Novena de Santa Teresinha – 4. dia

Novena de Santa Teresinha – 4. dia

Tema Geral: Santa Teresinha, Missionária sem sair de casa

Ser tua esposa, ó Jesus, Carmelita, ser mãe das almas. Isso deveria bastar-me…não é assim! Sem dúvida, estes três privilégios são realmente a minha vocação: sinto a vocação de Guerreiro, de Sacerdote, de Apóstolo, de Doutor, de Mártir; enfim…sinto a necessidade, o desejo de fazer por Ti, Jesus, todas as obras mais heróicas…Sinto na minha alma a coragem de um cruzado, queria morrer num campo de batalha pela defesa da Igreja. (MB 3)

4o dia: Missionários em família.

 

Ser tua esposa, ó Jesus, Carmelita, ser mãe das almas. Isso deveria bastar-me… não é assim! Sem dúvida, estes três privilégios são realmente a minha vocação: sinto a vocação de Guerreiro, de Sacerdote, de Apóstolo, de Doutor, de Mártir; enfim… sinto a necessidade, o desejo de fazer por Ti, Jesus, todas as obras mais heroicas… Sinto na minha alma a coragem de um cruzado, queria morrer num campo de batalha pela defesa da Igreja. (MB 3)

Meditação

 

O Papa Francisco, na Exortação Apostólica Amoris Laetitia, destaca a importância da família, como uma igreja doméstica, que “amadurece a primeira experiência eclesial da comunhão entre as pessoas, na qual, por graça, se reflete o mistério da Santíssima Trindade” (cf. AL 86). Sabemos que Santa Teresa do Menino Jesus pode aprender, desde cedo, a beleza do amor fraterno, do perdão generoso e da imensa riqueza “do culto divino, pela oração e pelo oferecimento da própria vida” (cf. AL86). As famílias Martin e Guérin foram famílias missionárias pela oração, pelo sacrifício e pelas obras concretas da caridade. A família Martin valorizava e rezava pelos missionários, em especial pelo jesuíta Padre Pichon, que era considerado como da família. Também nós, ainda hoje, precisamos redescobrir o entusiasmo missionário. Como nos escreve o Papa Francisco:“Os desafios existem para serem superados. Sejamos realistas, mas sem perder a alegria, a audácia e a dedicação cheia de esperança. Não deixemos que nos roubem a força missionária!” (EG 109).

 

Peçamos a intercessão de Santa Teresinha para que se reacenda em nossas famílias um renovado ardor missionário.

 

Oração

 

Senhor a família é uma pequena Igreja onde se cantam e celebram teus louvores. O nosso futuro depende da santificação das famílias, onde as crianças possam aprender a rezar, a viver como cristãos em comunhão com todos, no respeito mútuo. Na tua vida terrena Jesus, Tu amaste muitíssimo as famílias e as visitaste. Como te sentias bem na família dos jovens das bodas de Caná, na casa de Pedro… hoje é necessário que todas as famílias redescubram a alegria de ter o sacerdote como amigo, para partilhar a palavra de Deus, o pão da amizade e da fraternidade. Que possa ajudar as famílias a serem uma força missionária dentro da comunidade! Senhor Jesus, hoje queremos ter presentes as famílias migrantes pobres, dos prófugos, para que sejam acolhidas com zelo e ardor missionário.

Terço das Rosa

 

1 Credo

1 Pai Nosso

1 Ave Maria

24 vezes: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, Rogai por nós!

Referências Bibliográficas

Santa Teresa do Menino Jesus; Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face; Obras Completas Ed. Carmelo, Pt, 1996.

SCIADINI, Patrício; Santa Teresinha: ser missionária sem sair de casa;. Ed. Ângelus, SP, 2023.

Ana Catarina da Santíssima Trindade, ocds

Comunidade Senhora do Carmo, Fortaleza, CE.

Comissão de Espiritualidade, Província São José

Post a Comment