Novena a São José – 7º Dia

Novena a São José – 7º Dia

7o dia: Peregrinos da Esperança pelos Idosos com São José.

 

Faça um instante de silêncio, clame a presença do Espírito Santo… reflita nas necessidades da igreja e do mundo… peça a intercessão do Glorioso São José.

Pai Nosso
Ave Maria
Glória ao Pai

Oração Inicial:

Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós
e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,
e defendei-nos de todo o mal. Amém.

(Oração do Papa Francisco)

Meditação

Nesse sétimo dia de novena, em unidade com a Igreja no Ano Jubilar, vamos pedir a intercessão de São José pelos IDOSOS. O Papa Francisco nos escreve: “Sinais da Esperança merecem-nos os idosos, que muitas vezes experimentam a solidão e o abandono”. Precisamos refletir nossos valores diante de uma sociedade hedonista e materialista que valoriza o ser humano apenas por suas ações. A Igreja nos convida a um olhar diferente, porque no ser humano está a presença de Deus.  A Bula do Jubileu da Esperança também nos diz: “ Valorizar o tesouro que eles são, a sua experiência de vida, a sabedoria que trazem consigo e o contributo que podem dar, é um empenho da comunidade cristã e da sociedade civil, chamados a trabalhar em conjunto em prol da aliança entre as gerações”.  Nesse tempo de novena a São José, que foi o justo dos justos, o humilde dos humildes, olhemos para nosso interior e reflitamos nosso valores. Olhemos para nossos idosos e nos permitamos ver a Face de Cristo neles. O corpo perece mas o espírito permanece o mesmo sempre. Que nos movimentemos ao encontro dos idosos em casa, nos hospitais, nas casa de repouso e onde pudermos ir. Que possamos levar esperança aos seus corações com um apalavra, um olhar ou uma oração.

Oração Final:

 

Glorioso São José, Patrono da Igreja, Pai Putativo de Jesus, olhai com benignidade para os idosos, para que se sintam amparados, amados e vocacionados à vida plenificada em Deus; que nunca se esqueçam que toda pessoa humana “participa da luz e da força do Espírito divino” (cf. CIC 1704). E que também nós, ó querido São José, pai do acolhimento, que soubestes tão bem, receber a todos com amor, com amor silencioso e fecundo, ajuda-nos a ir ao encontro de tantos idosos, sedentos de esperança, para que encontrem em nós, um coração aberto, disponível, a acolhê-los com muito Amor. Ó Bem-aventurado José, alcançai-nos graça, misericórdia e coragem, e defendei-nos de todo mal.

Amém

São José, Rogai por nós!

Ana Catarina da Santíssima Trindade, ocds

Frei César Cardoso, ocd

 

Comissão de Espiritualidade – Província São José

1 Comment

  • Ângela Tércia Alves da Cunha
    16/03/2025

    São José, rogai por nós. Amém 🙏

Post a Comment