Novena de Santa Teresinha – 5. dia

Novena de Santa Teresinha – 5. dia

Tema Geral: Santa Teresinha, Missionária sem sair de casa

Ser tua esposa, ó Jesus, Carmelita, ser mãe das almas. Isso deveria bastar-me…não é assim! Sem dúvida, estes três privilégios são realmente a minha vocação: sinto a vocação de Guerreiro, de Sacerdote, de Apóstolo, de Doutor, de Mártir; enfim…sinto a necessidade, o desejo de fazer por Ti, Jesus, todas as obras mais heróicas…Sinto na minha alma a coragem de um cruzado, queria morrer num campo de batalha pela defesa da Igreja. (MB 3)

5o dia: Missionários pelos sacerdotes.

 

Ser tua esposa, ó Jesus, Carmelita, ser mãe das almas. Isso deveria bastar-me… não é assim! Sem dúvida, estes três privilégios são realmente a minha vocação: sinto a vocação de Guerreiro, de Sacerdote, de Apóstolo, de Doutor, de Mártir; enfim… sinto a necessidade, o desejo de fazer por Ti, Jesus, todas as obras mais heroicas… Sinto na minha alma a coragem de um cruzado, queria morrer num campo de batalha pela defesa da Igreja. (MB 3)

Meditação

 

Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face descobre o seu amor e a sua missão ao lado dos sacerdotes durante a sua viagem à Itália. Desde então, tomou a decisão de entrar no Carmelo para rezar pelos pecadores e pelos sacerdotes. No Manuscrito A escreve:

 

“O que eu vinha fazer no Carmelo, declarei-o aos pés de Jesus-Hóstia, no exame que antecedeu minha profissão: ‘Vim para salvar as almas e, sobretudo, rezar pelos sacerdotes.’” (MA 69v).

 

Ao mesmo tempo, cresce em seu coração o desejo de ser sacerdote, de ter todas as vocações. No Manuscrito B escreve: “Sinto em mim a vocação de Sacerdote. Com que amor, ó Jesus, segurar-te-ia em minhas mãos quando, pela minha voz, descesses do Céu… Com que amor eu te daria às almas!…” (MB 2v)

 

Santa Teresinha adentra no mistério de fazer parte do Corpo Místico de Cristo, deseja estar unida aos “apóstolos que Jesus lhe deu como irmãos: ‘tudo o que me pertence, pertence a cada um deles”’- conclui (cf. MC 33v).

 

Peçamos que, assim como ela, valorizemos o ministério sacerdotal e que em nossos corações, arda uma chama viva de amor por eles, que tanto precisam das nossas orações.

 

Oração

 

Senhor, envia-nos o Teu Espírito Santo para que possamos compreender a nossa vocação missionária, que não consiste somente na pregação das palavras e nas oferendas com que ajudamos os missionários, os sacerdotes, que vão a tantos lugares para construir o reino de Deus. Que sejamos também missionários, com o nosso silêncio e o nosso testemunho. Muito evangelizamos através do silêncio, sem nada dizer, mas com o rosto sereno e uma alegria que está escondida dentro do nosso coração. Ser feliz é um dom de Deus, uma grande graça. A felicidade cristã é a flor mais bela, que se alimenta da cruz e da dor. Ser missionários, ajudar a todos com palavras de esperança e vida, semear nos corações dos que se aproximam de nós a semente da alegria, do abandono e da confiança em Deus. E que nesse mesmo ardor, acolhamos o pedido do Papa Francisco, de rezarmos por ele e por todos os sacerdotes, apoiando-os com o nosso afeto e com nossa proximidade, a fim de que, cheios da graça, reflitam em si a imagem do Coração de Jesus. Amém.

Terço das Rosa

 

1 Credo

1 Pai Nosso

1 Ave Maria

24 vezes: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, Rogai por nós!

Referências Bibliográficas

Santa Teresa do Menino Jesus; Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face; Obras Completas Ed. Carmelo, Pt, 1996.

SCIADINI, Patrício; Santa Teresinha: ser missionária sem sair de casa;. Ed. Ângelus, SP, 2023.

Ana Catarina da Santíssima Trindade, ocds

Comunidade Senhora do Carmo, Fortaleza, CE.

Comissão de Espiritualidade, Província São José

Post a Comment