecoar na nossa vida e no nosso comportamento a sua essência.
São João da Cruz continua: “sem querer saber ou entender, coisa particular a respeito Dele”. Atualmente, há um grande risco de se fazer grandes considerações e reflexões sobre Deus, debates e discussões infindáveis sobre teologia e pastoral, e deixar de lado a atenção verdadeira para o relacionamento com Deus, compreender que da fé brota o desejo do encontro, do encontro brota o conhecimento, do conhecimento brota a prática da fé, em gestos concretos de amor. Portanto,, busquemos não os milagres de Deus, mas o deus dos milagres. Busquemos o abandono e a intimidade com Deus na oração porque é aí que o encontraremos.
Senhor, ajuda-nos a manter os olhos fixos em Vós, não permita que nosso coração se distrai com as coisas do mundo! Concede ao nosso coração simplicidade, humildade e confiança! Pela intercessão de São João da Cruz, concede a cada um de nós um espírito dócil e sensível aos teus apelos de amor e afastai de nós a indiferença e orgulho. Assim Seja. Amém!
Nosso pai, São João da Cruz, presbítero e doutor da Igreja, rogai por nós!
Oração Final
Ó Deus que guiastes São João da Cruz à santa Montanha que é Cristo, através da noite escura da renúncia e do amor ardente à Cruz, concedei-nos segui-lo como mestre de vida espiritual e como ele possamos colocar amor onde não há amor para encontrarmos amor e assim em meio às dificuldades da vida possamos atingir a plenitude do amor a Vós e aos irmãos para um dia contemplar eternamente a vossa glória no Céu.
Amém.
São João da Cruz, rogai por nós!
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Referência Bibliográfica
Ana Catarina da Santíssima Trindade, ocds
Luiz Fernando Vieira, ocds
Comissão de Espiritualidade – Província São José