Novena de São João da Cruz – 5º Dia

Novena de São João da Cruz – 5º Dia

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

 

Ave Maria…

 

Pai Nosso…

 

5o dia: “Que te aproveita dar a Deus uma coisa se Ele te pede outra? Considera o que Deus quer e faze-o e assim satisfarás melhor o teu coração do que aquilo a que te inclinas.” ( DT 71)

Oração Inicial

Senhor Deus, Amado meu! Se ainda te recordas dos meus pecados, para não fazeres o que ando pedindo, faze neles Deus meu, a tua vontade, pois é o que eu mais quero: exerce neles a tua bondade e misericórdia, e serás neles conhecido. E, se esperas por obras minhas, para, por meio delas, me concederes o que te rogo, dá-mas tu, e opera-as tu por mim, e venham também as penas que quiseres aceitar, e faça-se. Mas se pelas minhas obras não esperas, por que esperas, clementíssimo Senhor meu? Por que tardas? Porque, se, enfim, há de ser graça e misericórdia o que em teu Filho te peço, toma os meus parcos haveres, pois os queres, e dá-me este bem, pois que tu também o queres.

Quem se poderá libertar de seu baixo modo de agir e de sua condição imperfeita, se não o levantas tu a ti em pureza de amor, Deus meu?

Como se elevará a ti o homem gerado e criado em baixezas, se tu o não levantares, Senhor, com a mão com o fizeste?

Não me tirarás, Deus meu, o que uma vez me deste em teu único Filho Jesus Cristo, em quem me deste tudo quanto quero; por isso folgarei, pois não tardarás, se eu confiar.

Por que tardas em esperar, ó minha alma, se desde já podes amar a Deus em teu coração?

O céu é meu e minha a terra, meus são os homens, os justos são meus e meus os pecadores. Os anjos são meus, e a Mãe de Deus e todas as coisas são minhas. O próprio Deus é meu e para mim, porque Cristo é meu e todo para mim. Que pedes pois e buscas, ó minha alma? Tudo isto é teu e tudo para ti.

Não te rebaixes nem atentes nas migalhas caídas da mesa de teu Pai.

Meditação

 

Temos percebido e orado ao longo desses cinco dias de novena a importância do abando em Deus. Santa Teresa de Jesus nos orienta as três virtudes fundamentais para chegar as moradas profundas: abandono, humildade e caridade. E hoje São João da Cruz mais uma vez nos convida a esse abandono.

Santa Madre nos diz que em nossa caminhada devemos ter sempre em nós um equilíbrio entre Marta e Maria. Em nossa natureza humana decaída pelo pecado, andamos distraídos e mergulhados no ativismo, muitas vezes não buscando na oração o que Deus deseja para nós. Pois hoje somos convidados a refletir nesse chamado que temos como Igreja e como Carmelitas a entendermos que de nada adianta o agir se não for impulsionado pelo querer e Deus. A direção é mais importante que a velocidade, já diz o ditado popular. ..Reflitamos: o que Deus quer de nós? Conseguimos ouvir a voz de Deus e seu comando em nossas vidas?

Compreenda, que realizar tarefas não vai necessariamente trazer satisfação, mas sim, realizar a vontade de Deus, mesmo que ela seja difícil e dolorosa, como foi com Cristo. É verdade que temos dificuldade em abraçar a cruz, mas lembremos o que nos disse Santa Teresa: “Já vejo que tomais, o caminho para o calvário. Eis a vossa esposa, que prontamente vos segue”. Assim, tomamos nossa cruz e o seguimos na certeza da paz e do amor que brotará em nosso coração. Não tenhamos medo pois Deus não nos dá nada que não seja suportável ou que antes mesmo não dê a graça para suportá-lo! Sejamos fiéis ao seguimento de Cristo. E que São João da Cruz nos ajude nesse caminhar.

Oração Final

Ó Deus que guiastes São João da Cruz à santa Montanha que é Cristo, através da noite escura da renúncia e do amor ardente à Cruz, concedei-nos segui-lo como mestre de vida espiritual e como ele possamos colocar amor onde não há amor para encontrarmos amor e assim em meio às dificuldades da vida possamos atingir a plenitude do amor a Vós e aos irmãos para um dia contemplar eternamente a vossa glória no Céu.
Amém.

São João da Cruz, rogai por nós!

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Referência Bibliográfica

 

  1. João da Cruz, Obras Completas. Ed. Vozes. RJ, 2002. Ditos de Luz e amor .

Ana Catarina da Santíssima Trindade, ocds

 

Comissão de Espiritualidade – Província São José

Post a Comment