Novena a São José – 4º Dia

Novena a São José – 4º Dia

4o dia: Peregrinos da Esperança pelos Doentes com São José.

 

Faça um instante de silêncio, clame a presença do Espírito Santo… reflita nas necessidades da igreja e do mundo… peça a intercessão do Glorioso São José.

Pai Nosso
Ave Maria
Glória ao Pai

Oração Inicial:

Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós
e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,
e defendei-nos de todo o mal. Amém.

(Oração do Papa Francisco)

Meditação

 

Nesse quarto dia de novena, em unidade com a Igreja no Ano Jubilar, vamos pedir a intercessão de São José pelos doentes.  Quantas pessoas marcadas pela dor da doença física, psíquica e espiritual. Nos diz o Papa Francisco nos escreve: “Que os seus sofrimentos encontrem alívio na proximidade de pessoas que os visitem e no carinho que recebem! As obras de misericórdia são também obras de esperança, que despertam nos corações sentimentos de gratidão. E que a gratidão chegue a todos os profissionais de saúde que em condições tantas vezes difíceis, desempenham a sua missão com solícito cuidado pelas pessoas doentes mais frágeis”. Elevamos nossas preces ao céu, pedindo a São José pelos doentes no mundo inteiro. Clamando também a graça de termos um coração compassivo e misericordioso, que nos leve a ir de encontro aos nossos irmão doentes, muitas vezes sozinhos em hospitais e em casa.

Sabemos que tudo na vida tem o para que e São José foi aquele que compreendeu isso no silêncio do seu coração. São José, dai aos doentes a graça de compreender o sentido Cristão de seu sofrimento, assim como disse São Paulo: “Completo na minha carne o que falta aos sofrimentos de Cristo, que é a Igreja”.
( Cl 1, 24)

Oração Final:

Glorioso São José, Patrono da Igreja, Pai Putativo de Jesus, olhai com benignidade para os doentes, enfermos do corpo, da alma ou do espírito. Pedimos por cada um deles, em suas necessidades: nos hospitais, nas ruas, em casa. Que a cura de suas enfermidade venha como sinal da presença viva de Deus, para que “a Glória de Deus seja manifestada”  ( Jo 9,3) São José, a seu exemplo, que deste toda sua vida em oblação à Sagrada Família, ensina-nos a penetrar no sentido salvífico do sofrimento, para que digamos como São Paulo: “Agora me alegro nos sofrimentos suportado por vós”( Cl 1,24).

Amém

São José, Rogai por nós!

Ana Catarina da Santíssima Trindade, ocds

Frei César Cardoso, ocd

 

Comissão de Espiritualidade – Província São José

Post a Comment