Novena de Santa Teresinha – 8. dia

Novena de Santa Teresinha – 8. dia

Tema Geral: Santa Teresinha, Missionária sem sair de casa

8o dia: Missionários pelo sacrifício

Ser tua esposa, ó Jesus, Carmelita, ser mãe das almas. Isso deveria bastar-me…não é assim! Sem dúvida, estes três privilégios são realmente a minha vocação: sinto a vocação de Guerreiro, de Sacerdote, de Apóstolo, de Doutor, de Mártir; enfim…sinto a necessidade, o desejo de fazer por Ti, Jesus, todas as obras mais heróicas…Sinto na minha alma a coragem de um cruzado, queria morrer num campo de batalha pela defesa da Igreja. (MB 3)

Meditação

 

São Tiago nos escreveu: “ de que adianta irmãos, a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Acaso sua fé pode salvá-lo? Se a um irmão faltarem roupas e alimento cotidiano, e algum de vós lhe disser: “Ide em paz”, mas não lhe der o necessário para o corpo, de que lhes aproveitará? Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesmo.” ( Tg 2, 14-17)

 

Santa Teresa de Jesus, nossa fundadora, nos disse em sua obra Castelo Interior ou Moradas, nas Sétimas moradas:  “ Obras quer o Senhor”

 

Nossa vida deve ser um equilíbrio perfeito entre o ser de Marta e Maria, entre o fazer e o pensar orante. A oração dá o significado da ação e essa é a obra mística de Deus em nós. Na Evangeli Gaudiun , o Papa Francisco nos exorta: “Sem momentos prolongados de adoração, de encontros orantes com a palavra, de diálogo sincero com o Senhor, as tarefas facilmente se esvaziam de significado, quebrantando-nos com o cansaço e as dificuldades e o ardor se apaga.” (cf. EG 262).

 

Nesse oitavo dia de novena, peçamos a intercessão de Santa Teresinha pelo nosso equilíbrio interior, a fim de sairmos do ativismo infrutífero como também da fuga existencial nos pensamentos e que, a modelo do Cristo que orava e servia, possamos ser missionários audazes, com o sacrifício da própria vida em oblação a Deus.

Oração

 

Da-nos, ó Deus, a graça de vivermos como Teu Filho Filho Jesus. Pela intercessão de Santa Teresinha, sejamos fortes na oração e no serviço à Igreja e aos irmãos. Tira de nossos corações toda a acomodação e nos reveste de tua coragem e força pela ação do Espírito Santo. Tira-nos da tibieza dos pensamento, palavras, atos e omissões e leva-nos ao serviço frutífero do Teu agir em nós, não como meros ativistas sociais, mas como filhos autênticos Teus, batizados, como sacerdotes, profetas e reis no mundo que clama pelo nosso sim. Que vivamos autenticamente o equilíbrio entre Marta e Maria em todas as dimensões de nossa vida. Que vejamos em Santa Teresinha esse modelo fiel e autêntico de vida Cristã o qual ela mesmo disse: “sinto na alma o desejo de realizar por Ti. ó Jesus, todas as obras”. Que esse desejo seja renovado hoje em nossos corações. Amém!

Terço das Rosas

 

1 Credo

1 Pai Nosso

1 Ave Maria

24 vezes: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, Rogai por nós!

Referências Bibliográficas

Santa Teresa do Menino Jesus; Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face; Obras Completas Ed. Carmelo, Pt, 1996.

SCIADINI, Patrício; Santa Teresinha: ser missionária sem sair de casa;. Ed. Ângelus, SP, 2023.

Ana Catarina da Santíssima Trindade, ocds

Comunidade Senhora do Carmo, Fortaleza, CE.

Comissão de Espiritualidade, Província São José

Post a Comment